Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Governo do Distrito Federal amplia benefícios para policiais e bombeiros militares do DF.Às vésperas do Natal e após sanção do Plano de Cargos e Salários, governador anuncia pacote de medidas que beneficia militares do Distrito Federal.

Brasília/DF

Editoria de Brasília/DF

23/12/09

BRASÍLIA - Os policiais militares e bombeiros do DF receberam do GDF um pacote de medidas que promete levar mais segurança para as ruas e melhores condições de trabalho para os militares. As boas notícias foram anunciadas pelo governador José Roberto Arruda, que esteve em visita à Academia de Polícia Militar do DF, nesta quarta-feira (23). Dentre as medidas, estão a promoção de militares, a realização de estudos para alteração nas escalas, o aumento de homens nas ruas, além da reforma e construção de unidades policiais.

“O Plano de Cargos sai do papel para fazer justiça na vida de 6,776 policiais e bombeiros militares que hoje recebem a sua tão esperada e tão justa promoção”, disse Arruda. No próximo 5 de janeiro, além do salário mensal, os militares receberão os atrasados da gratificação por risco de vida. “Todos os valores atrasados serão pagos de uma só vez”, garantiu o governador, referindo-se aos meses de abril a setembro. As parcelas dos meses de outubro e novembro já foram pagas. “Os compromissos que assumi com essas instituições, graças a Deus, estou tendo a chance de cumprir”, completou.

Aplaudido pelos cerca de cinco mil militares e familiares presentes no evento, Arruda anunciou que o serviço voluntário gratificado, que atualmente era de 20 mil cotas, foi ampliado para 25 mil. Ou seja, mais 5 mil homens poderão optar entre ir para ruas ou gozarem dos dias de folga. “Com esta alteração, você amplia as possibilidades para policiais que estão de folga trabalharem. Da mesma forma, o governador pediu que a maneira como as escalas são feitas fosse revista. São vários mecanismos que estão sendo discutidos para dar fluidez à segurança pública”, esclareceu o secretário de Segurança Pública, Valmir Lemos.

O secretário explicou ainda que as promoções feitas vão atingir um grande número de militares, inclusive aqueles que há mais de 20 anos esperavam por uma ascensão na carreira. “Esta é uma promoção rotineira, mas é a primeira depois da aprovação do Plano de cargos e salários. Com isso, um grande número de militares foi agregado. São cerca de 4 e 2 mil na PM e nos Bombeiros, respectivamente. Temos militares com 28 anos na mesma patente. Então, estas promoções são extremamente importantes para que o policial se sinta reconhecido”, disse Lemos.

“Alguns medidas são de efeito pessoal, como as promoções, outras alcançam a sociedade como um todo. Mas mesmo as de cunho pessoal atingem a população. Um policial com uma escala de trabalho justa e a possibilidade de promoção faz um trabalho melhor para a comunidade”, afirmou o secretário.

“Assinei feliz os atos que determinam que em 30 dias sejam revistas as escalas, para que os policias possam trabalhar em escalas mais humanas. Assinei um sonho de mais de 20 anos, a criação da Defensoria. Assim como o aumento das cotas do serviço voluntário, os recursos para reformas e ampliações dos quartéis e do Centro Médico”, disse.

Com as medidas, quem integra o Corpo de Bombeiros e ainda não possui ensino superior poderá voltar a estudar. Um novo decreto institui a criação do projeto Bombeiro do Futuro. O programa deverá seguir o mesmo modelo adotado pela Polícia Militar, interessados em cursar um faculdade, recebem auxílio do GDF para iniciarem e concluírem os estudos.

O governador ainda encaminhou à Câmara Legislativa dois projetos de lei. O primeiro trata do Plano de Seguro de Vida, que poderia ser acionado em casos de acidentes. O outro projeto de lei versa sobre a instituição de indenização por morte e invalidez total e parcial. Estes benefícios são estendidos aos policiais militares, civis e aos bombeiros.

De acordo com os atos, serão criadas novas sedes para os 1º, 3º, 6º, 9º, 10º, 11º Batalhões. Assim como a 16º e a 18º Companhia Militar Independente (CPMIND). Também passarão por reformas o Centro Médico e o 3º Batalhão. Como de costume, ao final do evento o governador posou para fotos e ouviu palavras de carinho, apoio e incentivo.

Mais segurança em Samambaia

Em seguida, o governador José Roberto Arruda foi até a QR 831, localizada na Expansão de Samambaia, onde era aguardado por cerca de mil moradores para a inauguração do primeiro posto policial da região. A unidade vai auxiliar o combate à violência e promete levar mais segurança à população. O trabalho será realizado por policiais militares durante 24 horas por dia.

Animados por terem uma de suas maiores reivindicações atendidas, os moradores disputavam o espaço ao lado do governador para agradecer pela instalação do posto e outros benefícios já liberados para região. A concessão de 656 cheques-moradia, cujos recursos podem ser aplicados na construção ou reforma das residências, também foi motivo de comemoração na quadra 831.

O posto irá contar com o efetivo de 16 policiais, uma viatura e duas motos trabalhando em um sistema de rondas para atender à população. Assim como as outras unidades espalhadas pelo DF, a unidade é pré-moldada, feita de aço e fibra de vidro. O material dispensa manutenção, pois não sofre danos com a ação do sol e das chuvas.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias.
http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=55893

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.