A Polícia Militar abrirá inquérito para apurar amorte do assaltante , um adolescente de 15 anos, atingido por disparos após uma perseguição que começou no bairro Castelo e terminou no Cambuí, na noite de sexta-feira (2) em Campinas (SP).
"A ocorrência vai ser apresentada na delegacia da Polícia Civil e também, além do inquérito lá, é instaurado inquérito da Polícia Militar justamente para apurar a conduta dos policiais militares no percurso da ocorrência", disse o tenente da Polícia Militar Rubens Santin.
Segundo ele, o assaltante, um adolescente de 15 anos, se escondeu embaixo de uma ponte no córrego da Avenida Orosimbo Maia e não quis se entregar à polícia. "Houve tentativa de negociação para que ele se rendesse, mas houve troca de tiros", afirmou. Segundo informações da Serviços Técnicos Gerais (Setec), ele será enterrado às 16h30 deste sábado (3) no Cemitério Parque das Flores, no Satélite ìris. 
O assaltante morto e o adolescente de 17 anos foram perseguidos pela polícia após roubaram um carro no Jardim Santa Genebra. A dupla, sendo que um estava armado, abordou um empresário que entrava na empresa dele na noite de sexta e roubaram o veículo. Por meio do sistema de rastreamento, a vítima informou a localização do veículo e a Polícia Militar começou a perseguição no balão do Castelo, passando pela Avenida Brasil.
Durante a fuga, os criminosos bateram em alguns veículos, transitaram na contramão e até seguiram pelas calçadas das ruas. Após os pneus dos veículos estourarem na Avenida Santa Cruz, os suspeitos fugiram a pé.
Pneus estourados 
Sobre a possibilidade de os pneus terem sido acertados por disparos feitos pelos policiais militares, o tenente Santin afirma que desconhece a ação. "Não é de conhecimento tal fato, mas tudo vai ser apurado no inquérito policial. Até então o que nós sabemos é que eles passavam de um lado pra outro, subiam nas calçadas, talvez isso tenha causado dano", afirma.
Um revólver calibre 38 foi apreendido com o assaltante morto. O adolescente de 17 anos foi detido. Segundo ele, o assaltante morto também seria um adolescente, mas a Polícia Militar afirmou que a idade dele ainda não foi confirmada.
Os peritos da Polícia Civil estiveram no local e apreenderam as cápsulas que restavam do tiroteio e analisaram as marcas dos disparos que permaneceram na parede de uma construção. Os dois sentidos do cruzamento da Avenida Brasil com a Orosimbo Maia chegaram a ser interditados na noite de sexta.
Assaltante é morto após perseguição que terminou na Orosimbo Maia, em Campinas