Carioca usa corrida como forma de se preparar para cursos da corporação
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O policial militar Wallace Kasprzykowski, de 25 anos, vai participar pela primeira vez do Desafio da Paz, corrida disputada no Complexo do Alemão. Atualmente trabalhando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade da Chatuba, ele pratica o esporte há dois anos e meio e decidiu investir ainda mais na modalidade a fim de se preparar para a inscrição em cursos dentro da própria corporação.
- Desde que entrei para a PM, busco me especializar em alguma área dentro da corporação. Estou me dedicando à corrida e à natação para ser aprovado em um dos cursos e me especializar – revela.
A participação nos cursos depende da aprovação em testes físicos, médicos e psicotécnicos. Para alcançar seu objetivo, o PM treina uma hora por dia, de três a quatro vezes na semana. Wallace pretende se inscrever para fazer parte do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) ou do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), cujas provas exigem esforços físicos de grande intensidade.
O carioca treinava jiu-jítsu e muay thay desde a infância, mas abandonou as lutas para se dedicar à corrida. Wallace começou a gostar cada vez mais do esporte e já participou de nove provas de 2012 até este ano. Seu melhor tempo foi de 1h43m em 21km, na Corrida da Ponte.
A próxima corrida que o PM disputará será neste domingo, dia 26 de maio, no Complexo do Alemão. Atualmente competindo em meias maratonas, ele planeja começar a disputar provas de 42km e ingressar no triatlo.
saiba mais
- Estou começando a participar de provas de 21km e faço também travessias aquáticas. Ano que vem, quero fazer os 42km da Maratona do Rio de Janeiro e ingressar no triatlo logo depois. Hoje a corrida é parte da minha vida. Ela me ensina que o ser humano não tem limites, nossos limites estão na nossa mente - ensina.
A largada da prova será às 8h no Campo do Ordem, na Vila Cruzeiro, e a chegada no Campo do Sargento, na Grota. O evento teve a sua primeira edição em maio de 2011, no Complexo do Alemão, seis meses após a “retomada” pelas Forças de Paz. A terceira prova marcou outro momento importante para a comunidade: a chegada das UPPs ao local. Este será o quarto Desafio da Paz, que tem 5 km e intercala trechos de terra com asfalto, passando por dentro da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.