GASPARI: VIOLÊNCIA POLICIAL DEVE SER CONTIDA
Embora elogie o projeto do secretário José Mariano Beltrame para conter a baderna em protestos, colunista Elio Gaspari aponta uma lacuna; "fica faltando na proposta de Beltrame algo que responsabilize sua polícia por agressões a manifestantes"
16 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 08:52
247 - O colunista Elio Gaspari vê com bons olhos a proposta do secretário José Mariano Beltrame para conter a baderna nos protestos de rua, diz que é melhor do que a lei antiterrorismo, mas pede também um dispositivo contra a violência policial. Leia abaixo:
PAIM NADA TEVE A VER COM O SURTO HISTÉRICO
Estava errada a informação segundo a qual o senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do projeto que tipifica os crimes de terrorismo com uma definição ambígua e penas mínimas superiores àquelas impostas pela Lei de Segurança Nacional da ditadura. Há dois projetos em andamento no Senado. Um é do senador Pedro Taques (PDT) e outro de Romero Jucá (PMDB).
Paim nada tem a ver com eles. Pelo contrário, uma iniciativa sua retarda a votação dos projetos. O senador Jorge Viana (PT-AC) propôs que eles fossem discutidos logo e pediu "um entendimento de líderes" para pôr "em apreciação já, no plenário, essa matéria".
Felizmente isso ainda não aconteceu e o presidente do PT, Rui Falcão, dissociou o partido da iniciativa, contrariando a doutrina dos autores da Lei de Segurança da ditadura.
Enquanto o Senado teve um surto de histeria, veio do secretário de Segurança do Rio uma proposta que racionaliza o debate. Em vez de criar fantasmas, é um texto básico que trata de coisas elementares. Proíbe mascarados, muda alguns dispositivos do Código Penal e repete leis já existentes. Fica faltando na proposta de Beltrame algo que responsabilize sua polícia por agressões a manifestantes. Por exemplo: jogar gás de pimenta nos outros como se os seus PMs fossem propagandistas de perfume. Nunca será demais lembrar que o governador Sérgio Cabral não mexeu nas tarifas dos transportes sob sua jurisdição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.