JOEL DA HARPA DENUNCIA POSSÍVEL COBRANÇA DE METAS EXCESSIVAS NA POLÍCIA MILITAR
Para atender às metas do Pacto Pela Vida, a Polícia Militar estaria exigindo a produção de boletins de ocorrência (BOs.) de seus subordinados, segundo denúncias recebidas pelo deputado Joel da Harpa. Na Reunião Plenária desta terça (30), o deputado afirmou que essa prática está levando os policiais a forjarem ocorrências em algumas ocasiões.
“É importante incentivar os policiais, mas o que está ocorrendo é muito perigoso. Não se pode colocar na cabeça do policial que ele tem que atingir metas. A função da PM é fazer policiamento ostensivo e preventivo”, considerou o parlamentar.
Outros parlamentares também declararam apoio a Joel da Harpa e considerou importante a apuração das denúncias. Segundo a assessoria do deputado, o caso será acompanhado pela Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública a qual Joel da Harpa é coordenador
Pronunciamento do Major:
DEP JOEL DA HARPA FALOU DE UMA COISA SEM TER PROPRIEDADE TOTAL
O Deputado, Soldado Joel da Harpa, que pela graça divina foi eleito Dep Estadual, pronunciou-se dizendo que:
Para atender às metas do Pacto Pela Vida, comandantes da Polícia Militar estariam exigindo a produção de boletins de ocorrência (BOs.) de seus subordinados, devido a isso alguns estariam forjando ocorrências.
“É importante incentivar os policiais, mas o que está ocorrendo é muito perigoso. Não se pode colocar na cabeça do policial que ele tem que atingir metas. A função da PM é fazer policiamento ostensivo e preventivo”, Disse o Dep Joel
A denúncia foi reforçada, em apartes, pelo deputado Henrique Queiroz (PR). “Os policiais estão invadindo casas de agricultores na zona rural, para encontrar armas e enquadrá-los por porte ilegal”, apontou o parlamentar. Adalto Santos (PSB) e ProfessorLupércio (SD) também declararam apoio a Joel da Harpa.
DO FATO RESTA ESCLARECER:
Se está havendo abuso que seja cobrado a responsabilidade dos autores, mas vejamos o seguinte: Foi constatado, pelo menos na AIS 13- 10ºBPM, isso fala dos próprios Cmts de DPMs, que equipes de PMs, entravam de serviço, passavam 24h e não Registravam uma unica ocorrência durante todo o mês, outros registravam uma e outros quatro, por mês. Não era a regra, muitos faziam o básico. O Pacto Pela Vida é um Programa de Governo que chama a responsabilidade, não só do Comando, mas de todos os integrantes da PMPE. Solicitar que seja registradas as Ocorrências, que sejam feitas Blitz e bloqueios, visitas nas escolas, reuniões com a comunidade e que tudo seja registrado, não é nada a mais do que cobrar a missão de Policial Militar que consta na Constituição. Com essa medida de fiscalização e cobrança, em muitas cidades a produtividade foi acrescida de mais de 500% ou até mais. Os protocolos de Pontos de drogas debelados, apreensão de arma e pessoas encaminhadas a Delegacia melhorou de maneira satisfatória e a AIS 13 10ºBPM, hoje está figurando entre os 4 primeiros do Estado, em Encaminhamentos de Pessoas a Delegacia, o que se configura ai em vários recolhimentos ao Presidio e Cadeias da Região, estamos entre os 4 primeiros no Estado em Armas de fogo apreendidas, o que proporciona uma maior sensação de segurança na região e estamos entre os 8 primeiros do Estado, em Pontos Debelados, o que significa que muitas drogas estão saindo das ruas e bandidos presos. Antes das ações adotadas, estávamos entre 16 e 24 colocados. Todo Sucesso no aumento de nossa produtividade, no crescimento do protocolo, deveu-se as ações perpetradas pelos nossos valorosos policiais, que entenderam que era necessário essa medida de cobrança. Temos muito o que melhorar, somos gratos a Deus por termos a voz do Dep Joel da Harpa na Assembléia, pois antes não tínhamos, mas antes de falar das ações dos Comandos é necessário falar com os mesmos sobre o assunto, mas isso foi bom porque abriu um debate para esclarecimento do fato. Não estamos cobrando nada de mais. Eu principalmente, que venho da tropa e que defendo cobranças justas, humanas, exequíveis e educadas, sem exageros. O 10ºBPM tem uma tropa antiga, defasada, mas que apesar disso vem produzindo com afinco.
É PRECISO VER OS DOIS LADOS DA MOEDA E NÃO SÓ UM.
MAJ JOSÉ PIRES DE SOUZA FILHO
A resposta do Soldado:
Uma pergunta major: Blitz e bloqueios, como tb andar em comunidades, muitas vezes de alto risco com apenas dois policiais na guarnição é certo? Quais dos praça, digo soldados, cabos e sargentos, irão ser promovidos por merecimento graças a esse excelente resultado? Acho que no máximo sargentos né. O exagero de cobranças com nada de recompensa não estimula ninguém. O que há é o medo da tropa em ser transferido e ficar longe de suas famílias. A moeda deve ser bem olhada mesmo nobre amigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.