A Polícia Militar do Distrito Federal começou a utilizar nesta semana dois equipamentos que auxiliam na fiscalização e no combate a crimes e infrações de trânsito. O primeiro é uma câmera de vídeo que pode ser acoplada aos óculos, à farda ou ao boné do policial; o outro é o tablet, que permite consulta sobre veículos e documentos em tempo real.
As 14 câmeras de vídeo foram recebidas pela corporação no início de dezembro. Elas servem para registrar o momento da abordagem policial, ajudando a identificar detalhes dos crimes, como porte de armas ou de drogas e estado de embriaguez de um motorista. A PM afirma que as imagens reduzem os questionamentos judiciais das ações.
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar possui 20 tablets. Os equipamentos servem para que os policiais possam acessar informações sobre veículos e documentação de carros e pessoas em tempo real. O sargento da PM Guilherme Araujo Junior afirma que os tablets facilitam a identificação de veículos roubados e ajuda a inibir a ação de crimes.
Nesta quarta-feira (9), a PM realizou uma blitz na junção da W3 Norte com a W3 Sul. Foram 21 homens, 6 viaturas, 3 motos e 1 helicóptero participando da ação.
PM usa câmera acoplada no boné durante fiscalização de veículos no DF
Ainda nesta tarde estava prevista uma operação de fiscalização no Recanto das Emas. De acordo com a PM, 32 policiais, 15 viaturas, 4 motos e 1 helicóptero seriam utilizados na blitz. 
A PM também está trabalhando com 40 bafômetros a mais desde a semana passada . Os equipamentos estavam em manutenção. Durante cinco meses, a polícia utilizou apenas cinco aparelhos, emprestados pelo Detran.
No primeiro fim de semana de utilização dos 40 bafômetros que estavam em manutenção, a PMDF triplicou o número de abordagens a veículos na capital. Entre sexta-feira e domingo (4 a 6), foram cerca de 450 abordagens, uma média de 150 por dia. O número é 3,6 vezes maior do que os cerca de 500 veículos parados nos doze dias da ação de Natal e réveillon (média de 41,6 carros por dia).

Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df . Siga também oG1 DF no Twitter e por RSS .