Duas pessoas foram presas e dez armas apreendidas na zona rural do município de Pombos, na Mata Sul de Pernambuco , na segunda-feira (17). A operação foi realizada pela Polícia Militar de Pernambuco, através da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).
Das dez armas detidas, sete estavam sem nenhuma supervisão, em um acampamento no meio de uma mata da região: três espingardas de fabricação artesanal, conhecidas por “soca-soca”, que estavam enterradas, e quatro espingardas de fabricação industrial estavam desmontadas e enroladas em um saco, sob galhos e folhas secas. Não havia ninguém no local.
As outras três estavam de posse de dois fazendeiros. Um dos homens detidos portava um revólver calibre 38, com registro vencido. O outro estava com uma espingarda artesanal e uma espingarda calibre 12, ambas sem registro. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Pombos e autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Eles foram liberados depois de pagarem fiança.
De acordo com tenente Erandir Rodrigues, que participou da ação, as armas que estavam na mata de fato não pertenciam aos homens detidos. “Elas eram de caçadores, que deixaram lá. Nós investigávamos essa região há quase dois meses. Ficamos sabendo que o pessoal caçava lá, entrava sem nada e saía sem nada, mas era possível ouvir os tiros. Foi assim que chegamos até o acampamento”, explica o tenente.
Ainda segundo Erandir, as armas artesanais que estavam enterradas apresentavam mau estado de conservação. As outras estavam em perfeitas condições. Elas foram entregues à delegacia. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao Cipoma pelo número 3181.1700.