Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pernambuco preparado para a Copa das Confederações e grandes eventos



Diário de Pernambuco

Publicação: 13/06/2013 17:41 Atualização: 13/06/2013 18:18
Plataforma de observação elevada e Centros Integrados de Comando e Controle Móvel ajudarão na segurança durante os jogos. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Plataforma de observação elevada e Centros Integrados de Comando e Controle Móvel ajudarão na segurança durante os jogos. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), os equipamentos de segurança que deverão ser usados pelas equipes da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Além da doação feita pela Secretaria Especial de Segurança para Grandes Eventos, o estado também inaugurou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), o núcleo de trabalho dos 5,4 mil homens mobilizados para a operação. Os investimentos foram orçados em mais de R$ 35 milhões.

Maleta com armamentos menos letais. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Maleta com armamentos menos letais. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Entre os dispositivos repassados para a Secretaria de Defesa Social, estão bombas, um robô antibomba, um imageador térmico  (instalado na aeronave Grupamento Tático Aéreo) e uma plataforma de observação elevada. Também há materiais específicos para os bombeiros, para o Batalhão de Choque e para a Companhia Independente de Operações Especiais. 

Duas carretas equipadas para funcionarem como Centros Integrados de Comando e Controle Móvel, kit desencarcerador (equipamento usado pelos Bombeiros para liberar pessoas presas a ferragens em caso de acidentes automobilísticos), e armamentos menos letais também foram disponibilizados.

Equipamento utilizado para resgate pesado. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Equipamento utilizado para resgate pesado. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
O Centro Integrado, inaugurado na Rua Rio Capibaribe, no bairro de São José, vai abrigar os serviços de emergência que estão à disposição da população e são oferecidos por órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Celpe, Compesa e Samu. Na prática, vai monitorar as ações de segurança através de uma sala de comando de controle, com dez monitores de LED, e a visualização das 574 câmeras de rua do Recife, somando as da SDS e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No espaço, também haverá uma sala de gerenciamento de crises para reuniões emergenciais. 

O evento aconteceu simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, mas os equipamentos disponibilizados, bem como o centro, vão ficar a disposição para promover a integração operacional e técnica das instituições de segurança pública e entidades do estado, atender e monitorar as demandas cotidianas em todos os grandes eventos.

Participaram da cerimônia, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Morais, o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Pereira, e o do Corpo de Bombeiros, Carlos Casanova.

Com informações do repórter Wagner Oliveira, da equipe do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.