Leitão afirma que Valcke pode não ser recebido em Pernambuco
POSTADO ÀS 21:42 EM 05 DE MARÇO DE 2012
Secretário extraordinário conversou com a equipe do Blog do Torcedor durante o programa Esporte10. Foto: Paula Schver/Portal NE10
Durante o programa Esporte10, o secretário extraordinário da Copa do Mundo do Governo de Pernambuco, Ricardo Leitão, admitiu que existe a possibilidade das autoridades do Estado não receberem o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, devido às declarações que ele proferiu sobre o andamento das obras da Copa do Mundo. "Há três possibilidades com relação ao Valcke. A primeira é não reconhecer o Valcke como autoridade e conversar somente com os outros representantes. A segunda é receber bem ele, enquanto que a terceira é ele não vir", disse.
De acordo com Leitão, a decisão por uma dessas alternativas dependerá da conversa que o Governo do Estado terá com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que virá ao Recife nesta terça-feira. Por sinal, a visita de Rebelo é encarada como outra etapa para o acompanhamento das obras da arena. "O Rebelo chega na terça e conversa com o governador Eduardo Campos. Na quarta ele visita as obras em São Lourenço da Mata e concede entrevista coletiva com a sua opinião sobre a Arena", declarou Leitão.
Ministro Aldo Rebelo virá ao Recife vistoriar a Arena Pernambuco
As intervenções do Governo Federal e o mau relacionamento de Ricardo Teixeira com a Fifa também foram apontados como fatores para o desentendimento com Valcke. "Fatores extracampo estão pertubando a relação com a Fifa. Espero que com o pedido de desculpas do Valcke a situação fique mais tranquila", afirmou o secretário referindo-se ao recente pedido de desculpas de Valcke, que argumentou ter sido mal interpretado pela imprensa. Leitão recebeu e leu de pedidos de deculpas de Valcke e demonstrou mais tranquilidade na saída do programa.
Sobre a possibilidade do Recife sediar a Copa das Confederações, Leitão admitiu que a cidade encontrará dificuldades se o prazo for reduzido para fevereiro de 2013. Dentro deste obstáculo, Pernambuco tem a esperança de que a Fifa flexibilize o prazo para que a Odebrecht tenha mais tranquilidade no andamento das obras. "A possibilidade de Recife receber a Copa das Confederações é de 50%. A dificuldade está no novo prazo pedido pela Fifa, que é fevereiro de 2013. Nós estamos trabalhando com Abril de 2013. Se a Fifa não flexibilizar teremos muitas dificuldades".
Segundo Leitão, a obra da Arena Pernambuco estará 35% concluída e chegará até os 50% até Junho, o que é um percentual considerado normal dentro das previsões do Governo. "Estamos com um andamento parecido com Salvador e na frente de cidades como Natal, São Paulo e Cuiabá. Para a Copa do Mundo estamos com o prazo em dia".
Por fim, o secretario garantiu que a aceleração da obra não acarretará em novos gastos para o Estado e que os benefícios serão antecipados. "O esforço para receber a Copa das Confederações não será em vão. Nós estamos apenas antecipando os benefícios para a região. E os gastos também serão mantidos já que não é permitido acrescimo de valores pelo contrato que temos com a Odebrecht".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.