Os números do carnaval 2011 revelam o impacto que a Folia de Momo proporcionou à economia de Pernambuco. A receita deixada pelos visitantes foi de R$ 570 milhões, um aumento de 54% em relação ao carnaval do ano passado, que gerou uma receita de R$ 370 milhões. O Estado recebeu cerca de um milhão de visitantes, um crescimento de 28,67% comparado ao público de 2010, quando 800 mil pessoas visitaram Pernambuco durante o carnaval. A maioria dos foliões ficou hospedada na Região Metropolitana do Recife, que registrou 96% de ocupação hoteleira.
Os resultados positivos também foram registrados em todas as 19 cidades polo, do Litoral ao Sertão. A média estadual de ocupação hoteleira foi de 90%, com destaque para Águas Belas, Bezerros, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, que registraram 100% de ocupação.
Os números foram levantados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), através da Unidade de Gestão da Informação, que realizou uma pesquisa entre os dias 9 e 13, no Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), em algumas cidades polos e nos postos da polícia rodoviária. Além da pesquisa presencial, a Empetur também fez um levantamento em toda a rede hoteleira pernambucana pelo telefone. A metodologia utilizada pela Empetur é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.
A pesquisa da Empetur revelou ainda os principais mercados emissores de turistas para o carnaval de Pernambuco. No mercado nacional, os principais emissores foram São Paulo (18,70%), Pernambuco (11,72%), Rio de Janeiro (10,84%), Alagoas (8,54%) e Bahia (8,40%). Já os turistas estrangeiros vieram principalmente dos Estados Unidos (25%), Itália (15%), França (12,50%), Argentina (8,13) e Inglaterra (6,88%).
O carnaval pernambucano foi aprovado por 96,62% dos foliões. A programação artística e cultural agradou a 92,12% dos foliões, que avaliaram positivamente os atrativos turísticos (92,98%), a hospitalidade do povo pernambucano (91,58%) e a segurança pública (76%). A pesquisa revelou ainda que 82% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar no próximo carnaval. Por fim, 96% declararam que recomendariam o carnaval de Pernambuco para amigos e parentes.
Fonte: Brasilturis Jornal http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=21233
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.