Coronel Julio Cezar ocupava o comando da direção de Logística da corporação. Também foi afastado o corregedor Coronel João Antônio da Costa Fernandes
gazeta online
Na manhã desta terça-feira (28) foi afastado pelo comando da Polícia Militar o coronel Julio Cezar do cargo de Diretor de Logística da Corporação por 30 dias por conta das declarações dadas por ele contra a instituição. Também foi afastado o corregedor Coronel João Antônio da Costa Fernandes.
De acordo com nota enviada pela a assessoria de comunicação da Polícia Militar do Espírito Santo, o Comando Geral da corporação vai instaurar um inquérito policial militar para apurar os fatos.
"Por fim, o Comando Geral comunicará o Procurador Geral de Justiça das providências tomadas e solicitará apoio do Ministério Público no acompanhamento dos fatos", diz a nota.
Relembre o caso
Uma gravação do Ciodes mostra a reação explosiva do coronel da Polícia Militar, Julio Cezar. O coronel defendia um advogado, amigo dele, que foi barrado pela polícia porque estaria dirigindo em alta velocidade numa rua de Vitória. Abaixo leia a transcrição do diálogo. Na edição desta terça (28) confira declarações exclusivas feitas pelo militar para A GAZETA.
Atendente Ciodes: Ciodes, capitão Roger, boa noite
Coronel Julio: ô Roger, é o coronel Júlio, tudo bem
Ciodes, capitão Roger: Tudo, chefe
Coronel Julio: Rapaz, manda ver o que tá acontecendo naquele posto de trânsito de Jardim Camburi..
Ciodes, capitão Roger: Já mandei, já
Coronel Julio: Porque tem um advogado, inclusive ele é advogado do coronel Corso, só que o Corso tá de férias.
Ciodes, capitão Roger: Eu falei com ele agora pelo celular
Coronel Julio: E ele tá achando, pelo que eu tô entendendo, ele é uma pessoa que eu conheço muito, ele tava ontem na minha residência assistindo jogo comigo... eu tô achando que a polícia tá excedendo. Agora, eu tô julgando de longe. Manda alguém de fora ver isso pra gente não ter que entrar para autuar alguém aí...
Coronel Julio: Os soldados estão, assim, fora do normal. O soldado é igual leão em cima de carne
Ciodes, capitão Roger: Mas me falaram o seguinte nessa ocorrência...o coronel Henrique ligou pra falar desse advogado.
Coronel Julio: Esse rapaz é advogado de uma centena de oficiais da PM
Ciodes, capitão Roger: O que que acontece, eles falaram que o rapaz mudou de faixa e, então eles foram orientá-lo... adverti-lo.
Coronel Julio: Pegaram o cara dentro do supermercado
Ciodes, capitão Roger: No estacionamento
Coronel Júlio: Nãoooo, sem fundadas suspeitas, a lei é clara. Eu vou sentar o ferro nesses "policia", eu vou lá e vou prender esses 'cara'
Ciodes, capitão Roger: É, me falaram o seguinte... orientaram a conduzir ao posto de trânsito.
Coronel Julio: Não é o que que falaram, é o que a Lei fala. Você é o oficil de servição. O que que a Lei fala: só pode abordar com fundadas suspeitas. A polícia já começa errado...
Ciodes, capitão Roger: a princípio ele tinha cometido uma infração de trânsito
Coronel Julio: Qual o oficial que você mandou lá?
Ciodes, capitão Roger: Não mandei oficial, não. Mandei o próprio policial de trânsito lá.
Coronel Julio: Ô Roger, eu tô te determinando. Manda um oficial lá! Antes que dê problema e que sobre pra você e pra quem tiver nessa merda.
Ciodes, capitão Roger: Eu vou mandar
Coronel Julio: Essa polícia eu conheço bem porque eu sou coronel dela, hein! Se der problema pra esse rapaz eu vou mandar prender vocês. Porque eu tô vendo que a polícia tá se excedendo.
E como essa porcaria tá tudo 'gravado'...eu tô dizendo a você, tô de dando ordem, manda lá!
Ciodes, capitão Roger: Tô mandando lá, agora
Coronel Julio: Não é possível que essa merda dessa PM vá fazer bobagem com uma cara que eu conheço, que tava dentro da minha casa vendo jogo comigo ontem, que é advogado do corregedor da polícia, que é advogado de mais de 100 oficiais da polícia. Eu vou ligar para o comandante da polícia e vou mandar prender os 'polícia' lá. E eu vou lá e prendo. Você me liga urgentemente me dando esse retorno.
Ciodes, capitão Roger: Tá certo, vou ligar pra lá.
Cabos e soldados não se consideram milicianos, como disse coronel
A gravação do Ciodes mostrando a reação do coronel da Polícia Militar, Julio Cezar, ao defender um amigo advogado flagrado dirigindo em alta velocidade pela polícia e praticamente condenando e ameaçando de prisão o soldado responsável pela ocorrência causou indignação entre os praças da Polícia Militar.
O diretor da Associação de Cabos e Soldados da PM, Flávio Gava, classificou como falta de respeito as declarações do oficial. Não aceitamos esse tipo de pressão. Há muito tempo não vejo isso acontecendo. Nós agimos dentro da lei", disse Gava.
De acordo com o soldado Flávio Gava, a Associação ainda não tomou conhecimento concreto das declarações feitas pelo coronel Julio Cezar Costa, mas ainda assim acredita que o soldado responsável pela abordagem ao amigo do coronel tenha tido razão ao fazer a ocorrência."Queremos que o governador determine a apuração rigorosa de todos os fatos envolvendo essa situação e que seja penalizado os que realmente agiram de forma errada.
"O pau de dá em Chico também tem que dar em Francisco. Porque nós soldados temos que ser achincalhados? Nós honramos o brasão que ostentamos na farda. Estamos na ponta da lança defendendo a sociedade. Ninguém brinca colocando a vida em risco", frisou o diretor da Associação de Cabos e Soldados.
Flávio Gava disse ainda que já está cansado de ver tanta impunidade nas camadas superiores da Polícia Militar do Espírito Santo. "Nós cabos e soldados cansamos de ver tanta punição nas camadas inferiores e nenhuma atitude mais concreta em relação aos oficiais. Queremos que o tratamento seja igual".
De acordo com a Associação não falta comando à Polícia Militar e nem a instituição está se tornando um grupo paramilitar, como as milícias. "Me estranha ouvir que falta comando na Polícia Militar de um dos integrantes do Alto Comando. Não há bandalheira e não somos milicianos. Somos ordeiros", disse Gava.
Para ouvir o audio da conversa clique no link abaixo.
http://www2.gazetaonline.com.br/includes/paginas/popup_cbn_audio.php?wma=cbnmat_100927_01_wmbl.wma
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/09/672481-coronel+que+chama+pm+de+m++e+afastado+do+cargo+por+30+dias.html
Isso é um coronel de merda.
ResponderExcluirSe fosse uma praça seria presa como foi um coronel ele é afastado e depois volta assumindo outra função é ta tudo certo, quer apostar que a praça que abordou o advogado amigo dele vai ser punido ou tranferido ou as duas coisas?
ResponderExcluirÉ assim que eles no veêm por isso que eu não voto em Oficial, essa é visão deles em relação as praças.
ResponderExcluirEsse é o Pastor Júlio Cezar!!!Bom exemplo de como devemos nos comportar...
ResponderExcluirRapaz, esse coronel vai se F... acho é pouco. Ele tem que virá um "martin inverso". Para desmilitarizar de vez essa PM. Retrato retrogrado dessa corporação inergumina e covarde!
ResponderExcluirDesmilitarização já!!!
ResponderExcluirAs Polícias Militares estão sucateadas, desmoralizadas, na UTI por que os seus oficiais são uma praga, sem ética, escrúpulos, imorais, praticantes de orgias, usam drogas, assediam as polciais femininas, ou dão ou são perseguidas, e outras condutas imcompatíveis com o decoro e a ética policial militar para o exercício da função, o que dirá comandar essa instituição.
TEM QUE DESMILITARIZAR MESMO!!! VAI TODO MUNDO PRA RUA TRABALHAR, ACABAR COM ESSE NEGÓCIO DE POLICIAL EM QUARTEL, O PM DEVE DAR LUGAR AO EXECUTIVO DE SEGURANÇA PÚBLICA, TER SEU PRÓPRIO ARMAMENTO E EQUIPAMENTO, TER DIREITO A SIDICALIZAÇÃO, A EXEMPLO DA PF, PC, PRF etc, mas o governo não quer desmilitarizar pois o militarismo favorece o controle de cabresto e mau uso da máquina para satisfação de interesses e desejos pessoais, deixando a seg. pública em último plano...