Empresários de Alagoas ligados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) terão a oportunidade de instalar no estabelecimentos um equipamento chamado 'botão de pânico'. O mecanismo, que já é usado por alguns taxistas no estado, feito desenvolvido para acionar a polícia em casos de assalto ou situação semelhante. A assinatura do convênio com o governador do estado foi realizada nesta sexta-feira (4), na sede da Secretaria de Defesa Social (Seds), no centro de Maceió .
A medida foi tomada após um pedido dos representantes da Abrasel em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo para que o número de assaltos em bares e restaurantes diminua no Estado. “Há seis meses, tivemos algumas ocorrências registradas. Procuramos alternativas e encontramos um projeto, no Recife, similar ao que está sendo implantado. Acredito que a cidade vai aproveitar de recursos tecnológicos para ajudar na segurança”, disse o presidente da Abrasel em Alagoas ,  Eutímio Brandão Júnior.
Ainda de acordo com Brandão, 50 empreendimentos já adotaram o projeto. Além dos botões, o estabelecimento também vai precisar instalar câmeras de segurança que vão fornecer imagens em tempo real ao videomonitoramento da sede do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciods).
“Os empresários vão dividir os custos das câmeras com a Abrasel, mas esse investimento não se compara com a contratação de segurança, que até inibe os clientes de entrarem no estabelecimento”, ressalta Brandão.
Segundo o secretário estadual da Defesa Social, coronel Dário César, o botão, quando acionado, vai disparar uma sirene para alertar a viatura da PM mais próxima. “Com imagens em tempo real do estabelecimento, a polícia já vai informada sobre o que está acontecendo lá”.
O governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) disse que o recurso é mais uma forma de impedir a ação dos bandidos. “Ele vai pensar duas vezes antes de entrar em um estabelecimento que é monitorado durante 24 horas por dia”. 
A secretária de Estado de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, disse que a implantação do sistema vai beneficiar tanto os turistas quanto a população local. “É um privilégio para a gente ter acesso e trabalhar em conjunto com a pasta de segurança do nosso estado. Esperamos que o nosso destino turístico se torne cada vez mais seguro”.
Medida tem dado certo 
Além dos bares e restaurantes, taxistas de Alagoas também estão utilizando o botão de pânico. De acordo com Vilela, 40 carros já circulam com o dispositivo. “Notamos uma reduzida de 5% de assalto nos táxis. Com isso, temos a intenção de, futuramente, implantar o projeto em outros tipos de estabelecimentos como farmácias”.