Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Assassinos de PM de UPP ignoraram apelos da mãe da vítima antes de atirar



31/12/2012 - 10:28 - IG São Paulo

Assassinos de PM de UPP ignoraram apelos da mãe da vítima antes de atirar

Vítima foi morta durante suposto assalto após criminosos descobrirem que ele era policial



O soldado Robson Soares Menna Júnior, de 23 anos, não teve tempo de reagir à ação de três bandidos em Vilar dos Telles, São João de Meriti, na noite de sábado. Lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fé/Sereno, no Complexo da Penha, ele foi executado com pelo menos três tiros na frente da mãe, a pedagoga Leila, de 56 anos, na porta de casa.
Leia também: Soldado de UPP morto tinha passado em concurso para tenente havia três meses
A mulher, que estava na varanda, ainda clamou pela vida do filho e, em resposta, os criminosos dispararam contra o rapaz. Houve troca de tiros com três PMs que passavam pelo local, mas os bandidos fugiram com o carro do militar, um Fiat Stilo preto.
O corpo de Robson foi enterrado nesta segunda-feira, no cemitério Jardim da Saudade, Sulacap. Segundo o delegado Delmir Gouvêa, da 64ª DP (Vilar dos Telles) pelos relatos de testemunhas, os bandidos viram a arma do PM, uma pistola ponto 40, e decidiram atacá-lo. “A linha mais forte é a de latrocínio (roubo seguido de morte). O militar foi identificado porque estava com a arma dele, que apreendemos, na cintura”, explicou Gouvêa.
O policial, que estava com a noiva, Cintia Maria, estacionou o carro em frente à sua casa. Pouco depois, desceu para colocá-lo na garagem, quando foi abordado por três homens. O bando ainda deu um golpe tipo gravata antes de matá-lo.
Robson pretendia subir na carreira. Ele havia feito prova para tenente e acreditava ter passado ao conferir o gabarito. Antes de entrar na PM, serviu como fuzileiro naval. Ontem, amigos do policial lamentavam o episódio na página dele na rede de relacionamentos Facebook.
Dois mortos em 24 horas
Em menos de 24 horas, dois PMs foram assassinados em supostos assaltos. Sexta-feira, o sargento Wellington da Silva, 35 anos, lotado no 7º BPM (São Gonçalo), que estava de folga, deixava a irmã e o sobrinho em casa, quando foi morto. Wellington caiu em emboscada na esquina das ruas Francisco Nunes e Rodrigo de Carvalho e reagiu ao assalto.
No tiroteio, o PM foi atingido no tórax e braço esquerdo. A ação contra o militar começou, quando bandidos cercaram ele em seu carro, um Meriva bege. O militar foi levado para o Pronto Socorro de São Gonçalo e depois transferido para o Hospital da PM, no Estácio, mas não resistiu aos ferimentos. A filha dele, de 3 anos, que também estava no carro, foi baleada no ombro direito.
* Com reportagem de Adriana Cruz

sábado, 29 de dezembro de 2012

Mudanças nos E-mails a partir de 31 de dezembro de 2012



Envio de e-mails com configuração antiga será encerrado em 2013; saiba corrigir

Do UOL, em São Paulo
Internautas que utilizam configurações antigas em programas de leitura e envio de e-mails, como o Outlook, Windows Mail, Apple Mail ou aqueles instalados no celular, podem não conseguir enviar mensagens a partir de 2013. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) pretende reduzir o volume de spam gerado no país e, por esta razão, solicitou o fim de envios de mensagens sem autenticação, ou seja, sem que o usuário tenha de fornecer login e senha, em todo o território nacional.
A restrição será aplicada para os programas configurados para enviar mensagens (SMTP) pela "porta 25" do computador. Quem usa programas configurados com a "porta 587" ou acessa seus e-mails pelo site do provedor (webmail) não será afetado.

ENTENDA A MUDANÇA

  • Arte/UOL
Para que o envio de mensagens não seja interrompido, é preciso alterar configurações do programa de e-mail, modificando a porta de envio 25 para o valor 587, associado ao padrão SMTPS (protocolo seguro para envio de mensagens). 
Veja as configurações corretas e como atualizá-las para e-mails UOL.
Aprenda a atualizar as configurações para e-mails BOL.
Gerência da Porta 25
O encerramento da porta 25 é uma recomendação do CGI para por fim a um método de envio de mensagens não solicitadas, os ‘spams’, que se aproveita de conexões não autenticadas.

A mudança foi sugerida em acordo com a Anatel, a Associação Brasileira de Internet (Abranet, que reúne provedores e outras prestadoras de serviço na rede) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).
Segundo Eduardo Nager, presidente da Abranet, os provedores estão preparados para a mudança há muito tempo, recomendando a utilização de conexões seguras e configurações atualizadas. Para Nager, a grande mudança em 1º de janeiro se dará na parte de acesso físico, a cargo das operadoras de telecomunicações.
Eduardo Levy, diretor executivo do SindiTelebrasil, informou que o prazo para fechamento da porta 25 é o dia 31 de dezembro, acordado entre as suas filiadas, que incluem Oi, Telefônica, GVT e Embratel, além da TIM.  As operadoras Oi - responsável por Oi Velox e Oi Velox 3G - e Telefonica - que vende os serviços Vivo Speedy e Vivo 3G - informaram que já seguem as recomendações do CGI.
Apesar de o fechamento ficar a cargo das operadoras, a notifição aos usuários ficou sob responsabilidade dos provedores de e-mails. Os usuários dos e-mails UOL e BOL recebem comunicados regulares sobre as novas configurações desde 2010.
Além de reduzir o volume de spam enviado pelo Brasil (atualmente o sétimo país no ranking de origem de spams, segundo a empresa de segurança Sophos, e quinto, de acordo com levantamento da Kaspersky Labs), a utilização de conexões seguras pelas portas 587 ou 465 desafoga a conexão dos usuários afetados, seus provedores de acesso e dos serviços de e-mail.
Mais do que isso, a medida ajuda a aumentar a confiabilidade dos serviços de e-mails, ajuda nos esforços para criação de filtros cada vez melhores e pode tirar sites brasileiros de listas internacionais para bloqueio de mensagens indesejadas, segundo Nager.
Leia mais sobre a Gerência da Porta 25 no site do CGI. 

Policiais são presos suspeitos de atentado contra capitão, diz PM


Paraná

Dois policiais atiraram contra casa de capitão, em Maringá, no norte do PR. Suspeitos foram autuados em flagrante e podem ser expulsos.
Do G1 PR, com informações da RPC TV Maringá
Dois policiais militares foram presos suspeitos de praticar um atentado contra a casa de um capitão da PM em Maringá, no norte do Paraná . O caso ocorreu no dia 13 de junho e pelo menos doze disparos atingiram a cerca, as paredes da casa e os carros da família da vítima. O capitão estava em casa com a mulher e os quatro filhos no momento do incidente.

As investigações duraram seis meses e foram realizadas pelo Gaeco, Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado. Na casa de um dos suspeitos foram encontradas armas de uso restrito, munição de vários calibres, radiocomunicadores, algemas, além de maconha e cocaína.
“Nós temos aqui pistolas do tipo 9 mm, que são de uso restrito – inclusive nem nós policiais podemos utilizar esse tipo de armamento, vários equipamentos de comunicação que são controlados pela corporação, vasta munição e droga que nunca deveriam de estar com esses policiais”, disse o comandante da PM Tenente-Coronel Antonio Padilha.

Os suspeitos foram autuados em flagrante, ficarão presos e podem ser expulsos da corporação.

De acordo com o Gaeco, existe a suspeita de que pelo menos um dos policiais presos também tenha participado dos atentados contra a Câmara Municipal e a sede da RPC TV, em Maringá .
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana . Siga também o G1 Paraná no  Twitter e no RSS.

PM é acusado de ameaçar 'arrancar os olhos' de juíza no RS


Portal Terra

O Ministério Público denunciou um policial militar por ameaçar uma juíza no Rio Grande do Sul. Em março, a magistrada Elaine Maria Canto da Fonseca recebeu ligações em diferentes números que usava, e em uma das conversas o PM Enilson de Oliveira Rodrigues, 47 anos, chegou a afirmar que iria "arrancar os olhos" da juíza caso não fizesse o que pedia.

A magistrada deveria aceitar todos os pedidos de liberdade de presos que estavam na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre, onde a juíza estava lotada entre 19 e 30 de março. Rodrigues é soldado do Batalhão de Polícia da Guarda, responsável pelo policiamento externo dos presídios. As informações são do jornal Zero Hora.

O MP chegou ao nome do soldado após investigar as ligações e descobrir que as informações usadas para intimidar a magistrada - como nomes e endereços de familiares - haviam sido extraídas do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), em uma ligação feita durante a madrugada. Todas as chamadas para o centro, órgão de segurança máxima, são gravadas. O homem que ligou para saber informações sobre a juíza identificou-se como C. Emerson, e "C" é o código que identifica sargentos na Brigada Militar.

Os três sargentos Emerson que o MP localizou prestaram depoimento, negando envolvimento, e um deles reconheceu a voz na gravação como a de Rodrigues. Uma perícia comparando a voz do soldado com a da ligação indicou 98% de coincidência. O soldado nega que tenha feito as ameaças. Rodrigues responde à denúncia, na Corregedoria-geral da BM, em inquérito policial-militar por causa do uso das informações de segurança do Ciosp. Ele também é réu em processo da 2ª Auditoria da Justiça Militar, com outras 20 pessoas, suspeito de extorquir donos de caça-níqueis em Porto Alegre.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

É brincadeira, se você não quiser tem quem queira! É brincadeira. Como é que a pessoa passa oito anos como senadora, ou seja, um mandato só e se aposenta proporcionalmente? Só no Brasil mesmo, como diria o ex presidente Francês Charles de Gaulle " O Brasil não é um País Sério".


Senado concede aposentadoria a Ideli Salvatti

28 de dezembro de 2012 21:53

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, receberá aposentadoria do Senado Federal. Conforme texto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27), a diretoria-geral do Senado decidiu conceder aposentadoria voluntária à ex-senadora do PT. Ideli receberá R$ 6,1 mil, o equivalente a 8/35 (oito trinta e cinco avos) do subsídio parlamentar, conforme explicitado no texto publicado no Diário Oficial. O site do Senado informa que o subsídio mensal dos senadores, desde fevereiro de 2011, é de R$ 26.723,13.

Ideli foi senadora do PT de Santa Catarina entre os anos 2003 e 2011. Participou das eleições catarinenses de 2010, tentando a vaga de governadora, mas perdeu a disputa. Ideli foi indicada pela presidente Dilma Rousseff para o Ministério da Pesca e depois assumiu o comando da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Fonte: o estadão

PM mata 1 a cada 16h, mais do que em 2006, quando houve os ataques do PCC


Até novembro, já foram registradas 506 mortes, ante 495 há seis anos; para especialistas, nº é ‘absurdo’ e exigiria medidas de controle
28 de dezembro de 2012 | 0h 30


William Cardoso, de O Estado de S.Paulo

Policiais militares mataram em serviço, entre janeiro e novembro, mais do que em todo o ano de 2006, quando ocorreram os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC). Em 2012, já são 506 mortos no Estado em confrontos classificados como resistência seguida de morte, ante 495 daquele ano. Em média, a PM mata uma pessoa a cada 16 horas.


WERTHER SANTANA/ESTADÃO-19/7/2012
Marcas de tiro no carro do publicitário Ricardo Aquino, morto por PMs em julho
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o número de mortes por prisões é "relativamente baixo". A escalada dos casos de mortos em confronto é acompanhada da onda de violência que se intensificou em outubro e provocou a queda do secretário da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto, em 21 de novembro - e sua substituição por Fernando Grella Vieira. "Acho que se demonstra claramente a existência de uma política institucionalizada para matar. É impossível que se tenha tantas pessoas dispostas a morrer em confrontos com a PM. É preciso checar no que deu a investigação a respeito dessas mortes", diz o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Ivan Seixas.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados Brasil em São Paulo, Arles Gonçalves Júnior, o elevado número é consequência da política de combate ao crime adotada por Ferreira Pinto. "Enfrentamento do crime organizado tem de ser feito com inteligência, não com violência. Senão dá nisso, porque põe ‘pilha’ em quem está na rua."

Trata-se também do mês de novembro com maior letalidade policial desde que é possível a consulta eletrônica no Diário Oficial do Estado (a partir de 2003), com 79 mortos. Em comparação com o mesmo período de 2011, por exemplo, o aumento foi de 75,5%. É ainda o número mais elevado para o acumulado dos 11 primeiros meses desde 2003.

Segundo o especialista em segurança pública Guaracy Mingardi, houve descontrole. "Polícia sem controle, que pisa no acelerador, mata mais. Foi isso o que Ferreira Pinto fez. Não é que ele incentivava (as mortes), mas não controlava", afirma.

Mingardi diz que muitos policiais perderam o referencial durante a onda de violência. "Aquele que estava largado, sem saber o que fazer, atirava na sombra, por não saber de verdade como reagir ou o que estava acontecendo de fato", diz. Segundo o especialista, a tendência é de redução nesse número.

Média elevada. Coordenadora auxiliar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, Daniela Skromov observa que a média de casos de resistência seguida de morte já é, normalmente, bastante elevada, em comparação com os homicídios. "Já causa espanto, pois são em torno de 10% a 15% das mortes violentas no Estado. Acima de 3% já deveria despertar a preocupação das autoridades, segundo índices internacionais."

Para Daniela, deveriam ser adotados métodos de controle. "Deve-se fazer a filmagem obrigatória dessas ações. As imagens poderiam absolver ou condenar o policial. Do que se tem medo?"

Fonte: o estadão

SP: comandante nega despreparo de PM que matou lixeiro por engano



O comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira, lamentou, nesta sexta-feira, a morte do coletor de lixo Antônio Marcos de Santos, 42 anos, morto com um tiro disparado por um policial que confundiu a bíblia que carregava com uma arma, em Avaré, no interior de São Paulo, na última quarta-feira. O coronel negou, entretanto, que o fato revele um "despreparo" do policial para exercer a função e disse que o cabo da PM foi detido e deverá responder por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

"Ele está, obviamente, arrependido do que fez, do erro que cometeu. (...) Eu não considero despreparo. Eu considero que aquilo foi uma atitude precipitada da parte dele, em que ele teve que usar arma de fogo num momento de tensão. (...) E você tem que levar em consideração que o local em si é um local ermo, escuro, a pessoa estava transitando em um local com atitude suspeita, daí a razão da abordagem. (...) Mas foi um desastre, uma fatalidade. É uma pena e nós temos mais um policial militar preso no presídio militar Romão Gomes", disse o comandante geral, após participar de um evento na capital paulista ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. Santos foi abordado na noite de quarta durante um patrulhamento da PM e, ao levantar os braços, teve sua bíblia confundida com uma arma. O policial (que não teve seu nome divulgado) disparou contra o funcionário público, que foi atingido no pescoço, chegou a ser socorrido e levado pelos policiais a um pronto-socorro, mas não resistiu ao ferimento e morreu. O cabo da PM foi preso e, de acordo com o coronel Meira, pode ser expulso da corporação ao fim do processo administrativo instaurado para investigar o caso. DescontroleO secretário de Segurança Pública também atribuiu a tragédia a um eventual despreparo do cabo da PM, mas disse que o caso "revela um descontrole". "O comando da Polícia Militar está tratando desses casos, inclusive com uma preocupação de reciclar (os policiais militares), de acompanhar e de tratar essas situações. Esses casos todos estão merecendo uma resposta imediata. Em Avaré, (o policial) foi alvo de prisão em flagrante por homicídio doloso (com intenção). (O caso) Revela um descontrole e, sem dúvida, há uma preocupação. (...) Nós não toleramos esse tipo de coisas", disse Grella. O secretário, que assumiu a pasta em novembro, após um aumento significativo do número de mortes no Estado, disse ainda que o Estado tem investido em processos de “reciclagem”, e que espera haver uma "sensível diminuição" dos números de mortes cometidas por policiais militares. Esse não é o primeiro caso em que um policial mata uma pessoa por engano. Em julho deste ano, o publicitário Ricardo Prudente de Aquino, 39 anos, foi morto a tiros dentro do carro que dirigia, em São Paulo, durante uma perseguição policial. Na época, os policiais militares envolvidos no caso afirmaram terem confundido o aparelho celular com uma arma.

Onda de violência
Desde o início do ano, ao menos 106 policiais foram assassinados no Estado. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital foram registrados 1.304 casos de homicídios dolosos entre janeiro e novembro, mais do que todo o ano de 2011. O mês de novembro foi o mais violento dos dois últimos anos na cidade, com 175 mortos. Em todo o Estado, foram 4.540 casos registrados desde janeiro.

Por Terra

Câmara rejeita registro de armas de PMs e bombeiros pela Polícia Federal



Arquivo/ Gustavo Lima
Alexandre Leite
Para Alexandre Leite, o Exército tem mais estrutura para o controle dessas armas.
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado rejeitou, no mês passado, proposta que inclui no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), organizado pela Polícia Federal, as armas das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. Hoje, esses equipamentos estão registrados no Sistema de Gerenciamento Militar de Armamentos (Sigma), sob responsabilidade do Comando do Exército.
A medida está prevista no Projeto de Lei 1070/11, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Como a Comissão de Segurança Pública é a única responsável pela sua análise de mérito, a proposta será arquivada, a menos que seja apresentado recurso para votação em Plenário.
Estrutura
O relator, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), criticou a proposta. Para ele, o Exército tem mais estrutura para o controle dessas armas. “Enquanto a Polícia Federal conta com aproximadamente 115 unidades, o Exército possui cerca de 290 organizações militares”, explicou.

O parlamentar também defendeu que a quantidade de armas sob responsabilidade das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares é justificativa para manter o registro a cargo do Exército. “Em razão das dimensões continentais de nosso País e levando-se em consideração o crescente aumento [nos efetivos] das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares nos estados brasileiros, é bastante oportuno que um órgão especializado da Administração Pública, ou seja o Exército Brasileiro, fique encarregado do controle e fiscalização da quantidade de material bélico em uso por essas Instituições”, afirmou.
Alexandre Leite acrescentou também que o órgão pode coibir possíveis irregularidades por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Atualmente, de acordo com o deputado, existem 422 mil policiais militares e 50 mil bombeiros no País.
Ainda segundo o relator, a Polícia Federal tem acesso ao Sigma. “O acesso permitido a Policia Federal é suficiente para sua efetiva pesquisa e obtenção de dados que instrua suas atividades”, argumentou o deputado antes de concluir que “as informações constantes nas duas bases de dados são conhecidas dos dois órgãos e capazes de fornecer informações para realização de suas atividades e o alcance de todas as informações necessárias para tanto”.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Diplomata deve encontrar brasileiro agredido na Espanha até 6ª feira

Pernambuco

Israel de França disse ter sido espancado perto de bar, em Granada. Ele já tem advogado e prestou queixa formal junto às autoridades espanholas.
Israel de França - maestro e violinista pernambucano (Foto: Reprodução / TV Globo)
Do G1 PE
Deve acontecer até esta sexta-feira (28) o encontro entre o representante da Embaixada Brasileira em Madri, na Espanha, e o músico pernambucano Israel de França, vítima de agressão praticada por policiais espanhóis, segundo denúncia do violinista e maestro.
De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, em Brasília, a representação diplomática do Brasil no país europeu está em contato permanente com Israel de França, desde o dia em que foi informada sobre o ocorrido, no dia 25 de dezembro. A embaixada tem falado por telefone com o pernambucano e sabe que ele precisou ficar internado, inicialmente, mas foi liberado em seguida; além disso, França já constituiu advogado e prestou queixa formal junto aos órgãos competentes espanhóis.
O objetivo da visita do representante da Embaixada é verificar o andamento de tudo e se Israel de França está necessitando de alguma assistência a mais. Entidades policiais locais também foram procuradas pelas autoridades brasileiras - especialmente os órgãos que têm função de corregedoria - para averiguar as circunstâncias da agressão. A assessoria do Itamaraty informou ainda que as autoridades espanholas estão conduzindo investigações, que se encontram em nível preliminar e nada definitivo foi repassado, até o momento.
Entenda o caso 
Israel de França rege a Orquestra da Câmara da Granada, cidade onde vive há 22 anos. Na segunda-feira (24), ele afirmou ter sido agredido por policiais enquanto estava num bar com um amigo brasileiro, no domingo (23). De acordo com Israel, o amigo, de cor branca, foi liberado em seguida. Ele foi levado pelos policiais para o prédio de uma delegacia nas proximidades do bar, onde teria sido espancado sem justificativa.
Por telefone, ele disse que pode haver muitas explicações, mas acredita em uma hipótese em especial. "Pode ser perfeitamente racismo ou preconceito. Pode ser pela minha cor, porque o outro rapaz não foi espancado", pontuou.
O músico já havia sofrido preconceito ainda adolescente, morando no Recife. Na década de 1980, ele correu para pegar um ônibus com um violino na mão quando foi abordado por policiais. Os agentes exigiram a prova de que ele soubesse tocar o instrumento. "Toquei 'Jesus, alegria dos Homens', de Bach", relembrou.
Israel não acredita que os dois casos tenham alguma relação. "Aqui foi diferente. Aí não me pegaram, não me espancaram. Aqui não; nem os documentos no momento eles queriam", conta o músico.
História 
Em 1982, Israel de França fez sua estreia como solista de violino em uma apresentação com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Teatro de Santa Isabel, no Recife. Depois, viajou para São Paulo, onde trabalhou na Orquestra Sinfônica de Campinas. Ainda no Brasil, trabalhou na Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Israel foi para a Europa porque conseguiu uma bolsa de estudos da Embaixada Brasileira em Portugal e um emprego na cidade do Porto. De lá, seguiu para Granada, na Espanha, onde estudou regência e ajudou a fundar a orquestra da câmara da cidade.
Israel mora em Granada há 22 anos e não esconde sua história de vida e nem as agressões que sofreu no Recife e na Espanha. Ele crê que pode se identificar com muitos jovens brasileiros. "Eu faço questão de relembrar, falar publicamente. Dizer que minha vida foi assim porque eu sei que tem muitas crianças nesse Brasil que também pensam a mesma coisa: não tem nada que possa impedir você de ser um grande músico, um grande pintor, sabe, um artista", concluiu.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco , clique em g1.globo.com/pernambuco . Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e porRSS .

Convite Especial

Soldado Oliveira convida:

QUANDO FIZERES ALGUM VOTO AO SENHOR, TEU DEUS, NÃO TARDARÁS EM CUMPRI-LO; PORQUE O SENHOR, TEU DEUS, CERTAMENTE, O REQUERERÁ DE TI. (DEUTERONÔMIO 23:21)

CULTO DE GRATIDÃO A DEUS DO IRMÃO ANDRÉ ALVES (OLIVEIRA)
DIA: 28 DE DEZEMBRO DE 2012 (PRÓXIMA SEXTA-FEIRA)
HORA: 19h00
LOCAL: IGREJA BATISTA EM CAVALEIRO, SITO À RUA PAES DE ANDRADE, 187 - CAVALEIRO (PRÓXIMO À ESTAÇÃO DO METRÔ DE CAVALEIRO)

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL NO LOUVOR: CANTOR PEDRO PAULO, ROBERTO, GRUPO DE LOUVOR NOVO ELO (IBCC) E MUITO MAIS...

MINISTRANDO A PALAVRA DE DEUS O PASTOR VALTER AMORIM

DIRIGENTE: PRESBITÉRO ERALDO SOUZA

VC É O MEU CONVIDADO ESPECIAL!!!

SUA PRESENÇA É INDISPENSAVEL!!!


PMPE: Medalha, medalha, medalha...


Tribunal Regional Federal da 5ª Região muda data da prova

SALÁRIOS CHEGAM À R$21.766,15 - 27/12/2012 às 18:22h

Exame será aplicada no dia 3 de março de 2013. Seleção é para juiz substituto

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) mudou a data da prova objetiva do concurso para 47 vagas de juiz federal substituto. Agora, a prova será aplicada no dia 3 de março de 2013. Inicialmente, o exame estava previsto para 20 de janeiro.
Do total das vagas, 5% são reservadas para candidatos deficientes. A remuneração oferecida é de R$ 21.766,15.
O concurso se destina a selecionar candidatos que possuem diploma de bacharel em direito há, no mínimo, 3 anos e comprovem, na ocasião da inscrição definitiva, igual período de atividade jurídica comprovada após a obtenção do referido curso superior.
As inscrições preliminares poderão ser feitas entre os dias 10 de outubro e 8 de novembro no site www.cespe.unb.br/concursos/trf5_12_juiz. A taxa é de R$ 160,00.
A primeira etapa será de prova objetiva seletiva, prevista para 20 de janeiro de 2013. A segunda será composta de duas provas escritas, previstas para os dias 22, 23 e 24 de março de 2013. Essas etapas serão aplicadas nas cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).
A terceira etapa consiste na inscrição definitiva, que inclui sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. A quarta etapa será de prova oral e a quinta de avaliação de títulos. Essas etapas serão realizadas em Recife (PE).

Fonte: 180 graus

MP mantém demissão de Promotora de Justiça.


Conselho do MP-RS decide manter exclusão de promotora de JustiçaEla é suspeita de não cumprir deveres e não atender requisitos exigidos. É o quarto caso de não confirmação da carreira de promotor desde 1988.
O Conselho Superior do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul decidiu nesta quinta-feira (27) manter a exclusão dos quadros da instituição da promotora de justiça Aline Stefanello Segnor. Ela teve o estágio probatório impugnado por suspeitas de não ter cumprido deveres funcionais e não preencher requisitos exigidos pelo MP. A defesa recorreu, mas a decisão foi mantida.
Nomeada em janeiro de 2011, a promotora era lotada na Comarca de Três Passos , no Noroeste do estado, e atuava também em Bom Progresso , quando a Polícia Civil fez uma operação na cidade, em setembro deste ano, para investigar desvio de dinheiro público. Entre os 14 presos, estava o ex-secretário da Saúde e filho do prefeito do município, detido na casa da promotora.
Por ato do procurador-geral de Justiça, a promotora foi suspensa de suas funções seis dias após a operação. Caso a promotora não recorra, ela deverá ser exonerada. O advogado da promotora disse que a defesa só irá se manifestar quando a decisão for publicada. Este foi o quarto caso desde 1988 de não confirmação da carreira de um promotor de justiça no Estado.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs . Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS .

PIB chega a aumentar 50% em certas regiões do país inclusive no Recife.

Fonte: correio doBrasil

PIB chega a aumentar 50% em certas regiões do país, segundo estudo internacional

27/12/2012 12:15
Por Redação, com ACSs - de São Paulo

Publicidade
Apesar dos altos investimentos em publicidade e comunicação com a imprensa, São Paulo perdeu o protagonismo por “falta de visão e iniciativa política”
A economia brasileira é um exemplo de descentralização para os demais países do mundo, nos últimos anos, segundo constata uma pesquisa da Brookings Institution, com sede em Washington. Segundo o estudo “o Produto Interno Bruto (PIB) per capita cresceu pelo menos 33% em todas as 13 regiões metropolitanas, mas em quatro (Grande Vitória, Recife, Curitiba e Baixada Santista) a expansão superou os 50%”. De acordo com o pesquisador sênior da instituição, Jill Wilson, os dados comparam a situação do Brasil entre 1990 e 2012. Wilson acrescenta que, apesar das mudanças dos últimos anos, a economia brasileira ainda é altamente concentrada no litoral.
– Apenas duas regiões (Manaus e Brasília) não estão na costa – observa.
Segundo o pesquisador, o Brasil alcançou, definitivamente, o status de potência econômica mundial.
– Ao longo das últimas três décadas, uma série de líderes políticos adotou medidas para estabilizar o país e fundar as bases para uma economia nova e dinâmica – disse.
Mas nem tudo está resolvido, acrescenta o pesquisador. Ele percebe que o país ainda precisa avançar, sobretudo, quanto ao PIB per capita.
– A maioria das regiões metropolitanas brasileiras tem uma renda per capita inferior à das regiões metropolitanas de países desenvolvidos, com exceção de Brasília – assinala.
Para o especialista, os dados comparativos precisam de uma análise mais cuidadosa.
– O PIB per capita da região metropolitana de São Paulo, por exemplo, é próximo ao de Portugal e supera o da região metropolitana do Porto. No entanto, equivale a apenas três quartos do PIB per capita de Lisboa – compara.
Com base no estudo, Wilson aponta dois pontos importantes. O primeiro é que a pesquisa confirma a perda de espaço da indústria de manufatura na economia brasileira.
– A participação desse segmento no PIB nacional caiu de 20% em 1990 para 16% em 2012 – afirma, após observar que segmentos como agricultura, mineração, hotéis, serviços financeiros e serviços de informação ganharam mais espaço.
Outro ponto, segundo o pesquisador, refere-se aos movimentos migratórios e imigratórios. Como indicativo, ele cita a Baixada Santista, onde a fatia da População Economicamente Ativa (PEA) que nasceu fora do Estado de São Paulo passou de 14% em 1990 para 25% em 2012. A região é uma das mais promissoras do ponto de vista econômico devido às descobertas do pré-sal. Já a região metropolitana de Belo Horizonte reduziu, no mesmo período, a participação dos não nascidos em Minas Gerais na PEA: de 14% para 5,8%.
Wilson também observa que na Grande Vitória houve o registro da maior taxa de emigração no censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): ao todo, 5,7 em cada mil habitantes deixaram a localidade. Ele lembra, ainda, que 30% desses emigrantes foram para Portugal, outros 30% para os Estados Unidos e 13% se mudaram para a Itália.
De acordo com o estudo, o Brasil concentra 13 das 300 principais regiões metropolitanas do mundo, segundo a Brookings Institution, uma entidade sem fins lucrativos com sede em Washington cuja missão é a realização de pesquisas independentes. O estudo, apoiado pelo banco norte-americano JP Morgan Chase, foi produzido para os investidores, que precisam tomar suas decisões ao abrir ou ampliar negócios no país. 

Brasil terá órgão militar contra ataques cibernéticos




Segurança digital

Brasil terá órgão militar contra ataques cibernéticos

Núcleo faz parte de estratégia do governo para defesa durante a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos

Hacker
Governo criará órgão de prevenção contra ataques cibernéticos(iStockphoto/Getty Images)
O Ministério da Defesa publicou nesta quinta-feira uma portaria que tem como objetivo a criação de um novo órgão militar para prevenção contra ataques cibernéticos. O núcleo, chamado de Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC), será coordenado pelo Estado-Maior das Forças Armadas e contará com a participação de civis.
A nova política de defesa também determina a criação de estruturas de inteligência para investigar possíveis ações criminosas contra a segurança pública através da internet. As Forças Armadas realizarão exercícios de simulação de combate a ameaças para colocar em prática os procedimentos e normas de atuação que serão fixadas a partir desta portaria.
O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse em discurso em outubro que uma das preocupações do governo na defesa cibernética é sua aplicação durante eventos como a Copa do Mundo, em 2014m e os Jogos Olímpicos do Rio, de 2016. 
(Com Agência EFE)
Fonte: veja

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

STF derruba decisão que impedia divulgação na internet de contracheques



Distrito Federal 

Publicação: 27/12/2012 15:21 Atualização:
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou na quarta-feira (26/12) a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que impedia a divulgação na internet dos contracheques de servidores do GDF. O próprio Joaquim Barbosa, ministro-presidente da Corte, suspendeu os efeitos do acórdão que levou à retirada das informações dos salários de 111 mil funcionários públicos do Portal da Transparência (www.transparencia.df.gov.br) no último dia 15. Apesar de a determinação ter efeito imediato, o governo deve aguardar a publicação no Diário Oficial da Justiça, o que pode ocorrer na edição desta quinta, para disponibilizar novamente os dados.

“Vamos esperar a oficialização da Justiça para tomarmos as medidas técnicas e recolocarmos as informações. Essa decisão do STF reafirma que estamos corretos na nossa posição de dar transparência aos gastos do governo com o funcionalismo. A população tem o direito de saber quanto o servidor recebe”, explicou o titular da Secretaria de Transparência e Controle, Carlos Higino. Ele calcula que, assim que houver a notificação oficial, sejam necessárias entre 24 e 48 horas para que as informações possam ser acessadas na internet.

cadete da PM tenta sequestrar namorada e jovem acaba baleada


No AM, cadete da PM tenta sequestrar namorada e jovem acaba baleadaInquérito policial militar vai apurar responsabilidade do disparo. Segundo PM, aluno oficial já responde por crime de deserção.
Um aluno da Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar (PM), de 26 anos, foi preso, na madrugada desta quinta-feira (27), suspeito de sequestrar a namorada, de 23 anos, e agredir a amiga dela. Houve perseguição entre ele e a polícia e a jovem acabou baleada. O caso ocorreu na Avenida Pedro Teixeira, Zona Centro-Oeste de Manaus , por volta das 5h.
De acordo com o major Euler da Polícia Militar do Amazonas, a jovem estava em uma casa noturna, localizada na Ponta Negra, Zona Oeste, na companhia de amigas. Na saída do local, o cadete da PM abordou a vítima e a obrigou a entrar no carro, modelo Celta, de propriedade de uma das colegas, que chegou a ser agredida para entregar a chave do veículo. "Amigos afirmaram que ele forçou a namorada a entrar no carro, isso gerou um alerta no local e a polícia foi acionada", explicou.
Ainda segundo o major, o aluno oficial da PM seguiu com a vítima no carro. Uma viatura que passava pela Avenida Djalma Batista avistou o veículo e tentou fazer a abordagem, mas ele não parou o veículo. "A guarnição fez um disparo de alerta, mas ele [cadete] não parou. Houve mais um tiro na direção do pneu, mas acabou atingindo a moça. Ele parou o carro e, em seguida, foi preso. Ele se apresentou como aluno oficial", disse Euler.
A jovem foi encaminhada para o Hospital 28 de Agosto, Adrianópolis, Zona Centro-Sul, onde deve passar por uma cirurgia para a retirada do projétil de bala. Ainda segundo a unidade de saúde, o estado de saúde dela é considerado estável.

Conforme informações de uma das amigas da vítima, dona do veículo utilizado pelo infrator, o cadete e a jovem são namorados, mas haviam discutido horas antes do ocorrido.

O aluno oficial foi preso e encaminhado para a Corregedoria Geral do Sistema de Segurança da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e deve ser levado ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde prestará depoimento. Segundo o major Euler, o aluno oficial envolvido no caso responde a crime de deserção -  referente à saída do posto de trabalho sem permissão ou falta ao trabalho.
A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública informou, por meio de nota, que vai instaurar inquérito policial militar para apurar responsabilidade de disparo de arma de fogo que atingiu a jovem durante abordagem policial ao veículo.

Para ler mais notícias do G1 Amazonas, clique em g1.globo.com/amazonas . Siga também o G1 Amazonas no Twitter e porRSS .

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PMPE: C A S assistência jurídica.



Assistência Júridica


DESCRIÇÃO
A Seção de Assistência Jurídica do CAS/PMPE foi criada através da Portaria do Comando Geral nº 220; SUNOR nº 02 de 29 de Abril de 1982, com atuação restrita em matéria cível e criminal, cujas atividades jurídicas constituem dois setores distintos: SETOR DE ASSITÊNCIA JURÍDICA CÍVEL E SETOR DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA CRIMINAL. Conforme nota publicada no BG nº 116 de 23 de Junho de 1988, a Assistência Cível gratuita foi estendida para os funcionários civis nas mesmas condições que os policiais militares.
 OBJETIVO
A Seção de Assistência Jurídica tem por objetivo o patrocínio de serviços de advocacia em matéria criminal e cível aos oficiais e praças do serviço ativo da PMPE e, em matéria cível, aos servidores civis contribuintes do Centro de Assistência Social (CAS), nos casos e condições previstos no SUNOR nº 02/82.
FINALIDADE
Assistir aos Policiais Militares ativos contribuintes deste Centro, na esfera criminal, seja no foro comum ou militar, em razão de fatos relacionados ao exercício de sua função policial militar em todo o Estado, mediante autorização do Comando Geral desde que o fato gerador se configure involuntário.
Prestar Assistência Cível aos policiais militares, funcionários civis e dependentes da Corporação, patrocinando ou defendendo as ações cíveis ou de família.
FUNCIONAMENTO
A Seção Jurídica de segunda a sexta, das 8h às 12h. O contribuinte ou seu dependente deverá comparecer a AJU munido de RG e CPF (seu e do contribuinte), contracheque atualizado e demais documentos atinentes ao seu caso. A Assistência Jurídica compreenderá os seguintes casos:

1. Defesa criminal do policial militar ativo no foro comum ou militar, em razão de fatos relacionados ao exercício de sua função policial militar em todo o Estado, mediante autorização do Comando Geral, desde que o fato gerador se configure involuntário;
2. Patrocínio de ações penais privadas aos policiais militares que, em decorrência do exercício das suas funções, tenham sido vítimas de injúria, calúnia e/ou difamação, desde que o litígio não seja relacionado contra contribuinte do Centro de Assistência Social (CAS);
3. Assistência em acusação pública nos processos criminais, quando o policial militar tenha sido vitimado durante a execução de ato de serviço;
4. Assistência criminal ao policial militar, em outros casos, a critério exclusivo e por expressa determinação do Comando Geral;
5. Assistência em caráter excepcional aos dependentes dos servidores falecidos, contribuintes do Centro de Assistência Social (CAS), nos casos em que necessitem de Alvará Judicial autorizando a retirada de salário retido poupança. PIS/PASEP, com custas pagas pelos próprios dependentes;
6. Realizar acordos extrajudiciais relacionados à implantação, revisão e cancelamento de pensões), na própria Seção da AJU/CAS em benefício dos dependentes dos contribuintes do CAS;
7. Patrocinar ou defender os processos de natureza cível relacionados com atos de serviço ou fatos ocorridos em serviço, em que o contribuinte não tenha dado causa ou os tenha feito involuntariamente;
8. Assistir ao policial militar ou funcionários civis do serviço ativo em outros casos que versem sobre matéria cível, a exclusivo critério e por expressa determinação do Comando Geral.

LOCALIZAÇÃO
A Seção de Assistência Jurídica localiza-se no térreo do prédio anexo I do Centro de Assistência Social (CAS), sito na Rua Monsenhor Ambrosino Leite, nº 130, Graças, Recife, Fone: 3181 1881.
CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE
Tem direito ao programa de assistência jurídica o policial militar, funcionário civil da PMPE, desde que sejam contribuintes do CAS, conforme as diretrizes contidas na Portaria do Comando Geral nº 220/82.
É necessário que o contribuinte compareça à seção jurídica para o seu devido encaminhamento ao advogado competente, de acordo com o seu caso.





PM é suspeita de matar namorado policial após briga


PR: PM é suspeita de matar namorado policial após briga
26 de dezembro de 2012 | 18h31 | atualizado às 18h31


Uma policial militar foi presa na tarde desta quarta-feira suspeita de matar o namorado, também policial, em Londrina, no norte do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu após uma discussão na residência na qual os dois moravam, no bairro Igapó. A policial teria atirado na vítima, que morreu no local.

A suspeita foi autuada em flagrante e levada para o quartel, por se tratar de crime militar e envolvendo armas da corporação. Segundo a PM, a mulher era soldado e a vítima estava em formação na academia da polícia.

A Polícia Militar do Paraná lamentou o episódio e informou que presta auxílio para as duas famílias. O caso será investigado pela Justiça Militar.

Por terra

Por R$ 500 mi, Fiat terá fábrica de motores em Pernambuco





     





O governo do Estado de Pernembuco anunciou nesta quarta-feira um acordo com a Fiat para a instalação de uma fábrica de motores em Goiana, município que já receberá uma planta de veículos e desenvolvimento da mesma montadora. Segundo a assessoria do governo, a produção de motores no novo complexo automotivo terá investimento estimado de R$ 500 milhões em uma área de 50 mil metros quadrados.

Com o anúncio, a Fiat planeja colocar um total de R$ 6,7 bilhões na região - R$ 4 bilhões para a montagem de veículos, R$ 2,2 bilhões em desenvolvimento de novos produtos e pesquisa, e R$ 500 milhões na fábrica de motores. A expectativa é de que a unidade de veículos entrará em operação em 2014, enquanto a parte de motores começa apenas no ano seguinte.

As obras no complexo da Fiat a 62 km de Recife devem empregar cerca de 7,5 mil trabalhadores, e depois de pronto o polo industrial criará 4,5 mil postos na fábrica. A terraplenagem começou em janeiro de 2012. Além de recursos próprios, o investimento da Fiat será financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil/FDNE (Sudene) e Banco do Nordeste do Brasil/ Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)
.
Fonte: terra

Cuidado ao se envolver em a acidente com as viaturas da PMPE, seja ela da PM ou locada, veja o novo procedimento.


PORTARIA N° 997, de 27 NOV 2012

EMENTA: Padronização dos procedimentos para a apuração da responsabilidade nos sinistros em viaturas próprias e locadas quando en- volvidas em acidentes de trânsito, furto ou roubo

O Comandante Geral, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo “art. 101.”, Inciso I, do Regulamento Geral da Polícia Militar de Pernambuco (R/1), aprovado pelo Decreto no 17.589, de 16 JUN 94 e objetivando a padronização nos procedimentos para a apuração da responsabilidade nos sinistros em viaturas próprias e locadas quando envolvidas em acidentes de trânsito, furto ou roubo.

R E S O L V E:

I - determinar que compete ao Comandante, Diretor ou Chefe, apurar a responsabilidade administrativa pelos danos causados em acidentes de trânsito envolvendo viaturas próprias ou locadas e nos casos em que haja vítima e/ou indício de crime militar, instaurar o devido Inquérito Policial Militar (IPM).

II - definir que os acidentes de trânsito envolvendo viaturas próprias serão apurados por Militar, devidamente designado pelo Comandante, Diretor ou Chefe, através do Inquérito Técnico (IT) e os acidentes de trânsito, furto ou roubo envolvendo viaturas locadas, serão apurados através de processo Sumário, pelo Oficial de Operações, quando a viatura estiver empregada em serviço ordinário da OME, e pelo Fiscal do PJES, quando o emprego for no Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES).

III - determinar que o Oficial responsável pelo processo Sumário, providencie de imediato Ofício à locadora remetendo, as declarações dos condutores, conforme ANEXO “C”, desta Portaria, Boletim de Ocorrência (BO) e Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Condutor da viatura, para que seja iniciada a recuperação da viatura e liberação de uma Reserva.

IV- determinar que o processo Sumário, deve ser concluído em até 05 (cinco) dias, corridos a contar da ocorrência do sinistro, e enviado à Diretoria de Apoio Logístico (DAL), no primeiro dia útil após sua conclusão para homologação, devendo ser informado as pendências de documentos tais como: Laudo do Instituto de Criminalística (IC), Boletim de Acidente de Trânsito, Fotos, Razão de Defesa do responsável pelo acidente, etc. O processo deverá conter: Solução do Comandante, Diretor ou Chefe, Capa, Termo de Abertura, Cópia do Ofício à locadora remetendo a documentação estabelecida no Item III desta Portaria, tudo conforme os modelos contidos nos ANEXOS “A” à “G” desta Portaria.

V - determinar ao Comandante do 1o BPTran, que designe 01 (uma) Patrulha de Trânsito (PT) que estiver ordinariamente lançada junto ao CIODS, para fazer o registro dos acidentes de trânsito, com viaturas próprias e locadas à esta Corporação, devendo a Patrulha de Trânsito (PT) estar equipada com máquina fotográfica.

VI - determinar ao Comandante do BPRv, que designe 01 (uma) Patrulha Rodoviária (PR) que estiver ordinariamente lançada junto ao CIODS, para fazer o registro dos acidentes de trânsito, com viaturas próprias e locadas à esta Corporação, devendo a Patrulha Rodoviária (PR) está equipada com máquina fotográfica.

VII - determinar aos Comandantes do 1oBPTran e BPRv, que enviem à Diretoria de Apoio Logístico (DAL), no prazo de 05 (cinco) dias corridos a contar da ocorrência do sinistro, os Boletins de Acidente de Trânsito, inclusive com as fotos anexas.

VIII - informar que a Patrulha de Trânsito (PT) e a Patrulha Rodoviária (PR) só atenderão os acidentes de trânsito dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR).

IX - determinar que quando a viatura
envolvida em acidente de trânsito, furto ou roubo, for do interior e estiver fora de sua área de atuação, será acionado o Oficial de Operações, do local onde acontecer o fato.

X - determinar que quando a viatura envolvida em acidente de trânsito, furto ou roubo, for da Região Metropolitana do Recife (RMR), e estiver no interior do Estado, será acionado o Oficial de Operações, do local onde acontecer o fato.

XI - orientar que, o motorista ou qualquer componente da viatura envolvida em acidente de trânsito, furto ou roubo, acione de imediato o CIODS, Oficial de Operações, Fiscal do PJES ou Oficial de Dia, para que sejam tomadas as providências desta Portaria. Devendo quando possível ser arroladas testemunhas para apresentar ao Oficial encarregado da apuração.

XII - determinar aos Gestores da Frota das OME, que registrem no Sistema de Controle de Frotas no item Reparo, uma síntese do acidente de trânsito.

XIII - os casos não tratados nesta Portaria deverão ser objeto de expediente circunstanciado ao Diretor de Apoio Logístico (DAL), que encaminhará para as devidas providências.

XIV- esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: SUPLEMENTO NORMATIVO No G 1.0.00.025 05 DE DEZEMBRO DE 2012