Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Profissão policial militar


DIÁRIO DA MANHÃ
GERCY JOAQUIM CAMÊLO



Bem que poderia ser uma profissão bem paga, prestigiada e defendida por todos. No entanto, a verdade é que esses profissionais da segurança pública são discriminados, mal pagos e pouco reconhecidos pela sociedade. O policial mililitar, pela característica da missão que executa, é aquele profissional repudiado pelos infratores da lei, criticado por parte da mídia e pouco aceito pela própria sociedade. Isso acontece, mesmo qundo esses agentes públicos agem no estrito cumprimento do dever, arriscando a própria vida para salvar a vida dos outros. É impressionante como se fala mal do policial militar. A impressão que fica é que essa categoria de servidores públicos não fazem nada de bom. Quando na verdade são eles os nossos anjos da guarda, que nos protegem, mantém a ordem pública e assegura o cumprimento das regras sociais estabelecidas. É o para-choque e o escudo da sociedade, sem os quais nada funcionaria. Mesmo assim, poucos reconhecem a importância do trabalho que os policiais prestam à sociedade.
Temos refletido muito sobre a vida desses profissionais. Manter a ordem numa sociedade dominada pelas organizações criminosas, não é tarefa fácil. Aliás, o policial militar é o último obstáculo que os bandidos têm para dificultar as suas ações criminosas. Se não apoiarmos esses profissionais no cumprimento da sua missão, a sociedade corre o sério risco desses abnegados servidores, por falta de segurança e apoio, fazerem como outros servidores fazem, fugirem dos problemas. Pela formação que recebem, dificilmente o policial militar foge do cumprimento do dever. No entanto, as críticas que recebem, os riscos que correm, diariamente, e a falta de segurança no trabalho, podem mexer com as cabeças desses profissionais. À medida que a violência aumenta, aumenta também o trabalho do policial militar, as cobranças da sociedade e a insegurança das famílias. Por isso,temos que apoiar e aplaudir os bons policiais. Se com eles está difícil combater a violência e a criminalidade, sem eles ficará muito pior. Vale lembrar que, por causa da impunidade que reina no Brasil, os bandidos de fora e de dentro das cadeias, deitam e rolam sobre as autoridades e a Justiça brasileira. 
O policial militar, como qualquer outro servidor público, pode falhar nas suas atitudes e ter desvios de conduta. Ele é um ser humano como qualquer um, portanto, sujeito a erros. O certo é que trabalhar como policial militar nos dias atuais, antes de ser um prazer, está se tornando um castigo. Além dos inimigos naturais, os infratores das leis, contam, também, com o despreso da sociedade e com as críticas destrutivas de parte da mídia brasileira. Temos que ter cuidado para não fazer o jogo das organizações criminosas que trabalham pelo enfraquecimento das instituições de segurança pública, visando facilitar as suas ações criminosas. Existem hoje no Brasil duas sociedades, uma legal e outra ilegal. Uma composta de pessoas de bem e outra de poessoas do mal. Para preocupação de todos, a sociedade do mal está crescendo, assustadoramete, em nosso país.
Ainda que nos custe o maior sacrifício possível, temos que defender e apoiar os policiais, para que eles se sintam que não estão só e façam o melhor pela nossa segurança.
(Gercy Joaquim Camêlo, CEL QOPM RR, governador do Rotary International, Distrito 4.530, gestão 2012/2013)


Fonte: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.