Comando Geral da PM paga fiança de sargento preso por porte ilegal de arma
Apesar do crime cometido pelo PM ser previsto pela Lei do Desarmamento, Zanoni Porto alegou desconhecer a razão da prisão.
Preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, na última quinta-feira (26), pelo delegado titular do 16ª Distrito Policial da Vila Embratel, Danilo Veras, um sargento do Comando Geral de Polícia Militar do Maranhão foi solto após o pagamento de fiança, feita por ordem do chefe maior da tropa, o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni Porto.
CORPORATIVISMO Comandante da PM mandou pagar fiança de sargento preso por porte ilegal de arma de fogo. Foto: Reprodução
A prisão ocorreu após o sargento – conhecido como Leite – apresentar no 16ª DP dois adolescentes que praticavam um assalto a um comércio na comunidade. O PM teria utilizado a arma na apreensão dos infratores.
Encaminhado para o Presídio Militar, no retorno do Calhau, Leite recebeu a solidariedade do alto comando dos colegas de farda, apesar do fato grave.
Apesar do crime cometido pelo PM ser previsto pela Lei do Desarmamento, com pena que varia de 3 a 6 anos de reclusão – independente do serviço prestado à sociedade com a apreensão dos meliantes, o comandante da Policia Militar do Maranhão alegou desconhecer a razão que motivou a detenção de seu subordinado.
- A Polícia Militar está 24 horas a serviço da população. Lamentei e não entendi a postura do delegado em prender o sargento no exercício da profissão. Ele apresentava dois menores infratores na delegacia. Em vez do delegado cumprir o auto de infração cometido pelos adolescentes, acabou o militar sendo surpreendido pelo delegado e autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Estou esperando a decisão judicial para o relaxamento do flagrante. A Polícia Militar vai apurar para saber a quem pertence a arma. E se houve abuso por parte do delegado vamos representá-lo – afirmou Zanoni, antes mandar pagar a fiança do sargento.
28 dezembro de 2013 as 14:30
não entendi nada o estado fornece uma arma para o policial um policial mesmo de folga tem direito de andar armado com sua arma pois ele e altoridade mesmo de folga
28 dezembro de 2013 as 17:57
Infelizmente, este é o nosso País, bandidos soltos e um delegado preocupado com a arma do Sargento que fez a prisão, livrando a sociedade de marginais. Sinceramente ficamos refens de um sistema feito para defender bandidos, refens de um governo federal que nao tem força para mudar nada em relação a segurança pública. Um dica á pupulação ao prender bandidos vão desarmados ok, isso serve tambem para os policiais……………e viva a impunidade!!!!!!!!!!!
29 dezembro de 2013 as 22:18
Por esta e outras razões que tem que acabar com essa divisão de policias, parar de ser policia pela metade e passar a ser policia inteira que se faz o policiamento até o fim da apresentação e indiciação dos fatos. Temos que ser imparciais e saber que este modelo de policia que temos é arcaico e da vazão a estes destemperos de alguns ditos policiais a querer fazer de otário o seu irmão de serviço. Isso só acabará quando deixarmos de lado o corporativismo e implantarmos uma policia de fato INTEIRA e não pela metade.