Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Segurança no Sertão


Caro amigo adeilton, sou leitor assíduo do seu blog, e gostaria se possível, que o senhor publica-se essa matéria, não se trata de política, mais de trabalho e compromisso com os nossos fieis clientes, ou seja a sociedade, e que segundo informações todos esses recursos foram conseguidos com recurso de parcerias com os empresários locais, para garantir a segurança da sociedade pernambucana, fico grato amigo

O Tenente Coronel PM – Isaac Pereira Guerra, Comandante do 8ºBPM, auxiliado pelo Major PM – Lucieudo Ribeiro de Santana, Subcomandante da Unidade, através do Capitão PM - Fausto, Chefe da Seção de Planejamento e Estatística, deram inicio na manhã de sexta-feira (28) a Campanha de Preventiva de Segurança, intitulada "A MELHOR FORMA DE SE TER SEGURANÇA É COM MEDIDAS PREVENTIVAS", campanha esta que conta com uma parceria entre Policia Militar e empresas do Sertão Central como, CDL, Pergráfica, Posto Vila Bela, TJ Segurança e Casa da Construção.
Foram designados vários Policiais Militares do batalhão para fazer a entregas de Panfletos na feira livre e comércios de Salgueiro, com dicas de segurança, números de telefones úteis em caso de emergência, telefone de contatos de Viaturas Táticas e Graduado de Operações, para que com isso a sociedade tenha uma ferramenta a mais para lutar contra a criminalidade.
A intenção do movimento é contar com a ajuda da sociedade contra a violência, para que se possa diminuir o numero de crimes que ocorrem em nossa região.
Também foram feitas novas plataformas para que assim a visibilidade do policiamento seja ampla, em todo o evento carnavalesco. A luta do 8º BPM para garantir a segurança pública tem sido constante, cônscio dos seus deveres, Policiais Militares abnegadas estão atuando de forma preventiva e repressiva de forma eficaz, levando para a sociedade mais segurança e conforto durante o período de carnaval.

Esquema da Segurança para o Carnaval de Pernambuco de 2014

Carnaval, PM em Operação Tartaruga e o sumiço de Roseana



Publicado em  por raimundogarrone
roseana-sarney
Começa o carnaval na Ilha e, a população que ficou na cidade para curtir a festa de momo tem que lidar com a falta de segurança na cidade. Para piorar, a população de São Luís ainda precisa enfrentar uma suposta Operação Tartaruga da Polícia Militar em protesto. Enquanto isso, ninguém sabe, ninguém viu o paradeiro de Roseana Sarney.

Faz tempo que a governadora anda sumida. No carnaval, há muitos boatos sobre seu paradeiro, já que ela é um dos poucos governadores brasileiros que não divulgam agenda oficial.
Mas este ano Roseana Sarney não poderia se dar a esse luxo. Depois de um mês de janeiro de puro descontrole, as ruas da cidade ainda permanecem inseguras. Segundo blog do John Cutrim, 12 ônibus foram assaltados em apenas 5 dias.
Isso sem falar nas dezenas de assassinatos que ocorrem nos finais de semana, mostrando que o quadro da Segurança Pública em São Luís não anda nada bem. E a situação pode piorar com a decisão da Polícia Militar de realizar Operação Tartaruga – uma espécie de “greve branca”.
A definição dos PMs aconteceu porque, mesmo depois de passados 3 anos desde a greve dos policiais, Roseana Sarney não cumpriu o acordo feito de concedeu o aumento prometido aos policiais (o que não se confunde com reposição salarial).
Esses dois fatos mostram o total desprezo de Roseana Sarney para com a população de São Luís. A cidade fica insegura e com policiais desmotivados, com as viaturas trafegando no máximo a 20 km/h; sem a realização de abordagens, sem apreensão de veículos e sem empenhar-se no registro de ocorrências e na preservação de locais de crimes, fazendo conduções somente em estado de flagrante delito.
Enquanto isso, Roseana Sarney… Ninguém sabe, ninguém viu!
Fonte: Jornal Pequeno

Corregedoria prende um Major, um Subtenente e dois Cabos por segundo ela, eles terem feito críticas a PM em rede social


Publicação: 27/02/2014 16:40 Atualização: 28/02/2014 14:48

Quatro policiais militares, dois cabo, um major e um subtenente foram presos nesta quinta-feira (27/2) por determinação da Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal.  

Segundo informações preliminares, eles seriam responsáveis por postar críticas à corporação nas redes sociais, em aplicativos de mensagens eletrônicas e desobedecer ordens de superiores.

Dois mandados de prisão foram expedidos na última sexta-feira (21/2) e os outros dois nessa semana. Eles estão sendo ouvidos na Corregedoria da PM.

Assista à reportagem da TV Brasília 

Bombeiros e Polícia Militar realizam operação para o Carnaval no Piauí


Cidades do interior, com maior movimento, recebem centenas de bombeiros. 320 Militares fazem segurança de banhistas onde não há Corpo de Bombeiros.
Do G1 PI

O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Piauí preparou uma operação especial para o período de Carnaval no estado. As cidades do interior, com maior movimento neste período, vão receber centenas bombeiros para ajudar na segurança pública e também garantir o resgate de pessoas em caso de acidentes e salvamentos.

Nas cidades em que não há batalhão do Corpo Bombeiros, serão enviados militares da capital para dar mais segurança aos foliões. “Em cidades com maiores carnavais serão enviadas equipes especiais. Nas cidades de Barras e Água Branca, por exemplo, que não tem batalhão dos bombeiros, teremos equipes alertando os banhistas e prontos para atuar em casos de afogamentos ou outros acidentes. Nas cidades em que há batalhões, como Floriano e Parnaíba, as equipes serão reforçadas”, informa a major Najra Nunes.

Nas cidades do litoral, como Luiz Correia, equipes dos bombeiros também atuarão nas praias a partir deste sábado (1º). “Teremos equipes nas praias que comumente são mais utilizadas pelos banhistas. A população também deve ao chegar nestes locais, identificar onde está a nossa equipe, para, em caso de emergência, acionar os bombeiros de forma mais rápida. Também podem utilizar o 193”, explica a major Najra.

Já a Polícia Militar vai enviar 320 homens ao interior do estado. “Vamos reforçar o policiamento nas principais cidades do estado, com as festas de carnavais mais tradicionais”, disse a major Najra Nunes.

Foliões questionam ausência de policiais nas prévias de Olinda

PMPE: MALHAS da LEI e GATI 11º BPM Prende um dos homens mais procurado de Pernambuco.


a

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Polícia apreende cerveja de maconha em operação contra o tráfico


Santa Carina 
Além da bebida, foram encontrados 20g de maconha no ponto de vendas. Dono da casa onde foi encontrada garrafa será intimado a depor à polícia.
Líquido será enviado à perícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Do G1 SC

Durante uma operação contra o tráfico de drogas, a Polícia Civil de Araranguá , no Sul catarinense, encontrou uma garrafa de cerveja de maconha, de uma marca alemã. O dono da casa onde o líquido foi encontrado será intimado na próxima semana.

O local onde a garrafa foi encontrada era um ponto de venda de drogas, segundo o delegado Jorge Giraldi, responsável pela operação. O recipiente de 350 ml possui desenhos de folhas de maconha no rótulo e na tampa e nome em inglês. A bebida será enviada ao Instituto Geral de Perícias, que analisará se o líquido é realmente feito à base da droga. "Isso significaria que a bebida é ilegal", conforme o delegado.

Além da garrafa, no ponto de venda de drogas foram encontrados 20g de maconha, nove petecas de cocaína e uma balança de precisão digital. Esses materiais estavam na residência do suspeito de tráfico, que havia fugido no dia operação, 19 de fevereiro. Segundo o delegado, no local funcionava um lava-carros de fachada, já que a maioria dos clientes iam ao lugar em busca de entorpecentes.

Dois dias após a operação, os policiais localizaram o suspeito. Ele prestou depoimento sobre o ponto de venda de drogas, mas o delegado vai intimá-lo na próxima semana para que preste esclarecimentos sobre a procedência da garrafa da cerveja de maconha.

 

PCC iria resgatar marcola com helicóptero blindado e até avião!


PCC tem um plano para resgatar Marcola

Agência Estado

27/02/2014 às 07:30

Cadastre-se e ganhe 10 dias grátis do Jornal Virtual.

Divulgação

Um avião Cessna 510, um helicóptero Bell e um Esquilo blindado e com as cores da Polícia Militar armado com uma metralhadora calibre .30. Esses são alguns dos equipamentos que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está reunindo para o mais audacioso plano de fuga montado pela facção: o resgate de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outros três líderes, obtido pelo Estado e revelado no estadao.com.br. Para a polícia, a tentativa de resgate pode ocorrer a qualquer momento.

As informações estão em um relatório sigiloso preparado pela inteligência das Polícias Civil e Militar e pelo Ministério Público Estadual (MPE) em mãos da Justiça paulista. Para que o plano dê certo, três integrantes da facção tiveram aulas de voo em 2013 no Campo de Marte, na zona norte da capital. O professor dos bandidos foi, segundo o relatório, Alexandre José de Oliveira Junior, copiloto do helicóptero do deputado federal Gustavo Perrella (SDD-MG).

Oliveira Junior foi preso em 25 de novembro do ano passado no Espírito Santo pela Polícia Federal quando descarregava 450 quilos de cocaína de um helicóptero - a aeronave pertencia ao deputado. A facção começou seu plano em janeiro do ano passado (leia mais na página A19). Os bandidos montaram uma base em Porto Rico, no Paraná. De lá, iriam de carro até o Aeroporto de Loanda, também no Paraná, que seria o ponto central do plano.

Aeronaves compradas em São Paulo ou sequestradas pousariam em Loanda, na região de Maringá, onde carregariam a tropa de assalto do PCC. Seriam dois helicópteros - o Esquilo é o modelo usado pela PM. A intenção dos bandidos era camuflá-lo para que policiais que guardam a muralha da Penitenciária-2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, o confundissem com uma helicóptero Águia.

A outra aeronave carregaria a metralhadora e daria proteção ao Esquilo. Durante a aproximação, Marcola, Claudio Barbará da Silva, Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden, e Luiz Eduardo Marcondes Machado, o Du Bela Vista, sairiam de suas celas em direção ao pátio interno. As grades delas já estão serradas e camufladas. Os quatro bandidos subiriam em um cesto blindado, preso ao helicóptero.

Norambuena

O plano é semelhante ao executado em 30 de dezembro de 1996 pela Frente Patriótica Manoel Rodriguez (FPMR) para resgatar quatro de seus líderes detidos no CAS (Cárcere de Alta Segurança), em Santiago, no Chile. A ação tirou da cadeia, entre outros, Maurício Hernandez Norambuena, o chefe da FPMR, que seis anos mais tarde seria preso em Serra Negra, no interior de São Paulo, quando liderava o sequestro do publicitário Washington Olivetto.

Do Aeroporto de Loanda, os quatro criminosos do PCC seriam levados para fora do País, provavelmente em um Cessna 510. O destino seria o Paraguai, onde seriam aguardados por Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, que gerenciaria o tráfico de drogas para Marcola.

Só em dois voos feitos com aeronaves para testes do plano de resgate, a facção teria gasto, na primeira semana deste mês, R$ 35 mil. No dia 14, policiais do Paraná informaram aos colegas paulistas que haviam identificado um Cessna 510 que havia pousado em Loanda. A suspeita é de que ele seria usado. Eles não conseguiram, entretanto, o registro de um helicóptero usado nos voos de teste do PCC.

O atual plano substituiu outro, detectado em 2011 e 2012 em escutas telefônicas, conhecido como Cachorro Quente. Naquela época, o objetivo era fugir pelo solo. Para tanto, o PCC montou um arsenal com fuzis e pretendia sequestrar funcionários para ter acesso ao presídio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Polícia Militar ganha 20 bicicletas para rondas nas praias de Boa Viagem e Pina



Publicação: 26/02/2014 23:09 Atualização: 26/02/2014 23:13

Foto: Secretaria de Segurança Urbana do Recife/Divulgação
Foto: Secretaria de Segurança Urbana do Recife/Divulgação

Os policiais militares que fazem a segurança na orla das praias de Boa Viagem e Pina receberam um reforço para as atividades. A Secretaria de Segurança Urbana do Recife, em parceria com a Sertel, entregou, na manhã desta quarta-feira (26), 20 bicicletas para o 19º Batalhão. Os equipamentos também serão utilizados nas rondas próximas às escolas dos bairros.

A iniciativa partiu da parceria entre os Pactos Pela Vida do Recife e do estado.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Concursados da PMPE reivindicam mais contratações


Folha de PE

Com 2.100 vagas abertas em edital, efetivaram-se 3.341 candidatos

Em busca de apoio dos deputados estaduais, os aprovados no concurso público de 2009 da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) se reuniram, mais uma vez, em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), área central do Recife, na tarde desta terça-feira (25). Eles querem novas contratações e argumentam que elas são necessárias devido à defasagem de efetivo no Estado. Os concursados pretendem agendar uma audiência pública para o dia 12 de março, logo após o Carnaval. Para isso, também precisam do apoio dos parlamentares.

De acordo com os manifestantes, o governador Eduardo Campos teria declarado que iria promover novas convocações antes de deixar o cargo. "Nós queremos saber se ele vai cumprir com o que prometeu e realizar as convocações antes de sair do posto para concorrer à presidência. Queremos pedir que ele lembre de nós. Dessa forma, ele vai lembrar de toda a população pernambucana", disse Jackson Felipe, da Comissão dos Aprovados da PM.

Segundo o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), os parlamentares estão acompanhando a situação dos concursados. "Nós estamos acompanhando a luta deles. Há um compromisso em convocar esses aprovados, por isso vamos conversar com o líder do Governo, o deputado Waldemar Borges, sobre o assunto", comentou. 

"Nós sabemos que o número de convocações foi superior ao estipulado no edital do concurso, porém o certame teve o prazo de validade renovado até 2015. Além disso, a quantia de policiais é insuficiente e a população está insegura", argumentou um dos candidatos, Anderson Figueiredo.

A causa deles sensibilizou até quem está dentro da corporação, como o soldado Jelton Passos, de 43 anos, militar há 20. "Nós buscamos o apoio de toda a sociedade. Hoje, há 5 mil policiais a menos do que o necessário", relatou. Ele declarou que aproximadamente 700 militares vão para a reserva todos os anos, ampliando-se, portanto, a demanda. "O Estado está crescendo, por isso é imprescindível haver novas convocações", completou.

Saiba Mais

O concurso público da PMPE, realizado em 2009, só foi homologado em 2011. Ele é válido até fevereiro de 2015, devido à prorrogação. Na última quarta-feira (19), os manifestantes entregaram um ofício aos deputados estaduais pedindo apoio à causa deles. Segundo os candidatos, apesar de já terem sido chamadas mais pessoas do que o estipulado no edital, a Polícia está com o quadro defasado. 

Com 2.100 vagas abertas em edital, efetivaram-se 3.341 aspirantes a soldados, segundo informou à assessoria do líder do governo estadual na Alepe, o deputado Waldemar Borges.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Polícia Militar do Piauí usa rede social para receber denúncias


Piaui 
Segundo capitão, ideia de abrir esse serviço partiu da própria população. Batalhão já usava perfil no facebook para receber denúcias da população.
Capitão Fábio Abreu do Batalhão da Rone (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Do G1 PI

O Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especiais (BPRone) lançou nesta terça-feira (25) mais um canal de comunicação direta com a população do Piauí. Além do 190 e do perfil do Facebook, o BPRone disponibiliza agora um número via WhatsApp.

Segundo o capitão Fábio Abreu, subcomandante do batalhão, a ideia de abrir esse novo serviço partiu da própria população. “Era uma necessidade que foi solicitada pela própria comunidade e que nós acatamos por avaliar que a ferramenta só tinha a nos auxiliar no trabalho diário”, explicou Abreu. 

Para Fábio Abreu, os recursos do aplicativo para celular podem auxiliar bastante a ação policial. “O cidadão pode enviar vídeos ou fotos do local em que ele suspeita que esteja acontecendo algum ilícito e através disso poderemos apurar com mais facilidade a denúncia”, afirmou o capitão. 

No entanto, o oficial ainda relatou que as ferramentas de internet tem ajudado a polícia. “Já fechamos vários pontos de vendas de droga na capital através de denúncias feitas pela própria população via facebook, com isso, esperamos intensificar o número de ocorrências e assim dar uma resposta à sociedade”, afirmou o subcomandante. 

Ele alertou para que os cidadãos evitem usar o serviço para passar trotes. “Nós vamos ter que filtrar as informações, porque, temos consciência que algumas pessoas mal intencionadas podem se manifestar”, completou. O número do WhatsApp do BPRone é (86) 8862 1066.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Duas mulheres e um policial militar morreram após tentativa de assalto em região nobre de Cuiabá



24/02/2014 - 16h54  

Da Redação

O policial militar Danilo César, lotado no 10º Batalhão da Polícia Militar e Karina Fernandes Gomes, funcionária da casa de câmbio Parcan, localizada ao lado de uma agência bancaria na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Cuiabá, e uma idosa, ainda não identificada, foram mortos durante a tentativa de assalto, por volta dás 16h, desta segunda-feira (24). O local é uma das áreas mais nobres da Capital, nas imediações da Praça Santo Dumont.

De acordo com testemunhas, ao ouvirem os disparos dos bandidos que matou a funcionária do estabelecimento, dois policiais que trabalhavam nas imediações, correram até o local e se depararam com os bandidos saindo da casa de cambio.

Na troca de tiros, um dos policiais, o soldado Danilo César, foi ferido e morreu logo após ser socorrido no Pronto Socorro de Cuiabá. Na fuga, um dos bandidos roubou um veículo Honda Fit, e acabou atropelando e matando uma mulher idosa, na Rua Cândido Mariano. O bandido estaria baleado na costela.

O helicóptero Águia da Polícia Militar e diversas viaturas fazem buscas em várias regiões da Capital.


Fonte: O Documento 

PMDF apura embriaguez de oficial visto caído e armado ao lado de carro



24/
02
Sindicância Apura DesvioPor Ricardo Moreira

Cópia da ocorrência que cita o tenente-coronel Francisco Eronildo Feitosa Rodrigues (Foto: G1 / Reprodução)...

 

Um tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal foi encontrado na manhã desta segunda-feira (24) caído numa rua de Águas Claras ao lado de uma viatura da corporação, com uma pistola .40 na cintura e com sinais de embriaguez. A cena foi comunicada à corporação, por meio do telefone 190, às 6h25 desta segunda por uma pessoa que não quis se identificar.

 

O G1 teve acesso, com exclusividade, a uma cópia da ocorrência. Nela, o nome do oficial citado é do tenente-coronel Francisco Eronildo Feitosa Rodrigues, de 41 anos. O G1 não conseguiu contato com o tenente-coronel. Ele foi nomeado nesta segunda-feira (24) para integrar uma comissão que será responsável por realizar um estudo sobre a reestruturação das carreiras dos policiais militares. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do DF.

 

A PM enviou uma nota na tarde desta segunda dizendo que "será instaurada a competente sindicância para apuração" e que o oficial "será substituído na comissão para o qual fora nomeado". A PM afirma ainda que o tenente-coronel será "apresentado ao Centro de Assistência Social da PMDF, para avaliação de seu estado de saúde".

 

Após a ocorrência ter sido comunicada à Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), uma viatura da PM foi até o local onde o tenente-coronel estava. O histórico final da ocorrência confirma que o oficial apresentava sinais de embriaguez e que o militar foi localizado caído, fora da viatura, desacordado e com uma pistola .40 na cintura. A arma estava com dez balas intactas. Os PMs que chegaram ao local constataram que um dos pneus do carro onde estava Rodrigues estava furado.

 

Os PMs foram orientados pela Ciade para levar o tenente-coronel até a residência dele, em Vicente Pires, onde a pistola.40 foi devolvida ao oficial. No texto da ocorrência, há a informação de que o comandante-geral da PM, coronel Anderson Moura, "tem ciência de toda a situação".

 

Denúncia de abuso

O tenente-coronel Francisco Eronildo Feitosa Rodrigues responde, no Tribunal de Justiça do DF (TJ), a um processo por tentar agarrar, em 26 de agosto de 2012, uma garçonete de um bar em Vicente Pires. O caso foi filmado por câmeras de segurança do estabelecimento.

 

A garçonete, à epoca com 22 anos, acusou o tenente-coronel, aparentemente embriagado, de tentar beijá-la. Uma sargento da PM, que passava pelo local de carro, parou e tentou impedir o ataque à garçonete. Sem saber de que se tratava de um oficial da PM, a sargento tentou prendê-lo. O tenente-coronel ignorou a ordem e também tentou beijar a graduada, que se esquivou do colega.

 

A ação contra o tenente-coronel foi acolhida pelo TJ no dia sete de novembro de 2012. Até a publicação desta reportagem, a última movimentação do processo tinha sido em 10 de dezembro do ano passado, sem que houvesse decisão da Justiça sobre o caso.

Fonte: G1 DF

Polícia Militar usa óculos para filmar professores durante passeata no Rio


Os policiais militares que acompanham a passeata dos professores das redes municipais e estaduais do Rio de Janeiro estão usando óculos para filmar os manifestantes. Docentes iniciaram fizeram uma passeada da Candelária, e estão chegando na Cinelândia onde farão uma aula pública.

A PM ainda não comentou o uso do aparelho, e qual seria o objetivo da filmagem desta tarde. A manifestação segue tranquila, e conta com cerca de 300 pessoas. Mais cedo, o Sepe infomou que 2 mil servidores participavam da manifestação na Prefeitura do Rio. Já de acordo com a Polícia Militar, apenas 150 pessoas se encontravam no local.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sindicato acusa Policiais de agressão a Jornalista.


São Paulo: Polícia Militar agride jornalistas durante protestos
A Polícia Militar do Estado de São Paulo voltou a tratar a imprensa com muita violência. Desta vez foi durante as manifestações contra a Copa realizadas ontem (22/02), no Centro de São Paulo. Em meio a bombas e balas de borracha os jornalistas levaram a pior. Policias sem identificação agrediram os profissionais de imprensa e vários ficaram feridos e tiveram seus equipamentos danificados.
Um dos responsáveis pela violenta operação policial, afirmou que pessoas que se “considerassem” agredidas pelos policiais, podem procurar a Corregedoria da PM, porém advertiu que terão que reconhecer o responsável pela agressão. Missão que se mostra impossível com policiais sem identificação.
 
"O governador Geraldo Alckmin deve uma explicação à sociedade, por qual motivo a sua polícia, sem identificação, agride sistematicamente os jornalistas?", questionou André Freire, secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

Fonte: O Jornalista

sábado, 22 de fevereiro de 2014

NOVE BANDIDOS SÃO MORTOS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM MG


Minas Gerais 

Uma operação envolvendo cerca de 120 policiais militares e civis de Minas Gerais e São Paulo frustrou a ação de uma quadrilha especializada em roubo a banco e terminou com a morte de nove criminosos, na madrugada deste sábado (22), em Itamonte, no Sul de Minas. Outros cinco suspeitos foram presos e um continua foragido.
 
A ação conjunta, que contou ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vinha investigando o grupo - formado por assaltantes mineiros e paulistas - há pelo menos oito meses, conforme o delegado chefe do 17º Departamento de Polícia Civil de Pouso Alegre, João Euzébio, responsável pela operação. Além de roubar caixas eletrônicos das cinco agências da cidade, a quadrilha planejava dominar o pelotão da Polícia Militar local.
 
"A quadrilha, especializada em explosão de caixas eletrônicos, vinha atuando no ramo em agências de Minas Gerais e de São Paulo. Desde pelo menos meados do ano passado, diversos roubos já haviam sido praticados. Nesta semana, tivemos a informação de que agiriam no Sul de Minas", explicou o delegado.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc) para a região Sudeste, Cylton Brandão, a migração dos criminosos entre os estados é constante. "É conversando diariamente que podemos nos preparar melhor para enfrentar as quadrilhas cada vez mais articuladas que atuam pelo interior do país”, explica o chefe da Polícia Civil de Minas. 
 
A ação
 
Nesta madrugada, após o trabalho de inteligência das polícias, a ação dos criminosos foi descoberta e um plano de ataque armado no centro da cidade. Após atacarem uma agência do banco Bradesco, os bandidos foram surpreendidos pela polícia e houve troca de tiros. Durante a perseguição policial, que percorreu ruas e avenidas da cidade, nove deles acabaram mortos e outros cinco foram presos. Um policial civil de São Paulo também foi atingido e está internado em um hospital de São Lourenço, na região. Ele não corre risco de morrer.
 
Sete carros foram apreendidos, além de forte aparato que seria utilizado durante a ação, como fuzis, espingardas calibre 12, pistolas, bananas de dinamite, munição e coletes à prova de bala. O material roubado da agência bancária foi recuperado, mas a polícia ainda não contabilizou o prejuízo ao banco nem o valor em dinheiro retirado dos caixas.
 
Um suspeito, que fugiu a pé por um matagal, está sendo perseguido pela polícia.












Texto: Hoje em Dia
Blog Combate Policial

Carro da Polícia Militar capota durante perseguição no interior do PR

Paraná 
Motorista fez manobras arriscadas e seguiu em alta velocidade, em Palmas. Policiais tiveram ferimentos leves; rapaz pagou fiança e foi liberado.

Carro da Polícia Militar capotou enquanto perseguia um veículo em alta velocidade, em Palmas, no Paraná, na noite de sexta-feira (Foto: Divulgação/PM)
Do G1 PR
Um carro da Polícia Militar (PM) de Palmas, na região Sul do Paraná , capotou durante uma perseguição no fim da noite de sexta-feira (21). Os policiais tentaram abordar um veículo que estava fazendo manobras perigosas no Centro da cidade quando o acidente aconteceu. Os dois soldados sofreram ferimentos leves. O motorista foi conduzido à delegacia, mas pagou fiança durante a madrugada deste sábado (22) e foi liberado.
De acordo com a PM, depois de desobedecer às ordens policiais, o motorista do carro dirigiu em alta velocidade pelas ruas de Palmas . Durante a perseguição, o soldado da PM perdeu o controle da direção no cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Rafael Ribas e capotou. O carro ainda colidiu com um poste da rede elétrica.
Ainda segundo a PM, o rapaz continuou a fuga. Outra equipe da polícia foi chamada para tentar localizar o motorista. O carro foi encontrado nos fundos da residência dele. A PM identificou o condutor e realizou o teste de bafômetro, o qual resultou em 0,54 mg/l. Os soldados da PM também fizeram o teste e não foi constatada a ingestão de bebida alcoólica.

PM vai testar policiais praticantes de artes marciais contra black blocs


Polícia utilizará pela primeira vez oficiais praticantes de artes marciais, desarmados, para monitorar ação de vândalos infiltrados em protesto

Eduardo Gonçalves
Foto 1 / 74
AMPLIAR FOTOS
Manifestantes na avenida Paulista em São Paulo (SP), protestando contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, na noite deste sábado (25)
Manifestantes na avenida Paulista em São Paulo (SP), protestando contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, na noite deste sábado (25) - Ivan Pacheco
A Polícia Militar de São Paulo destacará neste sábado, pela primeira vez, um grupo de policiais praticantes de artes marciais, que receberam treinamento para monitorar a ação de vândalos mascarados em protestos na capital paulista. Neste sábado, foi convocada uma manifestação contra a realização da Copa do Mundo, no centro da cidade.
Segundo o capitão da PM Emerson Massera, o grupo de policiais atuará uniformizado, com capacete, cassetete e algemas – sem nenhum tipo de arma letal. A intenção da PM é que esses oficiais entrem em ação para retirar os black blocs dos protestos antes do início do quebra-quebra. O efetivo destacado será de 80 policiais. "O objetivo é cessar [o quebra-quebra] com uma primeira investida, com o uso da força física", disse Massera.
Simultaneamente, no mesmo horário da manifestação, o Departamento de Investigações Criminais (Deic) convocou black blocs já identificados para prestar depoimento. A intenção é impedir que esses mascarados compareçam ao protesto convocado pelo Facebook para a tarde deste sábado.

Reprodução/Facebook
Intimação publicada na página virtual dos Black Blocs
De acordo com a PM, outro grupo de policiais, munidos de bombas de efeito moral, balas de borracha e gás pimenta estará na retaguarda, de prontidão. Além desse efetivo, a polícia também fará trabalho de inteligência, com câmeras e policiais à paisana infiltrados entre os manifestantes. "À medida que aumentar o potencial de agressão, aumentará o potencial de reação da polícia. Bala de borracha é o último recurso", afirmou Massera.
O comando da PM também convocou policiais de folga para reforçar o contingente neste sábado. Massera afirmou que a PM está se preparando “exaustivamente” para conter os excessos nos protestos. Segundo ele, as redes sociais estão sendo monitoradas diariamente para identificar os líderes dos Black Blocs. Mais de 13.000 pessoas confirmaram presença no ato deste sábado.

Artefato Explosivo – Nesta sexta-feira, o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gate) fez uma demonstração do poder de fogo do artefato apreendido com os manifestantes Fabrício Proteus Chaves e Marcos Rosencrantz no primeiro protesto contra a Copa deste ano. Na ocasião, a dupla foi abordada por policiais após a dispersão da manifestação. Rosencrantz foi detido, e Chaves perseguiu um policial. Em seguida, com a chegada de outros policiais, tentou fugir. Ao ser abordado, sacou um estilete e acabou baleado.
O artefato incendiário é composto de uma mistura de açúcares e oxidantes e foi produzido artesanalmente. Segundo o capitão do Gate Ricardo Folks, entre os materiais utilizados estava nitrato de potássio — elemento químico que tem a venda controlada pelo Exército. “Colocado em baixo de um carro ou ônibus, o artefato poderia causar uma explosão. Numa pessoa, ele causaria lesões”, disse.

O Gate também demonstrou o potencial explosivo do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade no Rio de Janeiro. O rojão atingiu uma altura superior a 50 metros de altura. Questionado se o rojão e o artefato feito com nitrato de potássio são os explosivos mais comuns encontrados com os Black Blocs, Folks respondeu que o grupo é “uma caixinha de surpresa que a cada novo protesto aparece com algo novo”.

Fonte: Revista VEJA