O policial militar que teria agredido um motorista de ônibus, nesta terça-feira (15), no Centro do Rio, teve a prisão administrativa decretada. No início do protesto dos professores, um ônibus da linha 345 que fazia o trajeto Barra-Praça Mauá cruzou com um ônibus da polícia que estava indo para a manifestação. O motorista disse que foi parado pelos PMs e agredido por um deles. O delegado pediu laudos para comprovar ferimentos no motorista e no policial e informou que vai pedir imagens das câmeras de segurança do ônibus e da rua para verificar o que aconteceu.
Como mostrou o Bom Dia Rio nesta quarta-feira (16), as imagens publicadas em uma rede social mostraram o policial tirando o motorista do volante com uma gravata. Os passageiros gritaram tentando que o PM largasse o homem. Em outro vídeo, o motorista apareceu sentado no ônibus da PM tomando água. As pessoas continuavam gritando e o policial saiu do veículo para se explicar.
“Eu só pedi a habilitação dele. Ele falou que não ia me dar. Eu sou um agente público, ele tem que me dar atenção. Isso aqui não é sacanagem não, ele está indo pela emoção”, disse o policial.
Na delegacia, o motorista Gerson Rodrigo Alves contou que a confusão começou quando ele estava na Rua Benedito Hipólito, no Centro, e tentava fazer uma conversão à esquerda, logo atrás de um carro.
“Atrás do carro veio o ônibus da PM, e o mesmo tentou cortar todo mundo ao mesmo tempo. Para não colidir o ônibus com a viatura da PM, eu freei o carro e os mesmos desceram exaltado. O mesmo subiu no carro, me engravatou e me tirou da direção engravatado e me levou até a viatura da polícia na gravata. lá dentro ficaram me ameaçando”, contou o motorista Gerson Rodrigo Alves.
Segundo a Polícia Civil, os PMs disseram que o motorista se negou a abrir a porta, e a  apresentar a habilitação. Dezenas de professores que estavam no ônibus testemunharam à favor do motorista.
Em nota, a Polícia Militar informou que foi determinada a prisão administrativa do policial militar que dirigia o ônibus da corporação.
Segundo o comentarista de segurança Rodrigo Pimentel, o policial tem direito de pedir a habilitação. Caso o motorista desrespeite a ordem, o policial pode dar voz de prisão por desobediência.