Eles saíram da Praça do Derby e seguem para a Assembleia Legislativa.
Pauta pede reajuste de vale-alimentação e atualização do plano de cargos.
Do G1 PE
Cerca de 300 policiais e bombeiros militares participam de uma caminhada, na tarde desta sexta-feira (25), no Recife, com saída da Praça do Derby, em direção à sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora. O objetivo dos manifestantes é entregar aos deputados uma pauta com 18 reivindicações da categoria. "É um absurdo a gratificação de um coronel ser maior que o salário de um soldado. Esperamos que o governo esteja aberto a ouvir as queixas, especialmente em um ano de Copa do Mundo, em que a categoria se sente despreparada para proteger a população", afirma o soldado Alberisson Carlos, um dos organizadores da manifestação.
Entre os principais itens que constam da pauta estão a entrega de kits de trabalho (compostos por colete, arma e algema) para todos os PMs de Pernambuco; reajuste das gratificações para as variadas patentes, com base no risco de vida de cada uma; reajuste no vale-alimentação, dos atuais R$ 10,30/dia para R$ 25/dia; atualização do plano de cargos e carreiras; extinção da determinação que obriga a redução do salário, retirada de arma e trabalho administrativo para PMs que estão sob investigação pela Corregedoria. "Há PMs que estão há oito anos nessa situação, com salários reduzidos, sem que a investigação seja concluída", reclama Carlos.
Questionado sobre a adesão da categoria à manifestação, ele informou desconhecer esse quantitativo. "Muitos têm medo de aderir por temor de represália", informou. Atualmente, há cerca de 20 mil PMs e 3 mil bombeiros militares no estado. Procurada pelo G1, a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, entidade de classe que representa a categoria, informou que não vai se pronunciar sobre a manifestação.
Uma equipe da Patrulha do Bairro acompanha a manifestação, que segue pela Avenida Conde da Boa Vista até a Alepe. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também estão na caminhada, à frente da marcha, facilitando a passagem na hora de fechar os cruzamentos.
Adeilton, como bom representante que é da categoria policial não deveria postar um uma reportagem depreciativa e mentirosa como essa... Vejo isso como uma manobra de enfraquecer o movimento nem preciso estar lá pra saber que tinha ontem muito mais de mil policiais. Então, o leitor desse jornal e do seu blog acreditam na informação... Deixando fraco o movimento que reuniu e a imagem não deixa nenhuma dúvida... Certamente havia ali de mil e quinhentos a três mil. Isso é minha visão poderia opinar pra muito mais.
ResponderExcluirEu concordo com você e vou mais além, acho que tinha mais deseja mil PMs e BMs, mas a informação tem que ser postada para que nosso povo possa saber a imprensa que tem!
ResponderExcluirA tropa não sabe a força que tem! Vamos a luta compaheiros em busca de melhorer remuneração e condições de trabalho, depois de analizar essa pauta vamos aguardar a proposta dos parlamentares para agir com mais força no movimento! Avante PMPE!
ResponderExcluir