- A moto trail Explorer é uma das motos expostas pela chinesa Shineray no Salão Duas Rodas
Outra montadora chinesa que aproveitou o Salão Duas Rodas para anunciar seus planos para o Brasil foi a Shineray. Natural da região de Chongqing, a empresa inaugura em 2012 sua fábrica nacional, localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape (PE). Com cerca de 190 mil metros quadrados de área, a planta deverá gerar mais de 400 postos de trabalho diretos.
O portfólio de produtos é amplo. A Shineray fabrica ciclomotores, motos de diversas categorias, triciclos e quadriciclos, mas os destaques da marca no evento são três motocicletas: o ciclomotor Phoenix, a street Max e a trail Explorer. A Phoenix tem motor monocilíndrico de 50cc, que rende 2,7 cv a 8.000 rpm de potência máxima. A suspensão dianteira usa o tradicional garfo telescópico e a traseira sistema bichoque. Os freios são a tambor em ambas as rodas e está disponível nas versões com partida elétrica e a pedal.
A Max é a aposta da Shineray no nicho mais competitivo do mercado brasileiro de motocicletas, o das motos street de baixa cilindrada. Com motor monocilíndrico de 149,3 cm³ capacidade, que desenvolve até 13,5 cv a 8.500 rpm de potência máxima. A MAX oferece partida elétrica e a pedal. Os freios são a disco na roda dianteira e a tambor na traseita. O conjunto de suspensão é formado por garfo telescópico e duplo amortecedor na parte traseira. Um detalhe curioso é que a street de 150cc da Shineray mostra uma clara inspiração na consagrada Honda CG 150cc.
No caso da Explorer, como o próprio nome sugere, temos uma moto de uso misto com motor monocilíndrico de 150cc, cuja potência máxima é de 13,5 cv a 8.500 rpm. A suspensão traseira Pro Link e o garfo telescópico dianteiro caracterizam esta trail que tem freios a disco na roda dianteira e a tambor na traseira. O modelo é outro que lembra muito uma moto Honda, neste caso a on-off NXR 150 Bros.
A surpresa maior no estande da Shineray é, no entanto, a Racing, uma moto esportiva com carenagem integral de 200cc que mostra a força que o segmento está ganhando no Brasil. A moto tem motor monocilíndrico de 197,8 cm³, que rende até 18 cv a 8.250 rpm. A partida é elétrica e o conjunto de suspensão é monoamortecida na traseira e garfo telescópico na dianteira. Os freios são a disco nas duas rodas.
Os preços de nenhum dos modelos foram divulgados e, em relação ao design, também na há nada de inovador, mas vale o destaque para mais uma empresa que investe no potencial do mercado brasileiro de motocicletas. (por Carlos Bazela)
Fonte: UOL
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