Bauru , SP, sediou nesta quarta-feira (9) uma reunião de trabalho entre a cúpula das polícias Civil e Militar de São Paulo. O assunto principal foi o projeto de integração que deve promover uma mudança geral nos serviços das duas instituições em todo o estado.
Centenas de policiais civis e militares participaram do encontro, que na verdade foi uma reunião de trabalho. O ano começou com novas propostas para a Segurança Pública no Estado de São Paulo. A principal delas tem causado discussões: a de integrar todos os distritos da Polícia Civil em um só lugar. “ A integração que queremos em primeiro lugar é nesse sentido. De que elas atuam conjuntamente em termos de inteligência, de análise de dados, de planejamento de operações para grandes questões que afligem a comunidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella.
Em Bauru, por exemplo, a central da polícia deve funcionar em um prédio localizado na Avenida Rodrigues Alves. Pelo projeto já não haverá mais distritos policiais espalhados pelos bairros. Os moradores teriam de procurar a central para fazer denúncias e boletins de ocorrência. “O que o secretário buscou e pretende buscar com a criação do Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública é realmente a integração das inteligências. Porque as duas inteligências trabalhando em comum acordo e comungando com o mesmo propósito, obviamente que as organizações das operações, o planejamento e realizações das operações vão ter muito mais sucesso do que as ações pontuais da polícia”, disse o coronel Benedito Meira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O que a Secretaria de Segurança Pública quer mesmo é integrar o serviço de inteligência das polícias. Isso facilitaria a descoberta de crimes e investigações. “Os distritos não serão extintos. Eles continuarão, mas aglutinados em um único local onde haverá uma melhor disseminação da informação, dos trabalhos de inteligência e coordenação da investigação criminal. Portanto, haverá uma melhor qualificação dos trabalhos e um ótimo atendimento ao público”, enfatizou Benedito Antônio Valencise, diretor do Deinter de Bauru.
Central poderá ser instalada em prédio na Avenida Rodrigues Alves
Para ler mais notícias do G1 Bauru e Marília , clique em g1.globo.com/sp/bauru-marilia . Siga também o G1 Bauru e Marília noTwitter e por RSS .