Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Papa nomeia O Pernambucano Dom Fernando José Monteiro Guimarães que é recifense e bispo de Garanhuns para Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, subordinado diretamente á Santa Sé no Vaticano.






Papa nomeia recifense como arcebispo ordinário militar.


O Papa Francisco nomeou para arcebispo ordinário militar, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. O recifense, bispo de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, será transferido para Brasília, onde fica a sede da Arquidiocese Militar do Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé. O comunicado foi feito pela A Nunciatura Apostólica no Brasil.
De acordo com a Arquiodece de Olinda e Recife, Dom Fernando Guimarães permanecerá guiando a Diocese de Garanhuns, agora como Administrador Diocesano, até à data de sua posse canônica como Arcebispo Militar do Brasil, que está marcada para o dia sete de outubro de 2014, em Brasília.


O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé Episcopal encontra-se na Catedral Militar Santa Maria Rainha da Paz, na cidade de Brasília.
A Arquidiocese Militar responde pelo atendimento pastoral das Capelanias militares católicas espalhadas por todo o território brasileiro, tendo como seus diocesanos os militares católicos pertencentes às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às Forças Auxiliares (Polícias Militares estaduais e Corpos de Bombeiros Militares), juntamente com os seus familiares, não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados, com seus respectivos dependentes. O Clero da Arquidiocese é formado por padres e diáconos pertencentes às próprias Forças Armadas ou Forças Auxiliares, como também por padres e diáconos civis, que prestam serviço nas Capelanias. Possui também seu quadro próprio de seminaristas.
O Arcebispo deve ser brasileiro nato e está vinculado administrativamente ao Estado-Maior das Forças Armadas, sendo nomeado pelo Papa, após consulta ao Governo brasileiro.
Confira os nomes de outros bispos que foram Ordinários Militares no Brasil:
- Dom Jaime de Barros Câmara (1950-1963)
- Dom José Newton de Almeida Baptista (1963-1990)
- Dom Geraldo do Espírito Santo Avila (1º Arcebispo, 1990-2005)
- Dom Osvino José Both (2º Arcebispo, 2006-2014)
Foram Bispos Auxiliares Militares:
- Dom Alberto Trevisan (1964-1966)
- Dom Augustinho Petry (2006-2007)
- Dom José Francisco Falcão de Barros (2011, atualmente em função).
Fonte: Assessoria de Comunicação Diocese de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.