Informação policial e Bombeiro Militar

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Policiais denunciam que fazem vaquinha pra consertar os carros

Sem manutenção, viaturas da PM continuam paradas no DF

O TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) encontrou superfaturamento de até 1.500% na licitação para manutenção de viaturas novas e, desde então, nada foi feito. Há mais de três meses, o processo de contrato da licitação para manutenção das viaturas da PM está parado.

Um cabo da Polícia Militar diz que os veículos da corporação estão sucateados e há muito tempo não passam por manutenção. Segundo ele, nas últimas vezes, foram os próprios policiais que pagaram pelos consertos dos carros.

— A gente faz vaquinha e leva na oficina de um amigo, de alguém conhecido. Só assim para tentar resolver. Noventa por cento estão paradas.

Segundo o policial, a equipe fica sem ter como fazer rondas ostensivas e garantir a segurança da população.

— Às vezes a gente recebe um chamado e não tem como atender, sair correndo para ajudar. É polícia, é bombeiro, é a população morrendo e a gente não tem como ajudar.

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Para comprovar a denúncia, a reportagem da Record Brasília visitou quatro regiões diferentes: Taguatinga, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Plano Piloto. Apenas três viaturas foram vistas durante toda a reportagem. Enquanto isso, nos batalhões, os pátios estão lotados de veículos.

No Batalhão de Taguatinga, viaturas em estado precário estão largadas no pátio. As motos também estão na mesma situação. No Recanto das Emas, mais viaturas paradas. Algumas batidas, amassadas, depredadas pela ação do tempo.

Compra
No relatório do TCDF, a explicação é que os preços que aparecem no edital são muito altos, uma diferença de 1.500% para o valor de mercado, o que indica superfaturamento.O preço no edital de um jogo de pastilhas de freio é de R$ 873 e na loja mais cara pesquisada pelos auditores do TCDF, custa R$ 55.

A Comunicação Social da PM informa que no primeiro trimestre 580 viaturas passaram por manutenção. No segundo trimestre, 560 e agora, no terceiro trimestre, mais 640. Segundo a assessoria, desde o dia 1º de setembro está sendo feito o mutirão de manutenção, onde o Centro de Manutenção da PM recebe apoio de mecânicos de todas as unidades da corporação.

Quanto às viaturas de trânsito, até a próxima sexta-feira, 14 viaturas blazers do 1º Batalhão de Policiamento de Transito vão passar por manutenção.

A comunicação da PM explica ainda que as viaturas do Batalhão de Policiamento Rodoviário estão fazendo manutenção por meio de um convênio com o DER (Departamento de Estradas de Rodagens) e estarão disponíveis para rodar até o início de novembro.

Sobre a licitação suspensa pelo TCDF, a assessoria informou que a polícia já prestou os esclarecimentos à Subsecretaria de Licitações e Compras da Secretaria de Planejamento, que é a responsável pela licitação. Segundo a polícia, a secretaria já está em contato com o TCDF para resolver o problema.

Para comprovar a denúncia, a reportagem da Record Brasília visitou quatro regiões diferentes: Taguatinga, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Plano Piloto. Apenas três viaturas foram vistas durante toda a reportagem. Enquanto isso, nos batalhões, os pátios estão lotados de veículos.

No Batalhão de Taguatinga, viaturas em estado precário estão largadas no pátio. As motos também estão na mesma situação. No Recanto das Emas, mais viaturas paradas. Algumas batidas, amassadas, depredadas pela ação do tempo.

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No relatório do TCDF, a explicação é que os preços que aparecem no edital são muito altos, uma diferença de 1.500% para o valor de mercado, o que indica superfaturamento.O preço no edital de um jogo de pastilhas de freio é de R$ 873 e na loja mais cara pesquisada pelos auditores do TCDF, custa R$ 55.

A Comunicação Social da PM informa que no primeiro trimestre 580 viaturas passaram por manutenção. No segundo trimestre, 560 e agora, no terceiro trimestre, mais 640. Segundo a assessoria, desde o dia 1º de setembro está sendo feito o mutirão de manutenção, onde o Centro de Manutenção da PM recebe apoio de mecânicos de todas as unidades da corporação.

Quanto às viaturas de trânsito, até a próxima sexta-feira, 14 viaturas blazers do 1º Batalhão de Policiamento de Transito vão passar por manutenção.

A comunicação da PM explica ainda que as viaturas do Batalhão de Policiamento Rodoviário estão fazendo manutenção por meio de um convênio com o DER (Departamento de Estradas de Rodagens) e estarão disponíveis para rodar até o início de novembro.

Sobre a licitação suspensa pelo TCDF, a assessoria informou que a polícia já prestou os esclarecimentos à Subsecretaria de Licitações e Compras da Secretaria de Planejamento, que é a responsável pela licitação. Segundo a polícia, a secretaria já está em contato com o TCDF para resolver o problema.

Fonte: r7

3 comentários:

  1. Nem Sociedade, nem governo, e superiores hierárquicos reconhecem isso, eles querem o serviço bem desempenhado, e pronto.

    Tenho mais de 22 anos de PMPE, Passei 14 anos na função de motorista de GT e por muitas vezes consertei viaturas na amizade ou pagando pelos serviços, e nunca tive o devido reconhecimento. Hoje, me sinto aliviado em não mais fazer parte do quadro de motorista, e digo mais, foi uma das melhores decisões que tomei.

    Motorista de GT trabalha mais que os outros componentes, sendo responsável direto pelo patrimônio, se empenha em todo tipo de ocorrência, muitas vezes, vira 24 horas de serviço dirigindo, tendo pausa só para comer.

    Essa atribuição lhe rende menos de R$ 80.00 reais por mês (uma esmola), sem contar as buchas que nós temos que engolir "daqueles superiores" que acham que você é empregado dele.

    Muitas vezes somos mal interpretados por não ter mais estímulo e motivação, mas, será que isso é atoa? principalmente em relação aos mais antigos?
    Pois é, costumo dizer que esse sistema nos leva a agir dessa forma, não porque queremos, mais sim pelas circunstâncias.

    sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

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  2. Nem Sociedade, nem governo, e superiores hierárquicos reconhecem isso, eles querem o serviço bem desempenhado, e pronto.

    Tenho mais de 22 anos de PMPE, Passei 14 anos na função de motorista de GT e por muitas vezes consertei viaturas na amizade ou pagando pelos serviços, e nunca tive o devido reconhecimento. Hoje, me sinto aliviado em não mais fazer parte do quadro de motorista, e digo mais, foi uma das melhores decisões que tomei.

    Motorista de GT trabalha mais que os outros componentes, sendo responsável direto pelo patrimônio, se empenha em todo tipo de ocorrência, muitas vezes, vira 24 horas de serviço dirigindo, tendo pausa só para comer.

    Essa atribuição lhe rende menos de R$ 80.00 reais por mês (uma esmola), sem contar as buchas que nós temos que engolir "daqueles superiores" que acham que você é empregado dele.

    Muitas vezes somos mal interpretados por não ter mais estímulo e motivação, mas, será que isso é atoa? principalmente em relação aos mais antigos?
    Pois é, costumo dizer que esse sistema nos leva a agir dessa forma, não porque queremos, mais sim pelas circunstâncias.

    sd 31 mil do 22BPM(Surubim)

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  3. ANA PAULA ARAÚJO: Uma "Anti-PM" de carteirinha.

    Veja - http://blogdaverdaderj.blogspot.com/2012/10/ana-paula-araujo-uma-anti-pm-de.html?spref=tw

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