A Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPJ-GO) lançou, na sexta-feira (11), um aplicativo para celulares inteligentes - conhecidos como smartphones - para o registro de ocorrências em situações de emergência. Com o 'Agentto', a pessoa que estiver em perigo pode acionar socorro de forma discreta, em poucos segundos e com apenas alguns toques na tela.
O aplicativo não irá substituir o 190 da polícia, mas é indicado para situações de risco, como assaltos. Ao acionar uma alavanca de pânico, o usuário pede socorro e informa o crime e a localização. A mensagem cai direto no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que encaminha uma equipe para averiguar o chamado.
O pedido de ajuda também serve para acionar o Corpo de Bombeiros. O programa pode ser baixado sem nenhum custo em smartphones com sistema Android, iOS ou Windows Phone. Antes de utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar.
A mesma mensagem de socorro repassada para a polícia pode ser vista por um grupo de até 12 amigos que estiverem cadastrados em uma rede de contatos. Neste caso, também é possível encaminhar fotos.
O sistema também faz denúncia de crimes e suspeitos. Somente a polícia tem acesso a essas informações.