Um músico saiu do interior de Pernambuco para impressionar os júris da São Paulo Exposamba. Neste domingo (26) a canção "Joanas, Marias e Terezas", de Gean Rocha, foi selecionada para a próxima etapa da mostra. No sábado, ele já tinha sido classificado com a música "Deus Salve o Samba", que fez em parceria com a compositora Camila Magalhães. Nesta domingo ele se apresentou na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista.
Gean é de Jatobá, uma vila no sertão nordestino onde vivem apenas 3 mil pessoas. Mas ele nem mesmo mora dentro da cidade. "Eu vivo numa aldeia indígena que fica às margens do rio São Francisco. E carrego um pedaço muito forte da cultura pernambucana e popular dos povos dali. A cultura indígena é muito forte e tem também a influência do povo negro", disse ele.

A música selecionada neste domingo é uma prova da influência do nordeste nos sambas de Gean. Nela o compositor misturou o maracatu, ritmo musical típico de Pernambuco, com o samba. "Eu vi uma semelhança muito grande nos dois estilos, principalmente pela questão da percusão", explica.

Em "Joanas, Marias e Terezas", Gean faz uma homenagem às mulheres do Brasil. Incluindo a mãe dele, que o criou junto com 11 irmãos. "A minha mãe é índia e meu pai é filho de um negro com uma índia. A cultura que mais me influenciou foi a cultura indígena, que é onde eu moro e me relaciono".
Nina Rosa se apresentou em seletiva do Exposamba na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista
A compositora carioca Nina Rosa também garantiu mais uma vitória nas apresentações de hoje. A música escolhida foi "Poesia Barata", que ela fez em parceria com o namorado, o compositor Bil Rait Queiroga Júnior. "Eu estava num ônibus com meu namorado e a gente estava tendo um briga, essas brigas normais que acontecem quando a gente está junto. Ele estava tentando me dar uma bronca e eu falei 'você não me venha com essa poesia barata'. Depois disso a gente ficou em paz, tudo ficou bem e a gente fez a música", explicou.

Na edição passada a parceira com o namorado rendeu o quinto lugar da Exposamba, segundo o júri popular, com a canção "Infeliz foi a proposta".  Com duas músicas na próxima etapa deste ano, ela acredita que pode chegar ainda mais longe.  "A gente ama samba. Dá sempre um frio na barriga antes da apresentação, mas nossas músicas são sempre feitas com muito carinho", disse.

Outro destaque foi o professor de educação física Bruno Pereira, que teve o samba "Caminho das Pedras" selecionado para a próxima etapa. Ele diz que compõe samba por hobbie, que não é cantor profissional e até admite que estava um pouco nervoso durante o show. Mesmo assim, ele agradou o júri popular que avaliou as canções. "Acho que a única academia do Brasil que toca samba é a que eu trabalho", diz ele, que sempre tem o incentivo dos alunos para compor e participar de festivais.
 
Bruno Pereira se apresentou na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista
Já o capixaba Flávio Marão cantou o samba "Ganhar ou perder". E saiu vencedor, já que a música também foi selecionada para a etapa seguinte. "É um samba de protesto, mas com uma linha melódica. É uma crítica social, fala do problema da distribuição de renda em nosso país e ao mesmo tempo da garra e da luta do povo", explica. 

"Não quero ficar de babaca, sentado no fundo do poço. Doutor desfilando gravata e o povo sem grana roendo esse osso", diz a letra da canção. Flávio é de Cachoeiro de Itapemerim, terra de Roberto Carlos. Assim como o pernambucano Gean, ele também garante que a terra natal tem influência nas músicas que compõe. "Sempre escutei muito samba dentro de casa. E eu sou focado também na MPB", disse.

A São Paulo Exposamba vai escolher cinco grandes composições, além de premiar o melhor intérprete e o compositor revelação. Este é o último fim de semana da fase de seletivas, que ocorrem em diversos centros educacionais e escolas da capital paulista e também do interior do estado. Em cada seletiva, um júri formado por pessoas da comunidade escolhe os dois melhores sambas, que passam para a próxima fase da mostra. No caso das apresentações deste domingo, na Escola Estadual Jardim Aurora, foram várias rodadas de apresentações, por isso mais canções se classificaram para a próxima etapa da Exposamba.
Flávio Marão se apresentou em seletiva do Exposamba na Escola Estadual Jardim Aurora, na Zona Norte da capital paulista