Terminou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, o curso de capacitação dos 40 oficiais que atuarão no Centro de Formação de Condutores Militares do Paraná, voltado exclusivamente para motoristas com funções ligadas à segurança pública. O CFC Militar vai funcionar como uma auto-escola para atender policiais e oficiais do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros que precisem alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação e também na formação de novos oficiais que serão contratados pelo Governo do Estado, como parte do programa Paraná Seguro.
O curso foi promovido pelo Departamento de Trânsito do Paraná, em parceria com o comando-geral da PM. “A criação segue a determinação do governador Beto Richa para a capacitação profissional dos policiais paranaenses. O objetivo é ter uma equipe altamente qualificada, capaz de levar esses conhecimentos para a formação dos condutores que trabalham diretamente na proteção da nossa população”, destacou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, durante a entrega dos certificados, em solenidade na Academia Policial do Guatupê.
Os formandos ocuparão funções como de diretor-geral, diretor de ensino, examinador e instrutor de trânsito. A implantação segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o CFC Militar deve substituir as atuais Comissões de Habilitação, que funcionam em todo o Estado, sem que haja uma uniformização dos conteúdos aplicados.
AULAS – As aulas teóricas e práticas de direção para os profissionais de segurança pública, por meio da nova instituição, estão programadas para começar em outubro, para oficiais de Curitiba. Nas demais regiões o início das atividades será gradual. “As formações ocorrerão nos comandos regionais em Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel”, explica o capitão Fernando Klemps, assessor militar do Detran.
No curso serão aplicados, além dos conteúdos básicos, como legislação de trânsito e direção defensiva, aulas práticas em veículos da polícia e em ambientes especiais para desenvolver habilidades necessárias para as atividades de segurança.
Informação não procede. Em Uberlândia existe auto escola militar da PM há uns 20 anos. A do EXÉRCITO é mais antiga ainda. Então, não é a primeira do Brasil.
ResponderExcluirAnastácio/blog No Q.A.P
mas pensando bem quem devia examinar candidatos geral é militares PM . POIS APRONTOU RUA. CIVIL É FODA LEVA TUDO EMBRULHO.
ResponderExcluir