Aula pública vai defender desmilitarização da Polícia Militar
- Estado:
Ação da PM nos protestos pelo país estimulou o evento, que será conduzido por Túlio Vianna
1º/07/2013
Igor Carvalho,
da Fórum
Nesta segunda-feira (01), às 19h, no vão livre do Masp, na capital paulista, acontecerá uma aula pública sobre a desmilitarização da Polícia Militar. Os ensinamentos serão conduzidos por Túlio Vianna, professor de Direito Penal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e colunista da revista Fórum.
“Venha aprender e debater sobre o contexto de manutenção da polícia militar como mantenedora da 'paz pública e ordem social' e as alternativas para a criação de uma polícia desmilitarizada, mais democrática e menos violenta”, diz o convite do evento.
No site Avaaz, uma petição pública pela desmilitarização das polícias do Brasil tem mais de 10 mil assinaturas. As PMs tiveram atuação contestada durante as recentes manifestações pelo país. Nos conflitos fundiários, no Mato Grosso do Sul, no último dia 30 de maio, um índio da etnia Terena foi assassinado por um policial, durante uma reintegração de posse.
Movimentos sociais também reclamam da atuação da Polícia Militar nas periferias, em ações de despejo ou de rotina, com abordagens consideradas violentas. Em maio de 2012, o Conselho de Direitos Humanos da ONU chegou a recomendar o fim da PM, para combater as “atividades dos esquadrões da morte”.
Fonte: Brasil de Fato
Militares,braços defensores do nosso Brasil, mantenedores da pátria brasileira. Militares de fato e de direito: EXERCITO BRASILEIRO,MARINHA DO BRASIL E FORCA AÉREA BRASILEIRA.
ResponderExcluir