Será inaugurada neste domingo (29) a Cidade da Polícia, uma área com nove blocos de prédios, no Jacaré, no Subúrbio do Rio, que vai concentrar 14 delegacias especializadas e monitorar o trabalho da Polícia Civil em todo o estado.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) já está funcionando no local, assim como parte da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Esquadrão Antibombas, como mostrou o Bom Dia Rio.
A partir de domingo, a Delegacia de Defraudações (Ddef), de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) e a Delegacia do Consumidor (Decon) também passam a ocupar o espaço. Quando estiver em plena atividade, em novembro, cerca de 1.200 pessoas estarão trabalhando no local.
Na sala de controle, será possível monitorar o atendimento em todas as delegacias. E verificar se o sistema está operando bem ou não.
Na Cidade da Polícia também há espaço para treinamento dos policiais. O estande de tiros foi projetado pela mesma empresa que construiu o usado pelos agentes do FBI, nos Estados Unidos.
Também há um espaço onde é possível simular incursões em áreas de risco. O ambiente cenográfico, que imita uma favela, foi desenhado com ajuda dos policiais para ficar o mais parecido possível com a realidade que eles enfrentam nas operações.
"Num só ambiente, se tem a possibilidade de análise de informações, porque aqui é um complexo de delegacias especializadas, se tem uma possibilidade maior de evitar erros e a proximidade com aqueles que vão executar a operação", disse Fernando Reis, diretor das Delegacias Especializadas da Polícia Civil.