Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reunião Extraordinária

Pessuti abre encontro nacional de polícias e bombeiros militares


O governador Orlando Pessuti anunciou, nesta quarta-feira (17), a criação do 6.º Comando Regional da Polícia Militar, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O anúncio foi feito na abertura da 3.ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Um dos destaques da reunião será o policiamento em grandes eventos esportivos, já que o Brasil receberá a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

Representantes das instituições dos 27 estados brasileiros trocam informações sobre boas práticas em segurança pública, para, na sexta-feira (19), último dia do encontro, escreverem a Carta de Curitiba. Pessuti lembrou da sua atuação como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para destacar a importância de encontros entre representantes dos Estados. “Desde aquela época valorizo muito esse tipo de reunião. Tem gente que acha que se trata apenas de confraternização, o que não é verdade. São reuniões de trabalho”, afirmou o governador.

As recentes medidas de reestruturação da Polícia Militar e o aumento do seu efetivo também foram destacados pelo governador. Em 2010, o Governo do Estado contratou 2 mil policiais militares e 516 civis. Os militares estão, desde outubro, patrulhando as ruas em estágio supervisionado, principalmente em Curitiba e região metropolitana. “Foram 25 medidas que tomamos para a nossa segurança pública - criamos a corregedoria, o grupamento aéreo, o batalhão de operações especiais, comandos regionais e também o batalhão de eventos, que vai ser estruturado”, enumerou Pessuti.

EVENTO – Além da segurança em grandes eventos, a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG - PM/CBM), também vai debater o policiamento comunitário, corregedorias a crimes ambientais, entre outros temas. “O foco é a troca de experiências entre policiais, para conhecer as boas práticas nacionais e aplicá-las em outros lugares”, afirmou o presidente da CNCG e comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo.

Também participaram da abertura o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, também presidente da regional sul do conselho; o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa; e o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, João Kopytowski.

CONSELHO – O Conselhol tem, entre outras finalidades, participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas à segurança pública, propondo medidas e colaborando na sua implantação; acompanhar, em articulação com os órgãos competentes, a implementação da política nacional de segurança pública e contribuir para a correspondente formulação de ações regionais.

O Conselho também promove e intensifica a aproximação entre as instituições militares estaduais, visando à integração de esforços no sentido do exercício de sua representatividade político-jurídica; e promove intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, objetivando ao aprimoramento técnico-científico das atividades policiais militares e de bombeiros militares.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60366&tit=Pessuti-abre-encontro-nacional-de-policias-e-bombeiros-militares&ordem=150000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.