Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ministério Público de Pernambuco recomendou a PMPE não agir com excesso contra manifestante nesse 7 de setembro e para os próximos dias. O MPPE escalou três Promotores para fiscalizar a recomendação a PMPE! O Ministério Público também determinou que os PMs usem cadaços de identificação, colocando-os em local visível, tanto no uniforme operacional como nos coletes balísticos. O Comandante da PMPE informou que vai cumprir a recomendação(determinação). Veja a nota na íntegra.


MPPE recomenda que Polícia Militar evite excessos em manifestações

Jornal do Commercio 
Recomendação do MPPE foi enviada à Polícia Militar para que evite violência em protestos. Foto: Igo Bione/JC Imagem
Recomendação do MPPE foi enviada à Polícia Militar para que evite violência em protestos. Foto: Igo Bione/JC Imagem

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado, Carlos Alberto D’Albuquerque Maranhão Filho, a adoção de medidas preventivas para coibir eventual uso excessivo de força pelos policiais militares durante as manifestações políticas previstas para esta quarta-feira (7), Dia da Independência, e para os próximos dias. O Comando Geral da Polícia Militar comunicou, oficialmente, que acatará a recomendação.

A recomendação foi expedida após as denúncias de excesso da Polícia Militar praticados em alguns estados brasileiros, principalmente em São Paulo. Ao comandante-geral da PM de Pernambuco foi recomendado que determine aos seus subordinados a observância estrita do uso da força baseada nos princípios de necessidade e proporcionalidade, evitando excesso na utilização da força e emprego inadequado de armas (letais e não letais), com a consequente responsabilidade administrativa, civil e criminal dos policiais militares envolvidos.

Os policiais militares deverão utilizar adequadamente os cadarços de identificação, colocando-os em local visível, tanto no uniforme operacional como nos coletes balísticos. O MPPE recomendou também que seja providenciada a afixação da recomendação no quadro de aviso de todas as unidades policiais do Recife e a divulgação no boletim geral da corporação e outros meios eletrônicos cabíveis.

Assinaram a recomendação, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (6), os promotores de Justiça Westei Conde (7ª e 36ª PJ, Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial), Luciana Dantas (30ª PJ Pessoa Idosa), Rosa Salvi da Carvalheira (32ª Infância e Juventude), Jecqueline Elihimas (33ª PJ Infância e Juventude), Bettina Guedes (35ª PJ Habitação e Urbanismo) e Guilherme Vieira Castro (35ª PJ Controle Externo da Atividade Policial).

Prontidão Especial

Para este 7 de Setembro, o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, publicou portaria criando uma Prontidão Especial na Defesa da Cidadania da Capital. Foram designados três promotores de Justiça para atuarem na promoção e defesa dos direitos e garantias fundamentais no âmbito da cidade do Recife. A atuação dessa prontidão se dará exclusivamente nas situações em que estes direitos forem ameaçados ou violados, sendo os demais casos encaminhados ao plantão regular.

Com informações da assessoria do MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.