Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 5 de julho de 2011

KKKKKK! OFICIAL DA PM INSCREVE VIATURA DA PM NO "LATA VELHA" DE LUCIANO HULK DA REDE GLOBO.

Viatura da PM MG no "Lata Velha"?


fonte: blog Papo de PM/blog Amigos da Caserna

Carta e vídeo enviados ao programa do Luciano Hulk.

Meu nome é Ronan Sassada Silva, sou Oficial da Policia Militar de Minas Gerais profissão que sou apaixonado e que tenho nela uma missão, o de aproximar a Instituição da comunidade de bem principalmente as comunidades mais carentes. Todos sabem que há ainda um preconceito muito grande em relação aos policiais militares, preconceito este que já tive antes de me tornar um policial, e fui quebrando a medida que conhecia a verdadeira missão de um policial militar.


Vejam a carta na integra

Para explicar como cheguei até aqui e determinei esta minha missão institucional vou contar um pouco da minha vida. Vim de uma família muito humilde de Belo Horizonte, minha avó, japonesa fugiu imigrou para o Brasil fugindo da guerra quando ainda era criança. Após alguns anos devido a uma grande dificuldade que passávamos meu pai resolveu que iríamos fazer o caminho contrário que minha avó havia feito e fomos para o Japão, eu ainda adolescente comecei a trabalhar como operário no Japão juntamente com o meu pai, minha mãe e minha irmã. Eu cheguei a trabalhar 16 horas por dia em uma fábrica no Japão e sem muita expectativa de mudar de vida, quando ao completar 18 anos tomei uma atitude radical, resolvi deixar minha família la no Japão e retornei ao Brasil com o objetivo de estudar e ser alguém.

Quando fui para o Japão estava cursando o Primeiro ano do segundo grau na época, ao retornar para agilizar fiz um curso supletivo juntamente com um pré-vestibular, pretendia fazer engenharia e quem sabe voltar ao Japão como engenheiro. Bem, as coisas foram acontecendo em minha vida e a cada dia eu desistia de retornar ao Japão apesar da minha família ainda ter permanecido la e permanece até hoje. Eu não tinha conseguido juntar muito dinheiro quando voltei ao Brasil e os meus pais estavam bancando meus estudos e como eu sabia do sofrimento que era trabalhar no Japão, eu não queria desapontar os meus pais e estudei muito, queria ser o motivo de orgulho da minha família.

As coisas no Japão não estava la estas coisas já havia se passado uns 5 anos que minha família estava la, eu havia terminado o segundo grau e ainda não tinha conseguido entrar na faculdade uma vez que meu desejo era estudar na Federal de Minas Gerais, resolvi então para aliviar meus pais a encarar a maratona de concursos, fiz concursos para tudo que se possa imaginar, auxiliar de serviços gerais de escola pública, carteiro, fiz entrevista de emprego para ser atendente de locadora e por fim soldado da Polícia Militar de Minas Gerais, nesta altura dos acontecimentos eu estava tão desesperado e estudava tanto já se completava 3 anos de cursinho extensivos, e finalmente comecei a colher os frutos deste meu esforço, passei no concurso da PM, passei no vestibular de Física da federal, passei no vestibular de Desenho Industrial Projeto de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais e para Engenharia de Produção Civil do CEFET, como minha prioridade era o emprego iniciei o curso de Soldado da PM em 2002 juntamente com o curso de Engenharia Civil do CEFET, mas logo me apaixonei com a Polícia Militar e decidi abandonar tudo e me dedicar inteiramente a profissão.

Já no curso de Soldado tive contato com uma disciplina que se chamava POLÍCIA COMUNITÁRIA, o que me fez me apaixonar ainda mais com esta profissão, pois prega a união da polícia com a comunidade na resolução de problemas locais. Eu já estava muito feliz como soldado da PM, mas eu queria mais, como já me encontrava embalado com os estudos resolvi encarar mais um ano de cursinho e tentar a prova para ser Oficial da Policia Militar ai seria minha realização profissional, esta prova é uma das mais concorridas em termo de concurso público, no ano que fiz eram mais de 450 candidatos disputando 1 vaga, pois bem, encarei o desafio e já trabalhando como soldado estudava em média 10 horas por dia até que graças ao bom Deus consegui ser aprovado.

Durante três anos tendo aulas de manha, tarde e a noite em dez de 2006 me formei Bacharel em Ciências Militares com Enfase em Defesa Social e fui declarado Aspirante a Oficial da Gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais, agora com mais autonomia me dedicava aos estudos de Sociologia, antropologia e Polícia Comunitária, fiz uma Pós Graduação na Universidade Federal de Minas Gerais em Estudos da Criminalidade e Segurança Pública, me tornei professor da Academia de Polícia Militar de Polícia Comunitária é claro, e hoje sou Primeiro Tenente Comandante de um Grupamento especializado em Patrulhamento em Área de Risco. Fiz um curso de Multiplicador Internacional de Polícia Comunitária e veja como é o destino fiquei em primeiro lugar em Minas Gerais em uma seletiva para fazer um curso de polícia Comunitária no Japão e estou aguardando a convocação do governo Federal.

Estou tendo a oportunidade de por em prática todos os conhecimentos que adquiri durante esta trajetória, mas o grande desafio ainda continua o de aproximar cada vez mais a comunidade da Polícia Militar para que possamos juntos atuar na melhoria da qualidade de vida principalmente daquelas comunidades carentes. Sempre digo aos policiais sob meu comando que nossa preocupação deve ser com os 99% da comunidade formada por pessoas de bem, para que estas possam nos ajudar a combater os 1% que estão marginalizados.

Para que isto ocorra precisamos de estratégias de aproximação com a comunidade, e estamos trabalhando algumas como palestras em escolas, aulas de kung fu para crianças, mesmo assim percebemos que podemos fazer muito mais. Sempre fui um visionário de idéias tida como malucas, e foi quando tive a idéia de transformar o MOSOLÉU, apelido de um ônibus velho que temos em nossa unidade em um instrumento de aproximação com a comunidade, acredito que vai funcionar demais caso este ônibus seja reformado pelo lata-velha, quando paramos o ônibus em uma comunidade todos vão querer ver o ônibus ai que vamos aproveitar para convidar a comunidade a se unir a Polícia Militar por meio de palestras, reuniões comunitárias, levar as crianças ao Teatro, Cinema, Zoológico etc… as oportunidades serão infinitas de aproveitamento deste recurso. E os frutos de uma aproximação com a comunidade são colhidos a curto prazo, com a melhoria da sensação de segurança, melhoria da Imagem Institucional e quebra de paradigmas e preconceitos se refletindo na melhoria da qualidade de vida em geral.

Comentei com algumas pessoas que iria mandar uma carta para o Luciano Huck pedindo a reforma do mosoleu e que este seria nosso grande instrumento de aproximação com a comunidade, claro que a reação foi de risos e até de um certo deboche, mas como na minha vida não desisto com facilidade resolvi mandar e com muita fé de que este pedido seja atendido, não pensado em nenhum benefício pessoal mas sim em benefício da sociedade mineira que como parte de nossa vontade Institucional queremos ser motivo de Orgulho do Povo Mineiro, e isto irá ocorrer na medida em que a comunidade conheça e participe cada vez mais junto com a Polícia Militar de Minas Gerais na produção de ambientes seguros.

Obs: ‘E importante ressaltar que hoje a Policia Militar de Minas Gerais conta com a terceirização da frota de viaturas que mantém todas em condições de uso, que este ônibus está para ser descarregado e pretendemos aproveitar para transformá-lo em um objeto de aproximação com a comunidade.

Muito Obrigado

Ronan Sassada Silva, 1 Ten PM
Sassada Ronanささだ

Fonte: Comunidade orkut
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.