Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 8 de julho de 2014

Deputados adiam votação de projeto que reestrutura a Polícia Militar baiana



por
Lilian Machado
Publicada em 08/07/2014 00:35:37
A necessidade de rediscussão de alguns itens que interessam aos policiais militares adiou a votação ontem na Assembleia Legislativa, do projeto de lei 20.884/2014, que busca reestruturar a Polícia Militar da Bahia. Após reclamação das associações de militares, repercutidas pela oposição na Casa, o governo buscou acordo e decidiu prolongar o debate para apreciar a proposta na volta do recesso, em agosto.
Os deputados encerraram ontem as atividades do primeiro semestre, depois de aprovarem por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento que estabelece os princípios que vão nortear a elaboração do orçamento para o próximo ano. A trégua no ambiente Legislativo coincide com o anseio dos parlamentares de intensificarem a campanha em suas bases eleitorais, no interior.
O vice-líder da oposição na Casa, Carlos Gaban (DEM), defendeu o adiamento para o líder da bancada do governo, Zé Neto (PT), que acatou a sugestão. “O mínimo que o Poder Legislativo deve fazer é elaborar um plano de carreira que traga satisfação para os policiais para que eles vejam um horizonte melhor e se sintam mais estimulados a nos defender”, afirmou o democrata.
Gaban disse ter ouvido líderes de associações se queixarem que o governo teria “esquecido” dos compromissos acordados anteriormente. “Seria irresponsabilidade votar esse projeto a toque de caixa. Não traria satisfação e poderia culminar em uma nova greve”, avaliou.
O líder governista considerou o adiamento “positivo”. “Primeiro que hoje (ontem), durante todo o dia fizemos um bom debate. Avançamos em 70% e em outras situações acho que dá para melhorar”, frisou. Entretanto, conforme Zé Neto, houve equívoco em algumas questões contestadas pela oposição. “Foi mais de ordem interpretativa, de composição de texto. Não há quebra de hierarquia”, disse, rebatendo a tese de que o secretário de segurança pública é quem terá autoridade sobre a corporação e não mais o governador, como mandaria a tradição.
Os projetos da PM e do Corpo de Bombeiros devem ser apreciados na segunda semana de agosto. A promessa é de que neste mês, as entidades voltem a se reunir com o governo e alguns ajustes sejam realizados. Além desses, foi acordado que no retorno do recesso, os parlamentares votem também a reestruturação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Gaban e Zé Neto concordaram em relação à necessidade de serem apreciados os mais de 30 projetos que tramitam na Casa. Contudo, o petista avaliou que o semestre foi produtivo, com a votação de matérias essenciais. “Inclusive contamos em alguns momentos com o entendimento da oposição, o que demonstra o nosso nível de amadurecimento”, exaltou. 
No encerramento da votação, o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), mandou recado aos pares para que aproveitassem bem o início da maratona eleitoral. “Visitem suas bases e tragam as demandas da população”, disse.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.