REUNIÃO DO DIA 28 DE MARÇO DE 2011 COM O SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO. O QUE REALMENTE ACONTECEU?
Veja passo a passo.
Os secretários de Administração e Defesa Social apresentaram slides com as seguintes observações:
PRESSUPOSTOS PARA NEGOCIAÇÃO:
1 - Repercussão financeira dentro dos limites da capacidade do fluxo de caixa do tesouro estadual;
1 - Repercussão financeira dentro dos limites da capacidade do fluxo de caixa do tesouro estadual;
2 - Esforço para diminuição, ou mesmo extinção, de eventual desnível remuneratório quando da passagem do militar à reserva remunerada ou reforma;
3 - Fixação da jornada laborativa em oito horas diárias, ou quarenta horas semanais, e manutenção da jornada especial, em regime de plantão, na proporção limite de 1/3 (uma hora de trabalho para três de descanso);
4 - Possibilidade de incorporação de parcelas remuneratórias preexistentes.
PASSO A EXPOR O QUE FOI DEBATIDO NA MESA DE NEGOCIAÇÕES:
1- A questão da tão repetida desculpa da repercussão financeira. Foi rebatido pelas associações que expuseram que outros estados vizinhos e menores fizeram esforço e pagam hoje a PMs E BMs salários maiores que os praticados em Pernambuco. O nosso Estado tem uma situação financeira bem melhor que os demais Estados e o nosso PIB é o maior do País, logo, basta querer que o estado pode atender aos anseios da categoria.
2- No item dois, o texto contendo “esforço para diminuição” foi rejeitado e o Secretário de Administração se comprometeu em retirá-lo, mantendo o termo "extinção do eventual desnível...” Isso nos indica um direcionamento ao subsídio.
3- No item três, quanto ao aumento de horas trabalhadas para equiparação com a Polícia Civil, foi colocado pelas associações as questões pertinentes ao Militares do Estado. Destacamos que trabalhamos nos finais de semana em escala extra, bem como em eventos de grande vulto (carnaval, Reveillon, Festas juninas...). Outro aspecto destacado pelas associações foi a participação dos Militares estaduais em catástrofes (recentemente aconteceu em Pernambuco), ou greves de setores como IML (Bombeiros recolhem corpos nas ruas), Polícia Civil (PMs Fazem TCO e flagrantes etc.). Somos os que socorrem a sociedade nos momentos mais decisivos e importantes.
4- No item quatro questionamos o termo “Possibilidade de incorporação de parcelas preexistentes”. Ora, se estamos falando de subsídio é lógico que estamos falando de não existir mais parcela autônomas. Isso significa que não queremos mais gratificações que “caem” quando passamos para a reserva remunerada, por licença médica ou até mesmo quando o Militar morre. Subsídio é receber na reserva o que recebe na ativa. A palavra “possibilidade” será extinta do texto, segundo o Secretário de Administração, o que remete imediatamente a incorporação de tais parcelas. Isso seria o subsídio.
PASSETA E ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA:
Marcada para o dia 12 de Abril de 2011 para apresentação de propostas à categoria, os Secretários se mostraram preocupados e acham desnecessária, vez que, as negociações estão bastante avançadas e, segundo o da Administração, os pleitos serão atendidos. Sugeriram (os secretários) que a passeata fosse transferida para o dia 29 de Abril, caso as negociações não andassem. Após a sugestão dos Secretários as entidades (associações) se reuniram fora da sala de reuniões, mas a data da passeata para o dia 12 de Abril foi mantida. As associações sugeriram aos Secretários que mudassem a data (deles) do dia 28 para o dia 11 de Abril, antes da nossa assembléia e passeata. Não houve resposta e a nossa data está mantida.
COMO FICA A QUESTÃO SALARIAL?
Apesar de demonstrar interesse pela categoria dos Militares do Estado, segundo os Secretários, o Governador tem interesse em atender os nossos anseios, MAS proposta concreta não nos foi apresentada pelo Estado. É o relato.
QUALQUER MODIFICAÇÃO NO QUADRO ATUAL SERÁ DIVULGADO NESTE BLOG.
O associado tem o direito de saber e a associação o dever de informar.
Abraço fraterno. Arnaldo Lima. Sgt PM Vice-presidente da ASS-PE. Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Pernambuco. (81) 3221-0374. asspepmbm@yahoo.com.br.
NÃO EXISTE ASSOCIAÇÃO FORTE SEM A PARTICIPAÇÃO DO ASSOCIADO. NÃO EXISTE MOVIMENTO FORTE SEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS. AOS QUE NÃO COMPARECERAM NAS ASSEMBLÉIAS ANTERIORES ESTE É O MOMENTO DE MOSTRAR COMPROMISSO COM O COLETIVO.
Fonte: Blog do Sgt Arnaldo http://sgtarnaldolimape.blogspot.com/2011/03/resultado-da-reuniao-com-secretarios-da.html
Eu concordo com a jornada de 40 horas desde que as escalas extras sejam extintas.
ResponderExcluir