Veja materia publicada pelo Jornal do Commercio.
CORRIDA ÀS UNIVERSIDADES
Megaestrutura pronta para o Enem
Publicado em 04.12.2009
Vários órgãos foram mobilizados para garantir a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), amanhã e domingo, em todo o Brasil. Depois do vazamento das provas, em outubro, a segurança recebeu atenção redobrada. As Polícias Militar e Federal, além do Exército, Marinha e Aeronáutica, disponibilizaram pessoal. Em Pernambuco, o esquema envolverá cerca de dois mil PMs. Os quartéis do Exército e da Polícia Militar abrigam as provas. Caberá aos Correios transportar os testes até os 83 municípios pernambucanos que terão a avaliação. Para facilitar o deslocamento dos candidatos do Recife, haverá reforço em 16 linhas de ônibus. Os principais corredores viários serão monitorados para evitar congestionamentos. No Estado, há 208 mil inscritos. No Brasil, 4,1 milhões. A última matéria sobre o Enem, hoje, mostra também que o Ministério da Educação decidiu adiar o exame para os candidatos que estão nos presídios. No Estado, são 65. Os presos farão os testes daqui a um mês, nos dias 5 e 6 de janeiro.
Margarida Azevedo
mazevedo@jc.com.br
O fim de semana será de provas para 4,1 milhões de brasileiros que farão, amanhã e domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco, há 208.549 inscritos. Os testes já estão no Estado, guardados nos quartéis do Exército e da Polícia Militar, sob severa vigilância. Cerca de dois mil policiais farão a escolta das provas até os 83 municípios onde haverá o exame. Os candidatos do Recife e Região Metropolitana contarão com reforço de 16 linhas de ônibus. Para evitar congestionamentos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai reforçar o monitoramento nos principais corredores viários da capital pernambucana.
O Recife concentra o maior número de inscritos, 65.876, seguido de Olinda (13.108) e Jaboatão dos Guararapes (12.992). No interior, Petrolina, no Sertão do Estado, reúne mais candidatos (10.591). Ingazeira, também no Sertão, e o arquipélago de Fernando de Noronha são os locais com menos participantes, 26 em cada. Diferentemente dos estudantes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os nordestinos começarão as provas ao meio-dia, devido ao horário de verão. No Norte, a diferença de fuso horário em alguns Estados, em relação a Brasília, chega a duas horas. A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que o candidato esteja no local de prova, em Pernambuco, às 11h.
A PM não vai fiscalizar o Enem. Ficará responsável pelo policiamento nos locais de provas e nas redondezas dos prédios. Os testes serão transportados, durante a manhã do sábado e do domingo, por carros dos Correios. Caberá aos militares escoltar os veículos, tanto na chegada das provas como na devolução dos cartões de respostas, que ficarão armazenados nos quartéis. Segundo o Inep, para evitar vazamento do exame, como ocorreu no início de outubro, o esquema de segurança envolve também a Polícia Federal e homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O Grande Recife Consórcio de Transporte montou programação especial para atender os candidatos que farão as provas no Recife. Para três prédios que concentram maior número de inscritos - UFPE, na Cidade Universitária, Rural, em Dois Irmãos, e Unicap, na Boa Vista - haverá reforço de linhas e mudanças de alguns itinerários, de modo a facilitar o deslocamento dos estudantes. A CTTU colocará guardas em pontos estratégicos, como as Avenidas Agamenon Magalhães, Rui Barbosa e Conselheiro Aguiar.
Quem ainda não sabe onde fará a avaliação deve acessar o site do Inep e imprimir o cartão de confirmação de inscrição. É importante se apressar. Devido ao grande número de candidatos, pode haver congestionamento na página virtual. Quem não tem acesso à internet pode obter a informação pelo telefone, por meio do serviço Fala Brasil (0800.616161, ligação gratuita).
PRESOS
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Enem para os presos que fariam o exame no fim de semana. Em todo o Brasil, os detentos que se inscreveram na avaliação farão os testes nos dias 5 e 6 de janeiro. O MEC explicou que a mudança deve-se a questões de logística e segurança. O órgão não informou, ontem, quantos inscritos no Enem, no País, estão em unidades prisionais. Em Pernambuco, segundo as Secretarias Estaduais de Educação e de Ressocialização, são 65 detentos inscritos no Enem (29 no Presídio Aníbal Bruno, 19 na Penitenciária Barreto Campelo, 15 no Bom Pastor e dois na PAI).
Davi Pereira, 35 anos, preso há dois anos no Aníbal Bruno, é um dos que fará o Enem. “Passei o ano estudando, me dediquei bastante. Pretendo me candidatar ao curso de licenciatura em física da Rural. Em janeiro vou sair da prisão e poderei estudar. Não gostei de saber que adiaram o exame”, reclamou Davi.
De acordo com o MEC, haverá uma prova do Enem exclusiva para os presos, mas com o mesmo nível de dificuldade dos testes que serão aplicados amanhã. O ministério garantiu que os detentos não serão prejudicados com o adiamento da avaliação, pois as notas deles vão ser divulgadas no mesmo período que as dos demais candidatos.
FONTE: Jornal do Commercio.
Clique aqui para ler se for assinante do JC ou do portal UOL
http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/12/04/not_357570.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.