Após a Polícia Militar unificar o atendimento das ocorrências de 17 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) e criar uma central integrada juntamente com o Corpo de Bombeiros, a mudança tem gerado discussões e divergências de opiniões entre os moradores de Brodowski (SP). Isto porque a base da PM que antes funcionava 24 horas na cidade passará a atender das 8h às 18h. Segundo a corporação, a media é para que os policiais que ficavam na base passem agora a reforçar as rondas nas ruas do município.
O pedreiro Roberto Natal de Almeida não acredita que a mudança trará benefícios. "Eu gostaria que a base ficasse aberta. A cidade era pequena, mas está crescendo e a demanda também está maior. Anda tendo muito vandalismo. Eu acho que deveria ocorrer as duas coisas, a base continuar aberta e ter mais policiais na rua também", comentou.
A centralização das ligações em Ribeirão também não agrada o pedreiro. "Acho que a ligação caindo em Ribeirão Preto fica mais difícil, dificulta muito a comunicação. Você liga para Ribeirão, eles ligam pra cá de volta e só aí é que vão te atender. No meu modo de ver, isso é andar para trás", disse.

A professora aposentada Catarina Videira tem a mesma opinião de Almeida e diz que Brodowski se tornou uma cidade perigosa. "Acho que não vai ser mais seguro. Precisa ter gente na base sim e mais gente nas ruas também. Você liga no 190 e cai em Ribeirão, é estranho, não existe aquela proximidade", disse.
Já a dona de casa Marlene da Graça Ribeiro acha que a mudança será benéfica para o atendimento da PM à população. "Se essa mudança for feita para que os policiais possam fazer mais rondas e estar efetivamente na rua, essa mudança é boa. A polícia na base não adianta, ela tem que estar é na rua mesmo", comentou Marlene.
Mais eficiente 
As mudanças no atendimento aos moradores foram anunciadas na última quinta-feira (2), quando a PM e o Corpo de Bombeiros inauguraram o Centro de Operações Integrado em Ribeirão Preto , local por onde passarão todas as chamadas de 17 cidades da região.
Segundo o cabo da PM Eduardo Castaudini, que trabalha em Brodowski, o policiamento será feito de forma mais efetivo e eficiente a partir de agora. "A pessoa vai ligar 190, a ligação cairá em Ribeirão Preto, que automaticamente despachará aqui para a viatura de Brodowski", comentou.

"Com isso, a partir de agora tem outra viatura rodando na cidade. São duas viaturas com mais dois policiais. O tempo de resposta vai ficar mais rápido ainda. Era uma viatura e agora são duas. A pessoa que ficava na base vai ficar rodando pela cidade, isso é muito melhor", concluiu Castaudini.