Forças Armadas irão apoiar a Policia sueca com helicópteros
Por: Mena Barreto | Categorias: EuropaNenhum comentário
O esquadrão de helicópteros das Forças Armadas da Suécia vai apoiar a Polícia Nacional sueca com helicópteros biturbina médio-pesados, de acordo com uma novo projeto do governo sueco. A verba para implementar tal cooperação será previsto no orçamento de outono, de acordo com as Forças Armadas. A operação será implementada gradualmente, a partir de Janeiro de 2014.
O apoio militar vai reforçar as capacidades da polícia e vai atuar como um complemento à própria unidade de helicóptero da polícia. A unidade aérea da polícia sueca opera seis helicópteros Eurocopter EC 135 P2, para cobrir todo o país, e atualmente está em processo de avaliação pública para renovação da frota.
A necessidade de um helicóptero médio-pesados às vezes pode ser crucial para que a polícia sueca, em especial a Força Tarefa Nacional, seja transportada e atue rapidamente em ocorrências graves. Um exemplo evidente foi os ataques de terroristas noruegueses na ilha de Utoya em julho de 2011.
“Exatamente o tipo de operações [ que este apoio cobrirá ] é difícil dizer agora, as Forças Armadas e a polícia irão discutir e chegar a um acordo sobre como ela deve ser projetado. Há muitas questões práticas a serem consideradas”, declarou a Ministra da Justiça Beatrice Ask.
Karin Enström, destacou que as Forças Armadas já apoiam a polícia quando necessário. Um exemplo foi quando o presidente dos EUA, Obama visitou a Suécia recentemente, o esquadrão de helicópteros manteve dois HKP16 Black Hawks em alerta 24 horas no aeroporto de Arlanda, em Estocolmo. O novo contrato significa uma maior clareza nos tipos de apoio, tanto para a polícia, quanto para as Forças Armadas.
O comandante do esquadrão enfatizou ainda que, caso a tarefa requeira intervenção armada, esta ação será de responsabilidade total da polícia. O papel do helicóptero é apenas para transportar as equipes policiais e seus equipamentos e para garantir que eles cheguem o mais perto possível do local da missão. A implementação gradual da parceria será iniciado através do desenvolvimento de procedimentos padronizados e rotinas no primeiro ano, e se concentrar em exercícios e treinamentos de operações diurnas, e por final exercícios noturnos.
“Nós temos os helicópteros e temos a experiência, tanto de operações na Suécia e quanto de nossa missão no Afeganistão, por isso estamos muito bem adaptado para tal missão”, disse o subcomandante do esquadrão de helicópteros, tenente-coronel Ulf Landgren. ”Nós já estamos prestamos serviços a comunidade em outros apoios com nossos helicóptero, como por exemplo, o transporte de pessoal e equipamentos, combate a incêndios e busca de pessoas desaparecidas”
Ulf Landgren informou aos ministros que a tarefa vai exigir mais recursos, particularmente em termos de pessoal, pois isso também requer um planejamento antecipado, uma vez que se leva vários anos para treinar os pilotos de helicóptero, os especialistas de missão e os técnicos que serão necessários.
Fonte: Nordic Rotors, via Helihub (tradução e adaptação Piloto Policial do original em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.