Informação policial e Bombeiro Militar

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Noticias de qualidade de interesse coletivo ou individual

NÃO DEIXE DE LER ISSO AQUI É MUITO IMPORTANTE

O BLO DO ADEILTON9599 ESTÁ ATUALIZADO, ABAIXO DECISÃO DO TJPE QUE ANULOU PARTE DA PORTARIA DA SDS QUE PERMITIA QUE SOLDADO FOSSE PROMOVIDO A SARGENTO SEM ANTES TER SIDO CABO, PARA VER NOVAS POSTAGEM CLIQUE NO NOME "ADEILTON9599" E NO FINAL DA PÁGINA CLIQUE EM (POSTAGEM MAIS ANTIGA)

domingo, 10 de janeiro de 2010

SDS abre concurso interno para SARGENTO na PMPE e no CBMPE, são 105 vagas para PMPE e 28 para os BOMBEIROS.

PORTARIA Nº 033 /2010 – FAZ PÚBLICO O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO

A Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco faz saber que realizará Processo Seletivo Interno para ingresso de Policiais Militares da Polícia Militar de Pernambuco no Curso de Formação de Sargento – PM, e Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco no Curso de Formação de Sargento – BM.

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos, Editais complementares e eventuais retificações.
1.2. A relação de vagas, os exames e os requisitos para a seleção constam do item 1.3 deste Edital.
1.3. QUADRO COORPORAÇÃO NÚMERO DE VAGAS EXAMES

Polícia Militar 105
Exame Intelectual
Exame de Saúde
Exame de Aptidão Física
Análise Documental

Corpo de Bombeiros 28

I – REQUISITOS:
a) ser Cabo na ativa das Corporações;
b) ser soldado formado até 23 de junho de 2008;
c) encontrar-se apto teste de aptidão física;
d) estar classificado no mínimo no Comportamento BOM;
e) não estar enquadrado nos seguintes casos:
I. respondendo a processo no fórum criminal, comum ou militar ou submetido a conselho de disciplina;
II. licenciado para tratar de assunto de interesse particular;
III. encontrar-se há mais de um ano servindo em órgão que não seja de natureza policial ou bombeiro militar;
IV. punido disciplinarmente com a suspensão do cargo ou da função;
V. cumprindo sentença penal condenatória transitada e julgada;
VI. condenado à pena de suspensão do cargo ou função prevista no Código Penal Militar, durante o prazo dessa suspensão, ou ainda na hipótese prevista do Art. 14 da Lei nº 11.929/01;
VII. cumprindo sentença (mesmo em gozo de SURSIS), desde que transitada em julgado;
VIII. afastado de suas funções, em conseqüência de Conselho de Disciplina, condenação judicial transitada em julgado ou pelo Art. 14 da Lei nº 11.929/01;
IX. houver protocolado requerimento para a Reserva Remunerada;
X. houver sido considerado inativo (incapaz/inválido), através de inspeção da JSS/DS.
II. DO PRAZO, DO LOCAL, DOS REQUISITOS, DOS DOCUMENTOS E DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
2.1. O candidato requererá ao Diretor de Gestão de Pessoa da respectiva Corporação a sua inscrição a esta Seleção por meio de requerimento, conforme modelo contido no anexo I, encaminhado pelo Comandante, Diretor ou Chefe do requerente, assessorado pelo P/1 da Unidade ou equivalente.
2.2. A unidade deverá informar por meio de Ofício se o candidato atende as condições essenciais contidas na presente Portaria e remetê-las a DGP.
2.3. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e em seus Anexos, em relação às quais não se poderá alegar desconhecimento.
2.3.1. Todas as informações constantes no documento de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato.
2.4. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão, bem como pelas informações prestadas na ficha de inscrição.
2.5. Será cancelada a inscrição se for verificado, a qualquer tempo, o não atendimento a quaisquer dos requisitos aqui fixados.
2.6. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo ser excluído do Processo Seletivo aquele que preenchê-la com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.
2.7. As inscrições só poderão ser efetuadas de 11 a 29 de janeiro de 2010, até às 14h, impreterivelmente na DGP PM-BM.
2.8. O edital de abertura do Processo Seletivo será publicado no site www.msconcursos.com.br no dia 04 de janeiro de 2010.
2.9. É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este Processo Seletivo.

III – DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

3. O Processo Seletivo será constituído de etapas compostas de:
a) Exame Intelectual;
b) Exame de Saúde;
c) Exame de Aptidão Física;
d) Análise Documental.
3.1. DO EXAME INTELECTUAL
3.1.1. O exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, será composto de áreas de conhecimento, conforme estabelecido no quadro de provas.
3.1.2. O Militar inscrito para o exame deverá comparecer devidamente uniformizado (3°B ou 4ºA).
3.1.3. As questões do exame intelectual serão elaboradas pelo sistema de múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A, B, C, D, E) e uma única resposta correta.
3.1.4. O conteúdo programático dos exames consta no Anexo II deste Edital.
3.1.5. Ao exame intelectual será atribuído valor máximo de 10 (dez) pontos, sendo um total de 100 (cem) questões, valendo 0,1 (um décimo) de ponto cada.
3.1.6. O Candidato para ser aprovado terá que obter grau igual ou superior a 40% (quarenta por cento) em cada prova e uma média aritmética global igual ou superior a 5,00 (cinco).
3.1.7. A pontuação relativa à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes ao exame.
3.1.8. QUADRO DE PROVAS DISCIPLINAS N° DE QUESTÕES Parte Geral
Língua Portuguesa
20
Direito Constitucional
10
Direito Administrativo
05
Direito Penal Militar
05
Direito Processual Penal Militar
05
Direito da Criança e do Adolescente
05
Legislação dos Militares de Pernambuco
20 Parte Específica PM
Uso Progressivo da Força
10
Direitos Humanos
10
Polícia Comunitária
10 Parte Específica BM
Combate a Incêndio
10
Emergência Pré-hospitalar
10
Salvamento
10 TOTAL 100

3.2. DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EXAME INTELECTUAL
3.2.1. O exame intelectual será realizado nas cidades de Petrolina, Arcoverde, Salgueiro, Palmares, Nazaré da Mata, Caruaru e Recife, no dia 21 de março de 2010.
3.2.2. Essa data poderá ser alterada.
3.2.3. Os locais de realização das provas serão divulgados oportunamente no site www.msconcursos.com.br e nos Boletins Internos das corporações e em seus respectivos sites.
3.2.4. Só será permitida a realização da prova em data, local e horário constantes na listagem de convocação.
3.2.5. O tempo de duração das provas será de 05 (cinco) horas, iniciando às 08h15min e terminando às 13h15min, horário local.
3.2.6. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em razão do afastamento do candidato da sala de provas.
3.2.7. O candidato deverá comparecer ao local determinado no mínimo trinta minutos antes da hora marcada, munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica preta ou azul, lápis, borracha e comprovante de inscrição.
3.2.8. Só será permitida a realização das provas ao candidato que apresentar ao fiscal de sala o original da Cédula Oficial de Identidade da respectiva Corporação.
3.2.9. Somente será permitido ingresso na sala de prova o candidato que apresentar o documento discriminado no item anterior, desde que o documento permita, com clareza, a sua identificação.
3.2.10. Como nenhum documento ficará retido, não será aceito protocolo, cópia do documento citado, ainda que autenticada, ou quaisquer outros documentos diferentes do anteriormente definido, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.
3.2.11. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar no dia de realização das provas Cédula Oficial de Identidade da respectiva Corporação, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá entregar uma cópia do documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias. Nessa ocasião será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, assinaturas e impressão digital.
3.2.12. Não será admitido na sala de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido no Edital de Convocação, não sendo admitido candidato retardatário, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.
3.2.13. Não haverá segunda chamada para realização das provas sob nenhuma hipótese.
3.2.14. Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, qualquer tipo de relógio, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, ponto eletrônico), boné e chaves.
3.2.15. Caso o candidato porte algum dos itens acima mencionados, deverá solicitar ao fiscal de sala um envelope inviolável no qual deverá acondicionar o (s) objeto (s) que estiver portando. Após identificar o envelope com seus dados pessoais, deverá lacrá-lo e manter sob sua guarda e responsabilidade, sob a carteira.
3.2.16. A Empresa Hilda Ferreira de Moura - ME não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos e/ou equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.
3.2.17. O descumprimento do descrito no subitem 3.2.14 deste edital implicará na eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.
3.2.18. Será, ainda, excluído do Processo Seletivo o candidato que:
a) fizer uso de consulta bibliográfica de qualquer espécie;
b) utilizar máquina calculadora ou outro equipamento eletrônico de qualquer tipo;
d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal;
e) for surpreendido em comunicação com outros candidatos;
f) fizer uso do celular, ou mantiver o aparelho ligado durante o tempo em que permanecer no local de prova;
g) utilizar meios ilícitos para a execução da prova;
h) não acatar as determinações do edital do Processo Seletivo;
i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;
j) desacatar o(s) fiscal(is) e/ou membro (s) da equipe de coordenação.
3.2.19. Para que a questão seja considerada correta, apenas uma alternativa deverá estar assinalada no cartão-resposta.
3.2.20. Será desconsiderada a questão que:
a) não apresentar nenhuma alternativa assinalada;
b) apresentar alternativa (s) rasurada (s);
c) tiver mais de uma alternativa assinalada;
d) estiver assinalada diferente do proposto no cartão-resposta.
3.2.21. Somente terão validade as alternativas lançadas no cartão-resposta.
3.2.22. É de exclusiva responsabilidade do candidato assinar e preencher devidamente o cartão-resposta, bem como conferir os dados nele constante.
3.2.23. O candidato deverá ater-se às instruções contidas no cartão-resposta, no edital e no caderno de questões.
3.2.24. O cartão-resposta não será substituído, ressalvado se tiver erro de impressão.
3.2.25. Ao concluir a prova objetiva, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta.
3.2.26. O candidato somente poderá se retirar do local de realização das provas 1(uma) hora após o início da mesma.
3.2.27. O candidato só poderá levar o caderno de provas após as 13h15min.
3.2.28. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos após o fechamento do envelope contendo os cartões-resposta dos candidatos presentes e ausentes e assinatura da ata de sala atestando que o envelope foi devidamente lacrado.
3.2.29. Depois da assinatura da folha de freqüência até a entrega do cartão-resposta, o candidato não poderá ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um fiscal.
3.2.30. Será utilizado pela empresa organizadora aparelho detector de metais nos acessos às salas de prova, banheiro e bebedouro.
3.2.31. Eventuais erros no caderno de provas ou cartão-resposta referentes a nome, documento de identidade ou data de nascimento deverão ser comunicados apenas no dia de realização das provas, na sala de prova, junto ao fiscal que fará o registro em ata.
3.2.32. O candidato que não solicitar a correção nos termos deste item deverá arcar, exclusivamente, com as conseqüências advindas de sua omissão.
3.3. DO EXAME DE SAÚDE
3.3.1. O Exame de Saúde terá caráter eliminatório e será realizado por uma Comissão de Saúde nomeada pela Secretaria de Defesa Social, supervisionada pela Diretoria de Saúde da Corporação, tendo por objetivo verificar as condições clínicas dos candidatos e selecionar os aptos a participarem do exame de aptidão física, observada ainda as condições a seguir:
3.3.2 No momento da realização do teste clínico geral é obrigatória a apresentação do resultado dos seguintes testes:
a) glicose de jejum;
b) creatinina;
c) TGO;
d) TGP;
e) hemograma completo;
f) colesterol total e frações;
g) triglicerídeos;
h) eletrocardiograma com parecer cardiológico, para todos os candidatos;
j) teste ergométrico com parecer cardiológico, para todos os candidatos.
3.3.3 Os testes deverão ser realizados no laboratório do CMH, no entanto, serão considerados válidos para a avaliação os testes de outros laboratórios, realizados nos últimos 06 (seis) meses.
3.4. DO EXAME DE APTIDÃO FÍSICA
3.4.1 O Exame de Aptidão Física terá caráter eliminatório, e será realizada na Cidade do Recife, NO COMPLEXO DESPORTIVO do Quartel do Derby, por Professores de Educação Física, sob a responsabilidade do CEFD/PMPE e do CEFD/CBMPE, baseando-se nos critérios do Teste de Aptidão Física (TAF) aplicado nas Corporações, devendo o candidato estar classificado com, no mínimo, conceito bom.
3.5. DA ANÁLISE DOCUMENTAL
3.5.1. A análise documental terá caráter eliminatório e analisará a autenticidade dos certificados de conclusão do CFC ou CFSd apresentados pelo candidato.
3.5.2. O candidato que apresentar documentos de escolaridade irregulares será eliminado e terá sua documentação encaminhada à Diretoria de Gestão de Pessoa para as medidas pertinentes.
IV - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
4. Na hipótese de igualdade de pontos, o desempate beneficiará sucessivamente o militar que:
a) for hierarquicamente superior na época do Processo Seletivo;
b) for mais antigo, dentro da graduação.
V - DOS RECURSOS
5. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data seguinte à da publicação do fato que lhe deu origem.
5.1. Admitir-se-á um único recurso por candidato e de forma individualizada, ou seja, um recurso para cada evento que lhe deu origem.
5.2. Só será aceito recurso a respeito dos seguintes itens, a saber:
a) omissão do nome do candidato na relação de inscrição deferida ou indeferida;
b) gabarito de respostas do exame intelectual;
c) pontuação atribuída ao exame intelectual;
d) pontuação final.
5.2.1. Não cabe recurso sobre gabarito eventualmente republicado em decorrência de recurso.
5.3. O recurso deverá ser apresentado no formulário próprio (Anexo III deste edital), disponível no site www.msconcursos.com.br.
5.4. O recurso deverá estar digitado, não sendo aceito recurso interposto por fac-símile (fax), telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.
5.4.1. Será indeferido recurso que não estiver digitado.
5.5. O recurso deverá ser encaminhado para a DGP de cada Corporação, que os encaminhará à comissão competente, a quem caberá a decisão final sobre a questão.
5.6. A relação dos recursos deferidos será divulgada no site www.msconcursos.com.br.
5.6.1. O candidato que tiver seu recurso indeferido e desejar obter a resposta do mesmo poderá enviar a solicitação para recursos.psi.pe@msconcursos.com.br. A resposta será encaminhada unicamente para o endereço eletrônico constante na ficha de inscrição do candidato.
VI - DA PONTUAÇÃO FINAL
6. A Classificação Final dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada no site www.msconcursos.com.br.
VII - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A MATRÍCULA
7. Serão matriculados no Curso de Formação de Sargento (CFS), a funcionar no Campus de Ensino Metropolitano I e II, os candidatos aprovados, classificados e convocados neste Processo Seletivo, considerando-se para a classificação e convocação a ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos no Exame Intelectual, Exames de Saúde, de Aptidão Física e na Análise Documental, obedecida ainda as seguintes condições:
a) estar classificado dentro do quantitativo de vagas oferecidas e colocadas a disposição no item 1.3 da presente portaria; estar apto após os Exames de Saúde e Aptidão Física e após a análise documental;
b) apresentar requerimento ao Diretor de Gestão de Pessoa de cada Corporação, solicitando matrícula no CFS/2009, devidamente informado pelo Comandante, Chefe ou Diretor da OME em que serve;
c) não estar licenciado para tratar de interesse particular;
d) não estar condenado à pena de suspensão do cargo ou função prevista no Código Penal Militar, durante o prazo dessa suspensão, ou ainda na hipótese prevista do Art. 14 da Lei nº 11.929/01;
e) não estar cumprindo sentença (mesmo em gozo de SURSIS), desde que transitada em julgado;
f) não estar afastado de suas funções em conseqüência de Conselho de Disciplina, condenação judicial transitada em julgado ou pelo Art. 14 da Lei nº 11.929/01;
g) não houver protocolado requerimento para a Reserva Remunerada;
h) não houver sido considerado inativo (incapaz/inválido), através de inspeção da JSS/DS.
VIII - DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS
8. Os candidatos serão convocados por ordem decrescente da classificação obtida.
8.1. A convocação para admissão será feita através de publicação no Boletim Geral das Corporações.
8.2. Não haverá, em hipótese alguma, segunda convocação, por qualquer que seja o motivo.
IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
9. O prazo de validade deste Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.
9.1. Caberá à Secretaria da Defesa Social a homologação dos resultados deste Processo Seletivo.
9.2. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital próprio.
9.3. A Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco e a Empresa Hilda Ferreira de Moura – ME não se responsabilizam por eventuais prejuízos ao candidato, inclusive quanto à eventual matrícula, decorrentes de:
a) endereço não atualizado;
b) endereço de difícil acesso;
c) correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;
d) correspondência recebida por terceiros.
9.4. Durante o prazo de validade do Processo Seletivo, o candidato aprovado deverá manter seu endereço atualizado, devendo em caso de alteração do mesmo comunicar oficialmente à Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.
9.5. Durante o prazo de validade do Processo Seletivo, será respeitada a ordem de classificação obtida pelos candidatos para as matrículas nas vagas existentes ou que porventura vierem a existir, de acordo com suas necessidades e disponibilidade financeira, não havendo obrigatoriedade de matricular todos os candidatos.
9.6. Decorridos 180 (cento e oitenta) dias da homologação e não caracterizando qualquer óbice, é facultada a destruição do cartão-resposta e demais registros escritos, mantendo-se, porém, pelo prazo de validade do Processo Seletivo, os registros eletrônicos.
9.7. É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações referentes a este Processo Seletivo, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.
9.8. A legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais, legais e normativos a ela posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do Processo Seletivo.
9.9. Os casos não previstos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo, à luz da legislação vigente.
9.10. Os Anexos I e II são partes integrantes deste edital.
Recife-PE, 07 de janeiro de 2010.
SERVILHO SILVA DE PAIVA Secretário de Defesa Social
ANEXO I
CONTÉUDO PROGRAMÁTICO Parte Geral
Língua Portuguesa
Ortografia. Sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias; Acentuação; Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego; Flexão nominal e verbal; Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; Equivalência e transformação de estruturas; Discurso direto e indireto; Concordância nominal e verbal; Regência verbal e nominal; Crase; Pontuação; Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; Estruturação do texto e dos parágrafos; Informações literais e inferências; Estruturação do texto: recursos de coesão; Significação contextual de palavras e expressões; Ponto de vista do autor.
Direito Constitucional
Constituição e Direito Constitucional; Noções gerais; Classificação das Constituições; Hermenêutica constitucional; Poder Constituinte (originário e Derivado); Aplicabilidade e eficácia das normas constitucionais; Direitos e Garantias Fundamentais (conceito e classificação); Direitos Individuais e Coletivos (art. 5.º da Constituição Federal de 1988); Remédios constitucionais (Mandado de segurança individual e coletivo, mandado de injunção, “habeas data”, “habeas corpus” e Ação Popular); Nacionalidade (do art.12 e 13 Constituição Federal de 1988); Direitos Políticos (art. 14 da Constituição Federal de 1988).
Direito Administrativo
Direito Administrativo: conceito, princípios, fontes, interpretação, sistema de Direito Administrativo; Administração pública: função administrativa no Estado Democrático de Direito e natureza administrativa; conceito; Governo e administração; princípios constitucionais; Poderes administrativos: natureza do poder administrativo; espécies: poder vinculado e discricionário; poder regulamentar; poder disciplinar. Uso anormal do poder: excesso, desvio de finalidade e abuso do poder. Lei nº 4898/65; Administração Direta; Órgãos públicos: conceito, classificação; Agentes Públicos: classificação; cargos e função pública. Administração indireta: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista; Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, espécies, revogação e anulação, controle pelo Poder Judiciário; Bens públicos. Conceito, classificação e regime jurídico; Aquisição, utilização e alienação; Servidores públicos; Regime jurídico dos servidores civis e militares estaduais; Regime previdenciário; Responsabilidade civil do Estado; Conceito; Teorias; Reparação do dano e direito de regresso; Responsabilidade administrativa, civil e penal do servidor público; Direito Administrativo da Segurança Pública; Segurança pública no Estado Democrático de Direito; Sistema de Segurança Pública: órgãos policiais e suas competências constitucionais.
Direito da Criança e do Adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90; Parte Geral: Das disposições preliminares (do art. 1º ao 6º); da Prevenção (do art. 70 ao 85); Parte Especial: Da prática de ato infracional (disposições gerais, dos direitos individuais, das garantias processuais, das medidas sócio-educativas – do art. 103 ao 129); Dos crimes em espécie (art. 225 ao 244).
Direito Penal Militar
Princípios Gerais do Direito Penal Militar; Aplicação da lei penal militar (do art. 1.º ao art. 8.º do Código Penal Militar); Crime militar em tempo de paz (art. 9.º); Do crime (do art. 29 ao 47); Imputabilidade penal (do art. 48 ao 52), Concurso de agentes (do art. 53 ao 54); Espécies de pena (do art. 55 ao 68); Crimes contra a autoridade ou disciplina militar (do art. 149 ao 177 e do art. 187 ao 204); Crimes contra a pessoa (do art. 205 ao 211);Crimes contra a administração militar (do art. 298 ao 334).
Direito Processual Penal Militar
Princípios do Direito Processual Militar; Polícia Judiciária Militar (do art. 7º ao 8º); Do Inquérito Policial Militar (do art. 9º ao 28); Foro Militar (do art. 82 ao 84); Do Processo Especial – Processo de Deserção (do art. 451 ao 457).
Legislação dos Militares do Estado de Pernambuco
Legislação dos Militares do Estado de Pernambuco; Estatuto dos Policiais Militares – Lei 6.783/74 e posteriores alterações; Código Disciplinar dos Militares do Estado de Pernambuco – Lei 11.817/00 (Parte Geral).
Parte Específica PM
Uso Progressivo da Força
Uso da Força: conceitos e Definições; Uso Legal da Força; Uso da força pela Polícia; Princípios Básicos sobre Uso da Força e Armas de fogo; Código de Conduta para encarregado da aplicação da Lei; Legislação Brasileira que Regulam o Uso Progressivo da força; Uso Indevido da Força; Necessidade do Uso da Força; Responsabilidade pelo Uso da Força.
Direitos Humanos
Direitos Humanos: Conceito; Direitos Humanos: Características; Direitos Humanos: Primeiros Passos; A Declaração Universal dos Direitos Humanos; Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos; A Constituição Brasileira e os Direitos Humanos; A Aplicação da Lei nos Estados; Conduta Ética e Legal na Aplicação da Lei; Treze Reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos.
Polícia Comunitária
Polícia comunitária e policiamento comunitário: conceitos e interpretações básicas; Os dez princípios da polícia comunitária; Diferenças básicas da polícia tradicional com a polícia comunitária; Relação com a comunidade; Diretrizes para a integração com a comunidade; Parceria com a comunidade; Mudança gerencial; Resolução de problemas; A integração com entidades representativas da comunidade; Organização policial; A comunidade; Autoridades constituídas e organismos governamentais; Comunidade de negócios; Instituições comunitárias; O relacionamento com entidades e lideranças locais; Veículos de comunicação; A identificação dos problemas sociais locais; Implantação do modelo de polícia comunitária: condições básicas; Controle de qualidade, desenvolvimento contínuo e atualização; Proação, prevenção e repressão; Análise do antes e depois da polícia comunitária; Condições para a continuidade da polícia comunitária. Parte Específica BM
Combate a Incêndio
Generalidades sobre fogo e incêndio; Processos de transmissão de calor e de extinção de incêndio; Causas de Incêndio; Agentes Extintores; Classes de incêndio; Aparelhos portáteis para extinção de incêndios; Material de proteção individual; Proteção respiratória nas operações de combate a incêndio; Materiais de abastecimento; Material de estabelecimento.
Emergência Pré-Hospitalar
Aspectos fundamentais; Atribuições e responsabilidades do Emergencista; Noções básicas de Anatomia e fisiologia humana; Avaliação geral do paciente; Suporte básico de vida; Hemorragias; Choques; Ferimentos; Trauma em ossos; Outras emergências (queimaduras, intoxicações, emergências clínicas e parto).
Salvamento
Fundamentos de Salvamento Aquático: Tipos de acidentes na água e o afogamento;
Conceitos, terminologias, tipos e fases do salvamento; Aspectos físicos e geológicos do mar; Aspectos que causam incidentes de afogamento causados por ataques de animais marinhos; Técnicas de retirada e resgate de vítimas sem aparato (salvamento simples); Salvamento com equipamentos; Salvamento com embarcações; Técnicas utilizadas no desvencilhamento de vítimas de afogamento; Técnicas de utilização do EPI de Guarda-vidas contra ataques de seres marinhos. Fundamentos de Salvamento em Altura: Conceito de Segurança; Equipamentos; Nós, Voltas e amarrações; Descidas Verticais; Descidas no plano inclinado; Ascensão; Remoção de vítimas. Fundamentos de Salvamento Terrestre; Características da atividade de Salvamento Terrestre; Sistemas de comunicação; Comando das ações operacionais; Agências externas; Equipamentos operacionais;
Nós, amarrações e sistemas; Salvamento em Incêndios; Salvamento em ambientes confinados; Salvamento em desabamento deslizamento e soterramentos; Acidentes Viários; Salvamentos diversos. BIBLIOGRAFIA
A critério do candidato, podendo ser utilizada qualquer obra atualizada sobre os conteúdos especificados.
ANEXO II
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DA SELEÇÃO INTERNA AO CFS/2010
EVENTO DATA LOCAL
Inscrições e remessa dos requerimentos à DGP
11 à 29 de janeiro de 2010
DGP
Divulgação dos horários e locais de provas.
10 de março de 2010
A ser divulgado em BG e no site www.msconcursos.com.br
Provas de Matemática, Português, Conhecimentos Gerais e Legislação.
Fechamento dos portões de acesso às 8h
21de março de 2010
às 08h (DOMINGO)
A ser divulgado em BG e no site www.msconcursos.com.br
Divulgação do gabarito preliminar dos exames intelectuais
22 de março de 2010
A ser divulgado em BG e no site
www.msconcursos.com.br
Período de recursos referentes ao gabarito preliminar exames intelectuais
23 e 24 de março de 2010
-
Divulgação do resultado dos Exames Intelectuais
09 de abril de 2010
A ser divulgado em BG e no site
www.msconcursos.com.br
Exames de Saúde
De 12 a 26 de abril de 2010
às 7h30min.
DS (À CONFIRMAR)
Divulgação do resultado do Exame de Saúde. Convocação para o Exame de Aptidão Física.
30 de abril de 2010
às 13h (SEXTA-FEIRA)
A ser divulgado em BG e no site
www.msconcursos.com.br
Exames de Aptidão Física
05 a 12 de maio de 2010
COMPLEXO ESPORTIVO DO DERBY
Divulgação do resultado do Exame de Aptidão Física
14 de maio de 2010
A ser divulgado em BG e no site www.msconcursos.com.br
Até 18h Divulgação do resultado final da seleção
21 de maio de 2010 (SEXTA-FEIRA)
A ser divulgado em BG e no site www.msconcursos.com.br
Apresentação dos candidatos classificados à DEIP QCG
26 de maio de 2010 (QUARTA-FEIRA)
DEIP
Publicação do resultado final da seleção (Homologação)
A ser divulgado em BG

Fonte: SDS/ACIDES - ACADEMIA INTEGRADA DE DEFESA SOCIAL.

Para ver o edital direito do site clique no link abaixo.

http://200.238.112.36/capacitacao//arquivos/edital_selecao_interna_CFS_PM_e_BM

53 comentários:

  1. tem que ser um verdadeiro superhomem.após dez e vinte anos acho dificil,era melhor dizer que o concurso é so pra os novinhos,temos que nos contenta com a promoção da reforma.

    ResponderExcluir
  2. este concuso interno para sargento da pmpe e muito injusto... tem soldados mais antigos esperando por uma promoção até hj. eu lutaria para derubar esse absurdo de concurso.

    ResponderExcluir
  3. esse concurso foi desumano eu fiz a prova em caruaru no colegio duque de caxias nunha sala de 4 mentros com mais de 50 concorrentes a sala era tão pequena e quente que nao dava nem pra respirar quanto mais penssar alem de que ja tenho 18 anos de policia nao sou mais nem um garoto que entrou agora, ai vai minha indguinação por essa mentira de concurso!

    ResponderExcluir
  4. aos interessados a entrar com recurso só terá até o dia 24 para requerer(edital),obs;questão com ambiguidade ou faltando qualquer palavra que limita ou abrange o enunciado caberá recurso.principalmente em direito existe sempre uma brecha!já ví anular uma questão simplesmente pela troca de "e" por "ou" bizú: pessa que um professor ou alguém conhecedor do assunto para analisar a prova.Anulando a questão todos obtém a nota.

    ResponderExcluir
  5. Sou novinho, mas concordo com os antigos. Estas (105)vagas para sargento seria só para os polícias antigos, usariam os seguintes críterios: comportamento, elógio, seerviços prestados, medálhas, e etc.
    É assim que a policia pode ter seus regulamentos parecido com os do exércitos, sem falar que, todos os funcionários não podem ficarem na mesma na função com mais de dez anos sem ser promovidos.
    Os oficícais para serem promovidos não fazem provas. Ok! ou estou enganado.

    ResponderExcluir
  6. OI, VCS SOUBERAM SOBRE A SELEÇÃO INTERNA DO CURSO DE SARGENTO DA PMPE, OUVI DIZER QUE HOUVE UMA SERIE DE ERROS, E ATE O MINISTERIO PUBLICO JA ESTA APURANDO AS IRREGULARIDADES.

    ResponderExcluir
  7. sobre o caso que o major entrou na sala e [usando as estrelas ] e dizendo estar cumprindo ordens superiores pegou a prova e o gabarito levou para uma policial femenina fazer a prova no hospital sem fiscalizaçao, dizem que esta policial tirou uma das melhores notas. [ quem é e o que esta policial è destes oficiais. ] como sempre nao darà em nada e sim ela serà sargento.

    ResponderExcluir
  8. bom dia quando vai sair a lista dos aprovados no cfs procuro em todos os site e nao encontro.

    ResponderExcluir
  9. ONDE ESTÁ A RELAÇÃO DOS APROVADOS?

    ResponderExcluir
  10. Pergunto o mesmo: onde posso ver o resultado das provas de sargento de PE previsto pra sair hoje?

    ResponderExcluir
  11. O serto seria promover os cabos a sargentos, pois, é direito adiquirido, e nimguem pode tirar, se descumprirem a lei estão errados.

    ResponderExcluir
  12. Companheiros! Onde está a lista dos aprovados do cfs 2010? Será???????? Quê?????????? Vote!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Já existe uma denuncia no ministério público com o nome do major(GEOVÁ DA SDS) e da soldado pra quem ele levou a prova, o andar e o apartamento onde ela estava internada. A sala onde a candidata deveria fazer a prova era a sala 710, bloco G, 7º andar da UNICAP.E tem mais, os candidatos da sala 710, puderam fazer a prova até as 14h porque estavam esprando o major voltar do CMH com o cartão-resposta.ISSO É UMA VERGONHA!!!!! FERE DIRETAMENTE O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE, ISONOMIA E MORALIDADE DO CONCURSO.

    ResponderExcluir
  14. este concurso e a maior covardia cgm os cbs da pm,bm, para este governo antiguidade,nao e nada vamos da o troco nas urnas governador edeputados

    ResponderExcluir
  15. e pra completar, o novo secretário de segurança, Damásio, no seu pronunciamento de posse falou que é certo a polícia civil ganhar mais do que a polícia militar; porque os policiais da civil precisavam estudar mais... além de tudo, acham que o militar é burro! ninguém merece! o governador deve pensar da mesma forma, por isso deu esse aumento insignificante, achando que os militares por serem ignorantes não iam perceber que ele privilegiou a polícia civil...

    ResponderExcluir
  16. QUANTOS SERÃO CONVOCADOS PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS DO CONCURSO CFS BM 2010-PE? ALGUÉM PODE RESPONDER?

    ResponderExcluir
  17. Temos a experiência, estamos há mais de vinte anos, trabalhando em prol da sociedade. Será que não merecemos ser um sargento? Por que os afilhados (novinhos) parentes de oficiais, esposas de coronéis, peixes de políticos e até mesmo familiares, não poderiam esperar na fila, defender a sociedade, adquirir experiência do dia-a-dia, sentir na pele tudo o que passamos! Agora eles estão aí prestes a ser um sargento, e nós ficaremos para trás, usurpando um direito e desrespeitando as Leis.

    ResponderExcluir
  18. Tenho 5anos de PMPE e todos os dias me deparo com situãções que me insentivam a sair dela e vou conseguir após terminar meu curso superior a ultima decepção foi este concurso pé-de-chinelo onde um oficial superior viola os princípios da moral e ética onde esta instituição mostra a desorganização pela elaboração das provas e no critério de corte de pontos feito após as provas é um verdadeiro lixo e os antigos...meu velho esses homens são meu insentivo maior como são desrespeitados aliás. Tudo isso vai acabar quando houver a desmilitarização...e os oficiais eles não vazem prova para subirem de cargo...é um absurdo...

    ResponderExcluir
  19. Tenho vinte anos nesta gloriosa Corporação, vinte anos de inteira dedicação a sociedade, ainda sou soldado da polícia militar,como vários outros colegas que tem vinte e cinco anos de serviço como soldado,e o Estado não cumpri o que determina a Lei, "PROMOÇÃO A CADA DEZ ANOS" achando pouco faz um concurso interno como este, se não bastasse nós antigos concorrer com os soldados com 2 anos de efetivo serviço, beneficiando assim os filhos de Oficiais, ainda vem o Major GEOVÁ da SDS e leva a prova e gabarito para que uma soldado faça a mesma no Hospital, desse jeito eu seria até Magistrado. Fica aqui minha inteira indignação, ISTO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  20. prq o ministerio publico ñ investiga esse fato de esse major jeova levar essa prova ate tal aluna

    ResponderExcluir
  21. ESTE CONCURSO É UMA PROVA QUE MUITOS DOS CABEÇAS PENSANTES DA POLICIA MILITAR E DA SDS NÃO DÃO VALOR AO SERVIÇO DE POLICIAIS ANTIGOS HONESTOS QUE ESPERARAM SER CHAMADOS PARA FAZER O CURSO DE CABO E DEPOIS DE TANTA DEDICAÇÃO, ELES DÃO ESTE PRESENTE A TODOS NÓS, ISTO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  22. HOJE EU MIM SINTO ENVERGONHADA COM ALGUMAS AUTORIDADES QUE USAM CALÇA NA PMPE,E SÓ BALANÇAM A CABEÇA COMO LAGARTIXA, QUE SAUDADES DO CORONEL PM MEIRA. QUE NÃO BAIXOU A CABEÇA E HONROU A CALÇA QUE VESTE. E MEUS PEZAMES PARA OS PMs COVARDES QUE USAM CALÇA.

    ResponderExcluir
  23. Esse concurso foi bem vindo e quem estudou se classificou ou pelo menos ficou aprovado, quem tem muitos anos de policia já teve outras chances de passar inclusive na condição de novinho, pois esse não é o primeiro cfs da PM-PE.
    Quem não estuda deve se contentar em ser soldado, pois hoje em dia, muitos que já estão não conseguiriam nem ser soldados em uma novo concurso.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber quais são as provas de teste físico de acordo com o taf da pmpe e faixas etárias. Não encontro em lugar nenhum. Obrigado

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber se alguem de vcs sabem como é que está as etapas do concurso cfs da pm e do cbm pe, se esta suspenso ou se foi cancelado mesmo, e se estiver suspenso qual é o motivo, e tbm se realmente vão chamar mais aprovados fora o numero de vagas, desde já agradeço a quem poder me responder... um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  26. A PM PRESA POR HIERARQUIA !!! EM TÃO PQ COMCURSO ??? NÃO DEVERIA SER POR ANTIGUIDADE ???

    ResponderExcluir
  27. entrei na justiça porque levei ponto de corte em direito costitucional
    como o governo está vendo varios companheiro entrendo na justiça por conta de um erro do gabarito
    sera que vai chamar todos ou vai suspender o concurso

    ResponderExcluir
  28. tenho mais de 20 anos de PMPE, e fui aprovado,pois estudei bastante para conseguir êxito. Quem torceu pela anulação deste concurso certamente foram os reprovados. vamos ser coerente e estudar mais nos próximos concursos.

    ResponderExcluir
  29. ESTAMOS EM JANEIRO DE 2011,E O QUE ACONTECEU?. depois de tantos boatos de reprovados insatisfeitos eu pergunto; cadê as provas com as testemunhas das tantas irregularidades e denúncias afirmadas por vcs? houve alguma apuração,e alguém foi punido ou responsabilizado pela sds por fraude?. na realidade o que faltou pra vocês foi ter estudado mais,e o reconhecimento que,em concurso se dar bem quem estuda e foi capaz de obter aprovação. de resto,é tudo ladainha sem fundamento. virão os próximos,portanto estudem!!!!

    ResponderExcluir
  30. SOLDADO RASO QUE VIVE ESTUDANDO EM BUSCA DE UM FUTURO MELHOR TEM TANTO DIREITO QUANTO OS ANTIGOS. CONCORDO COM TODOS QUANDO FALAM DE EXPERIÊNCIA E BLÁ, BLÁ, BLÁ... MAS NÃO DEVEMOS ESQUECER DE MUITOS NOVINHOS DE 4, 5, 6 ANOS DE POLÍCIA QUE SÃO INTERESSADOS E SE ESFORÇAM PARA APRENDER SUA FUNÇÃO CHEGANDO ATÉ A SUPERAR MUITOS ANTIGOS QUE POR MUITAS VEZES, ACHANDO SER ESPERTO, DELEGAM ATIVIDADES AOS NOVINHOS PENSANDO ESTAREM PASSANDO A "SERRA" A "BÔCA PÔDRE" E DEIXAM DE APRENDER MUITAS COISAS. SERÁ QUE OS "NOVINHOS TAMBÉM NÃO MERECEM PROMOÇÃO?" MESMO SE ESFORÇANDO, COMENDO SERRA SEM RECLAMAR POIS ESTÃO APRENDENDO, SERÁ QUE MUITOS SOLDADOS RASOS QUE SE ACOMODAM, NÃO SE MELHORAM PARA OFERECEREM UM MELHOR SERVIÇO A COMUNIDADE, QUE RELAXAM E APENAS SE DEDICAM AO APERFEIÇOAMENTO DE ATITUDES NOCIVAS A SI E A POPULAÇÃO, ESQUECENDO O JURAMENTO FEIRO PELO PRÓPRIO - DEIXAMOS BEM CLARO QUE NÃO ESTAMOS GENERALIZANDO - SERÁ QUE TAIS SOLDADOS RASOS ANTIGOS E NOCIVOS DETÉM MAIS DIREITOS QUE OS NOVINHOS? ESPERA AÍ CARA! DIREITOS SÃO PARA TODOS INCLUSIVE PARA OS NOVINHOS QUE SE IGUALAM AOS BONS, ÓTIMOS E EXCEPCIONAIS ANTIGÕES. DEIXEMOS AS EXCLUSÕES PROS OUTROS! NÃO SEJAMOS ÍGUAIS! VAMOS LUTAR! MAS POR TODOS! E ASSIM FICAREMOS MAIS FORTES! PENSEM NISSO!

    ResponderExcluir
  31. novinho,estais reclamando de que afinal? o conc. CFS foi para todos!!!! estais ficando doido é? se estais fazendo críticas aos antigos feiosos,eu também já conheci novinhos feiosos. acho que quem está com muito bla bla bla, és tu.

    ResponderExcluir
  32. SOU PM A 24 ANOS, HOJE SOU CABO, MAS ENTENDO QUE DEVERIA SER SARGENTO A MUITO TEMPO, POIS JÁ ASSUMIR FUNÇÃO DIVERSAS VEZES E NÃO VI NADA DEMAIS, E FIZ MUITO BEM, MAS ESSES CONCURSOS INTERNOS PARA 3 SARGENTOS É UMA VERGONHA, ONDE TANTOS COMPANHEIROS PODERIAM SER SARGENTOS JUNTAMENTE TAMBÉM COM NOVINHOS, MAS A PORCENTAGEM DE VAGAS DISTRIBUIDAS ENTRE ELES( NOVINHO E ANTIGO ), PARA MIM FOI INJUSTA.

    ResponderExcluir
  33. sou antigo, 30.000, e tb fiz o concurso e passei (livrei o ponto de corte) com a nota 7,00. gostaria de saber se alguém sabe alguma coisa sobre o curso e sobre as chamadas (1ª e 2ª). quantos ja foram chamdos, quantos irão na segunda, quais os critérios e tb saber a situação dos colegas que estão subjudice. sou do interior e aqui nós escutamos muitos boatos e ficamos comfusos, sem saber a verdade. OBG.

    ResponderExcluir
  34. COMENTÁRIO E OPINIÃO DE UM Sd 31 MIL. Companheiros,todos tiveram oportunidade neste último concurso CFS PM,cbs e sds,antigos e novinhos,não sendo exigido sequer o 2ºgrau completo como em concursos anteriores(94 e 98)para que todos pudessem concorrer. portanto,quem reclama da sds-gicap,certamente são os que foram reprovados e não se conformaram,pois concurso é assim,quem estuda e tem capacidade de ser aprovado se dar bem. A sds(gicap),comandantes,sociedade,estão querendo gente mais preparada para ser sargento,pois aquele tempo da "PULIÇA"ficou pra traz e alguns dos futuros novos sargentos irão ser oficiais,essa é uma realidade que temos que encarar. tenho quase 21 anos de PMPE e concorri pela primeira vez para o CFS só agora,aguardava este concurso desde o ano de 2000 quando vim concluir o ens.médio,entendendo que se fosse para esperar promoção por antiguidade,teria que me conformar com a graduação de Cb PM daqui há algum tempo. foi muito melhor ter me preparado para este concurso durante dois meses,estudando manha,tarde,e noite,pois foi assim que consegui ser APROVADO,graças a diretriz de DEUS,esforço e capacidade. tendo quase 21 anos de PM,estou entre os 157 aprovados no concurso com mais de 11 anos de PMPE e espero que sirva de estímulo para muitos antigos que não foram bem no último concurso. se eu ficasse reclamando da vida sem me esforçar,certamente iria ficar estacionado e tendo que me conformar com o que sou atualmente,sem perspectiva de subir profissionalmente. acredito que em breve outros concursos virão,e quem é APROVADO dificilmente deixa de ser aproveitado,como em concursos anteriores,pois não interessa ao estado realizar concursos constantemente. BOA SORTE A TODOS!! sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  35. sd 31 mil tens alguma novidade sobre o cfs?como por exemplo quando serão chamados o restante para exames.porque acredito q todo mundo está em uma ansiedade danada e não tem nada de concreto de data de quando iremos realizar exames de certo só temos o oficio autorizando a nossa convocação.

    ResponderExcluir
  36. companheiro,estou sempre em busca de novidades,por enquanto não tenho nenhuma. agora é só aguardar,tenho muita fé em DEUS que este CFS terá o mesmo desfecho do CFOA(um final feliz para nós aprovados no concurso). ansiedade maior pra mim foi antes do resultado da prova intelectual,pois foi a etapa mais difícil,em seguida a publicação da sds convocando todos os aprovados no cronograma com duas convocações,portanto as coisas estão fluindo a nosso favor,no final vai dar tudo certo. lembrem-se sempre,no que postei várias vezes,"O TEMPO É DE DEUS. um abraço a todos! sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  37. Novinho que fala muita besteira, cuidado! no futuro poderá estar se lantimando como nós, os antigos de hoje.vai ser sargento e daí? grande coisa!? Quem vai continuar sendo praça... quer isnobar...!E se for algum ofifial mal intencionado - jogando praça contra praça - não vai passar nunca de cachorro de pastoreio. É...! Que a única vantávem é ganhar uma cação melhor. Passe bem, mau...!

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente muitos antigos,se lastimam por não ter coragem de ir atrás dos objetivos,querem que as coisas caiam do céu sem se esforçar para tal,só sabem reclamar da vida e desejar mal aos outros. o resultado para quem age dessa forma,é ficar estacionado na vida,assistindo a ascensão de quem se esforça. sou um sd 31 mil,mas fiquei entre os 14 soldados com mais de 20 anos de PM aprovado no concurso,provando que quando temos objetivos na vida nunca é tarde,devendo pedir direção a DEUS e fazendo também a nossa parte. espero que sirva de estímulo para os demais antigos,pois outros concursos virão e desejo boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  39. Esse povo fica falando besteira que doi. O regulamento para praças não fucinciona, todos sabem disso. Então não culpem os antigos, culpem o estado e a PM que só promove oficiais. O ponto de corte do edital esta bem claro. 40% das partes, global e especifico. Sendo 50% do total. Aí vem esse major mudar todo edital, beleza companheiros o supremo irá corrigir isto, pq aqui em PE já era! E pra esses novinhos um recado, parem e pensem antes de postar asneiras tronxas dignas de alguns oficiais...

    ResponderExcluir
  40. anônimo tu és um daqueles que torce contra,vai estudar e fazer como os que foram aprovados,a ti eu desejo boa sorte e que Deus te abençoe,pois aquilo que desejamos de mal para os outros vem pra cima de n´s mesmo.insipiente, se não sois capaz de ser aprovado,não fique triste lute que conseguirás,ridiculo.

    ResponderExcluir
  41. Resposta do ridiculo. Caro companheiro, o Sr parece uma mulher exaltada pela TPM, Especifiquei bem sobre o edital, qualquer zé compreende o que tem lá. Porque será que o Maj mandou uma nota depois da prova feita? Ué? Não necessita de mais palavras. Antes de responder, léia melhor. Não vou repetir. Mas claro, quem ta dentro, parabéns. Mas saibam que foi um jogo de sorte. E que terminem logo o curso. Por que aposto com qualquer um, que o supremo vai botar todo mundo na lista pela nota. Eu tirei 8.2 com ponto de corte no dir. adm. (n estudei pela lógica da prova, muito assunto poucas questões, sem ponto de corte pelo edital) Então companheira, termine logo o curso pq os verdadeiros aprovados estão vindo aí.Obs: Mesmo terminando o curso, sei que o justo seria promover os antigos, pois é lei. Pena que seja lei de praças!

    ResponderExcluir
  42. sorte tem quem impetra e consegue promoção por força da justiça,que nem sempre julga correto. quem foi APROVADO de fato teve maior capacidade,e logicamente foi considerado pelo feito,e para alguns gera uma insatisfação por não haver conseguido,sendo este incoerente com quem mereçe. teve um juiz que concedeu liminar favorável a um cabo que tirou nota 3.0,está lá na última relação juntamente com os legítimos aprovados e impetrantes,isso é justo? aconteçe que virou moda pra muita gente que é REPROVADO em concurso,procurar a justiça querendo entrar na base do apusso. DESEJO BOA SORTE A TODOS,PORÉM,ESTA É A REALIDADE. sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  43. não queria comprar esta briga,mas,esse comentario acima é cheio de mentiras,ele se diz ser reprovado com 82 questões isso é mentira ,haja vista só teve duas pessoas que levaram ponto de corte com nota igual ou maior que oito e são duas mulheres,quanto a lei que promove os antigos houve uma mudança companheiro,acho que estais mal informado,porque a lei que deu andamento ao concurso do cfs foi que 70%seria na caneta e 30% na antiguidade.desejar mal aos outros companheiros isso é desespero,isso é o cúmulo do absurdo,sou um dos aprovados,porém não estou no curso ainda,mas,quero te desejar boa sorte na jornada da vida,acho que estás faltando Deus em teu coração,que você passe bem companheiro.

    ResponderExcluir
  44. sd 31 mil vc tem alguma noticia sobre esta nova convocação?ouvi falar que irão convocar 600,isso foi palavra de um aluno que está no cfs que o sub comandante do cemet falou que neste ano ainda irão formar esta quantidade,porém o mesmo não soube explicar quantos antigos irão inclusos nesta quantidade,ou seja,se assim for ainda vai ficar aprovados sem ir para o curso,se souber poste no blogpois sou do interior e é o único meio de informação.

    ResponderExcluir
  45. Realmente, a média especificada pelo edital seria de 5.0 do total. Esse juiz devia ter sido um SD revoltado. Ou então justificou pela antiguidade e pelo regulamento de promoções de praças. Ah, lembrei. Todos os aprovados irão ser chamado ainda esse semestre. Fiquei sabenndo hj. A relação já ta rolando aê. Quando o supremo ter ganho de causa pelo ponto de corte, toda a turma já deve estar formada. Mas próximo curso o povo entra. Mas sabe lá quando???

    ResponderExcluir
  46. Não adinhanta e nem é minha intenção bater de frente com quem ta aprovado. O pior cego é aquele que não quer ver. Mas peloa mor de Deus, o regulamento mudou??? quantos SDs e CBs foram promovidos por tempo de serviço antes??? É muito fácil falar em posição positiva, companheiro, vc será chamado e será SGT, mas isso não muda o fato que ta tudo muito errado, des do regulamento que nunca foi respeitado ao concurso. Mas torto e corrupto que pau de galinheiro. Lembre-se sempre disso. Sorte pra vc!

    ResponderExcluir
  47. A maior nota dos que levaram ponto de corte foi 8,1. companheiros,esse pessoal que mente e inventam boatos falsos,na verdade queriam estar no nosso lugar,isso aconteçe desde a divulgação do exame intelectual. estive na DGP-10 no dia 24 e obtive informação de um sargento que a GICAP irá convocar todos os aprovados de julho para agosto. um abraço! sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  48. eu gostaria que todos entrassem! claros existem! Quem entrou na justiça tenha fé em Deus, porque o m ais importante vc´s já fizeram: estudaram e passaram! vc´s não ficaram esperando o tempo passar o tempo todo! vc´s não cruzaram os braços para esperarem por estas promoções maruadas que não tem datas certas e o tempo é muito longo!
    Eu não fiz este concurso! me arrependo e muito, mas não torço contra que fez! Vc´s merecem! E eu fui mas um que se iludiu, e não reagi, pensando que mas cedo ou mais tarde iria ser promovido a cabo e depois de muito tempo, a sgt.
    PARABÉNS AOS ANTIGOS E NOVINHOS ESTUDIOSOS!!!

    ResponderExcluir
  49. Fico muito feliz em ver comentários de pessoas coerentes como estas. irmão,eu perdi muito tempo da minha vida,pois poderia ter estudado mais quando era novinho de PM, só vim despertar e terminar o ens.médio para poder concorrer pela 1ª vez ao CFS mais tarde,com 30 anos,no ano de 2000. daí então não se abriu mais concursos CFS,vindo abrir o ano passado,veja como isso me custou! graças a essa oportunidade que DEUS me deu,FUI APROVADO neste último concurso. portanto irmão,nunca desista,se perdeu este,se prepare bastante para o próximo! DESCONTE O TEMPO PARADO! nunca vai ser tarde quando almejamos ascensão na vida, um abraço forte e que DEUS TE ABENÇOE. sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

    ResponderExcluir
  50. isso é uma palhaçada essa prova é para ser o que? juiz de direito, pra que um conteúdo desse tamanho,sem contar que isso devia ser promoção assim como é para os oficiais,mas isso é para nós soldados aprendermos, a ser mais unidos,brigar pelos nossos direitos e nao ta se matando para promover oficiais, isso é o que nós ganhamos em troca. que Deus abençoe a todos e pensem se ainda querem estar promovendo os oficiais e nós continuarmos como soldados.

    ResponderExcluir
  51. ISTO TUDO VAI TERMINA EM NADA,OS ARROMBADOS VÃO CONTINUAR ARROMBADOS,E OS PEIXES VÃO CONTNURA PEIXES,E QUEM TÁ LÁ EM CIMA VAI CONTINUAR LÁ EM CIMA. E OS ANTIGOS QUE ESTÃO ESPERANDO PROMOÇÕES FICARAM NA JANELA ESPERANDO A BANDA PASSA, OU SEJÁ FICARAM NAS PRAÇAS DANDO MILHO AOS POMBOS.
    O SOLDADO SERTÃO.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarede, gostaria de colher formaçoes sobre o resultado do concurso de sagento depois das questoes anuladas, ou seja as classificaçoes geral,pois tenho duvida da minha nota, sd pm ferreira.

    ResponderExcluir
  53. graças ao senhor jesus cristo eu consegui estudar e estou fora da POLICIA MILITAR.atualmente estou na POLICIA CIVIL,abri mão do CFS e estou muito feliz! aqui não tem opressão,himilhação.etc. Mesmo que um DELEGADO seja um cara arrogante e repressor ele não tem muito poder e depende integralmente dos policiais que o auxiliam,já no militarismo o oficialato nos humilha e faz o que bem quer! ja fui das forças armadas,depois pm e agora pc.Não critico quem gosta de ser militar mas para mim não dava mais e aconselho a quem fica RECLAMANDO a fazer como eu: ESTUDE!!! se gosta da PM aceite e pronto! infelizmente é isso! os antigos realmente tem razão de reclamarem mas como alguem disse anteiormente:"ESFORÇA-TE E TENDE BOM ANIMO!" DISSE DEUS A JOSUÉ!!!!!

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.