As Associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte fazem manifestação em Natal , nesta sexta-feira (23), em campanha pela valorização das categorias. Segundo o Associação dos Cabos e Soldados da PM, entre 300 e 400 pessoas se concentraram no Clube Tiradentes, no bairro Alecrim, e seguem para o Centro Administrativo do Estado.

De acordo com o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM um dos pontos principais da mobilização é “mostrar que polícia também é sociedade e assim como vários segmentos vêm realizando protestos pelo Brasil. Nós temos nossas reivindicações e lutamos por elas”, diz. Segundo o representante dos policiais, a PM do Estado tem um efetivo com mais de seis mil soldados, mas a maioria deles não tem perspectiva de promoção. “Hoje nós temos na Polícia Militar centenas de soldados que estão há 30 anos sem promoção”, detalha.

Segundo Campos, um alto índice de pedidos de dispensa da Polícia Militar é registrado atualmente. Somente em 2013, mais de 40 policiais foram desligados por vontade própria. “Hoje, nossa categoria tem o menor salário da segurança pública. Além disso, não contamos com carga horária e temos um regulamento disciplinar criado há mais de 30 anos. Para completar, os militares enfrentam problemas como diárias atrasadas e o pagamento das férias foram suspensas”, comenta.

G1 tentou contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), mas tanto a assessoria quanto a assessoria não atenderam às ligações.