Ex-alunos da PM vão a Júri por morte de adolescente
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
28/10/2011 | 17h43 | Crime
Os ex-alunos do Curso de Formação da Polícia Militar de Pernambuco, Baltazar Arantes e Silva e Eduardo de Souza Xavier serão julgados pelo 1º Tribunal de Justiça do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano, na terça-feira (1º), a partir das 14h. Eles são acusados do assassinato do adolescente Denis Francisco do Santos, na época com 14 anos de idade, ocorrido no dia 13 de janeiro de 2008, durante prévia de carnaval realizado na Avenida do Forte, bairro do Cordeiro, Recife.
Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o adolescente foi abordado pelos ex-alunos durante uma prévia carnavalesca. Na ocasião, o adolescente Denis Henrique se divertia na festa quando Baltazar Arantes, na condição de aluno do Curso de Formação de Policiais (CFAP), segurou o pescoço da vítima, num golpe denominado “chave de braço” ou “gravata”.
O golpe impossibilitou a respiração de Denis, que segundos depois perdeu a consciência e foi arrastado por Baltazar, juntamente com o também então aluno da PM, Eduardo de Souza. O adolescente foi jogado no chão num lugar próximo, tendo sido, minutos depois, constatada a morte cerebral, em razão da asfixia mecânica, conforme laudo da perícia.
No Júri de terça-feira, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) vai atuar como assistente de acusação do MPPE, através dos advogados Marcelo Santa Cruz e Aryanne Vasconcelos. A entidade acompanhou o caso desde o início, através de seus advogados e junto ao Conselho Tutelar.
Fonte: Pernambuco.com/Diário de Pernambuco
sábado, 29 de outubro de 2011
Eles não são ex alunos, eles são soldados da PMPE, e estavam no estrito cumprimento do dever, isso é no meu entender como leigo. Pra mim isso foi um acidente de trabalho e espero que o Tribunal do Júri reconheça isso. Dizendo a expressão ex-alunos já soa a discriminação induzindo o júri a uma outra decisão, ou seja, se a própria Instituição deles achou que eles estavam errado, então porque os jurados iriam achar diferente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUE ESTE EPISÓDIO SIRVA DE EXEMPLO PARA AS CABEÇAS PENSANTES OU SÉJA OS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO POLICIAL, É PRECISO ENTENDER QUE ESTÁGIO NÃO É FORMAÇÃO É PREPARAÇÃO, FORMAÇÃO É ADQUIRIDA NO DIA A DIA, E ELES COSTUMAM ESCALAR O PESSOAL, OU MELHOR, DIZENDO, SOLTA NA RUA; O CORRETO SERIA COM PESSOAS EXPERIENTES.
ResponderExcluirContinuamos acreditando na PEC300
ResponderExcluir19:50
Responder ▼
EDSON PEREIRA DOS SANTOS PEREIRA
Enviadas: Segunda-feira, 31 de Outubro de 2011 11:37
Assunto: Continuamos acreditando na PEC300
Oi Pessoal,
Eu sou o sub Clovis, veterano da PMESP, que idealizou a PEC300, a que foi votada em primeiro turno na Câmara dos deputados, graças à luta dos veteranos da PM. Os colegas da ativa não mexem uma palha para nos ajudar, nem mesmo se fazendo presente nos eventos em Brasília em favor da PEC que trata do piso salarial dos policiais dos Estados Federativos do Brasil.
Mas, graças à Coordenadoria das entidades de classe, que são poucas, e ao presidente Cel Jorge Gonçalves, que também é Presidente da AORPM, a quem quero agradecer pelo empenho em nos ajudar a levar adiante este trabalho que fazemos em Brasília, bem como, às oito Entidades que restaram na Coordenadoria, que no passado foi formada com dezoito associações. Rogo às Entidades de classe que em suas reuniões mensais, peçam a seus associados que contribuam com esse grande lobby, formado por VETERANOS e PENSIONISTAS da PM, que são, em sua maioria, pessoas idosas, que vem contribuindo em muito em prol desta causa tão nobre (PEC300).
Sensibilizado, quero agradecer a todos os amigos e companheiros que acreditaram e acreditam nesta proposta, pois, unidos, com certeza venceremos.
Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos e, continuamos acreditando na PEC300, porque toda proposta votada em primeiro turno, não pode ser arquivada, ela tem que ser pautada e, quando for, ela será aprovada por UNANIMIDADE, como tem acontecido em todas as barreiras que ela ultrapassou.
Um forte e caloroso abraço.
Estamos sendo guiados por Cristo sob a luz divina do Senhor.
Subten Clovis de Oliveira
Idealizador PECs 195\07 e 300\08
Relações Públicas da ASBRA-96.