Os comerciantes da Rua do Hospício, no Centro do Recife , estão assustados com a onda de roubos na área. De acordo com eles, as lojas estão sendo invadidas por ladrões durante a noite. Na madrugada desta quinta-feira (22), bandidos conseguiram entrar em uma filial das Lojas Americanas que funciona na via. O arrombamento aconteceu por volta das 3h.
Uma das portas do estabelecimento foi forçada e os bandidos conseguirem entrar. Pessoas que passavam pela rua no início da manhã acionaram a Polícia Militar. A reportagem da TV Globo esteve no local e constatou que um dos expositores da loja estava com o vidro quebrado, onde faltavam aparelhos celulares.
O estabelecimento abriu às 8h e a gerência preferiu não dar detalhes sobre o caso. No local, há duas câmeras de segurança: uma acima da porta de entrada e outra na parte interna, o que indica que o arrombamento deve ter sido registrado.
A insegurança na região tem levado os lojistas a buscarem formas de se defender. O segurança Manassés de Souza Ramos faz vigilância para vários comerciantes e já viu várias situações parecidas com a ocorrida na madrugada desta quinta-feira. “Aqui os arrombamentos são constantes. É farmácia, colégio, lanchonete, tudo aqui está sendo arrombado e a gente não vê nenhuma providência da polícia”, desabafa. Na esquina com a Rua do Riachuelo existe uma câmera da secretaria de Defesa Social.
Um outro estabelecimento, também na Rua do Hospício, está com a porta empenada devido à ação de criminosos. Funcionários de um comércio de confecções e artigos para a casa disseram que, em seis meses, houve dois arrombamentos na loja. Joaquim Oliveira, que é dono de uma banca de revista na via há 12 anos, também já passou pelo mesmo problema. “As coisas acontecem, não aparece uma viatura, não aparece um policial, é uma coisa preocupante”, afirma.
A Polícia Militar informou que o policiamento na Rua do Hospício é feito pelo 16º Batalhão. O tenente-coronel Basílio Maciel, comandante do Batalhão, garantiu que as rondas serão intensificadas na área. A secretaria de Defesa Social informou que a câmera posicionada na esquina das ruas do Hospício e Riachuelo não registrou qualquer movimentação suspeita durante a madrugada desta quinta-feira. Ainda segundo a SDS, existem três outras câmeras de segurança na região.