Câmeras de segurança flagraram um desentendimento seguido de agressão entre um empresário e policiais militares em uma casa em Blumenau , no Vale do Itajaí. O homem disse que é o proprietário da casa e que precisou pular o muro porque tinha esquecido as chaves. A Polícia Militar afirmou que os agentes tinham a informação de que lidavam com um assalto e que o dono da casa não acatou ordens policiais. As imagens foram divulgadas na segunda-feira (25) e o caso foi no domingo (24), como mostrou reportagem do Jornal do Almoço.
Os policiais militares chegaram à casa após receber uma denúncia de invasão de domicílio. O homem que aparece no vídeo de camisa rosa é o proprietário e estava acompanhado do filho, um adolescente de 15 anos. O dono contou que estava sem a chave e que, por isso, precisou pular o muro para entrar. Ele disse que informou aos agentes que era o proprietário. "O policial não acreditou, não quis nem saber", afirmou o empresário.
"O cara tentou me imobilizar, consequentemente eu não deixei porque eu estava dentro da minha razão, dentro da minha casa", continuou o proprietário. Nesse momento, as imagens mostram um automóvel entrando pelo portão. Conforme o dono, tratava-se da esposa dele.
Em seguida, o vídeo mostra uma reação do empresário. "O policial simplesmente chegou e botou-me a mão no peito, deu-me um empurrão. Só que na ação que ele teve comigo, eu tive uma reação: eu dei um chute nele. No que eu dei um chute nele, eles já vieram de soco e pontapé em cima de mim. Tentei correr para a casa do vizinho. Dei a volta por trás do carro, no que eu estou saindo do portão para ir para fora, eu levei um tiro de taser . Tanto é que na imagem mostra tudo, a luz nas minhas costas, que é a mira do taser . Caí, eu não sei como", disse o proprietário.
As próximas imagens já mostram os policiais e o homem na rua. "Os policiais já foram em cima de mim me dando soco e chute. Puxaram-me pelas pernas, arranharam-me as costas no calçamento", afirmou o dono. Neste momento, um vizinho aparece e, segundo o empresário, confirma que ele é o dono da casa. Depois, um policial impede o fechamento do portão da casa e chega um novo carro da PM. "Chegou o sargento. Aí apaziguou", disse o empresário.
Costas do empresário ficaram arranhadas
O comandante da Polícia Militar Claudio Roberto Koglin afirmou que "a avaliação da ação policial é que os policiais militares que se deslocaram para aquela ocorrência estavam informados de que dois assaltantes tinham pulado o muro, arrombado o portão, colocado um carro não identificado dentro daquela residência e estavam prestes a assaltá-la. Isso tudo através de moradores daquela rua. Os policiais, então, agiram o tempo todo como se estivessem lidando com assaltantes".
"Verbalizaram durante a ocorrência, pediram que saíssem da casa com as mãos para o alto, que se colocassem em posição de revista para, daí, após imobilizados, fazer a devida identificação. Infelizmente, esse cidadão em momento algum acatou essas ordens policiais", continuou o comandante. "Na atual conjuntura em que nós vivemos no nosso país, nós não podemos acreditar naquela verdade que é repassada de boca", completou. Por fim, ele afirmou que a PM vai instaurar inquérito policial para apurar a abordagem realizada "e buscar as correções necessárias se preciso for".
O vídeo que mostra a ação dura um pouco mais de dez minutos. O empresário disse que, ainda na noite de domingo, foi orientado por policiais militares a assinar um termo circunstanciado. Depois ele registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e fez dois exames de corpo de delito: um no Instituto Médico Legal (IML) e outro particular. "Eu vou entrar com uma ação em cima do Estado, do policial, vou fazer tudo o que for possível", indignou-se o dono.