Kassabismo paulista tem militares, engenheiros e procuradores
Decidido a disputar governo em 2014, prefeito nomeou dezenas de coronéis e chamou ex-colegas da Poli para cargos de confiança
Nara Alves, iG São Paulo
Para reforçar seu projeto de ser candidato ao governo de São Paulo em 2014, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, cercou-se de militares, promotores e engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, todos vindos de seu círculo de confiança. Ao longo de seu mandato à frente da administração municipal, Kassab fez nomeações para cargos do primeiro e segundo escalões que apontam o perfil de quem poderá apoiá-lo em à frente de seu novo partido, o PSD.
Foto: AE Militares estão entre os grupos que ganharam espaço no círculo de confiança do prefeito de São Paulo, que vislumbra candidatura ao governo em 2014
Desde que assumiu a prefeitura, em 2006, Kassab nomeou cerca de 80 oficiais da Polícia Militar, órgão subordinado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, sem vínculo direto com a prefeitura. Grande parte foi nomeada no segundo semestre de 2010 e primeiros meses de 2011, quando ganharam força as negociações em torno de sua saída do DEM e subsequente criação de um novo partido.
Em outubro de 2010, ele passou 14 subprefeituras para coronéis aposentados da corporação. No último dia 3 de fevereiro, nomeou como subprefeitos outros cinco oficiais. Ao todo, 22 dos 31 subprefeitos da cidade são ex-coronéis. Além das subprefeituras, cerca de 40 oficiais ocupam cargos na chefia de gabinetes e coordenadorias, entre outras instâncias ligadas à administração municipal.
Os oficiais da reserva nomeados por Kassab são indicados pelo comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, que assumiu na gestão José Serra (PSDB) e permaneceu na gestão Geraldo Alckmin (PSDB). O PSDB é o maior partido da base de apoio de Kassab, que tem em Serra seu principal padrinho político.
Engenheiros da Poli, onde Serra e Kassab se formaram, também ocupam posições estratégicas do governo municipal. Mais de uma dezena de ex-colegas de universidade do prefeito foi nomeada para chefia de gabinetes, subprefeituras, diretorias e coordenadorias.
Integram a lista de formados na mais tradicional Escola de Engenharia de São Paulo – que graduou, também, o deputado Paulo Maluf (PP) – os secretários de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, e de Habitação, Elton Santa Fé, além do secretário adjunto de Comunicação, Marcelo Rehder. O deputado Guilherme Campos, que também cursou a mesma faculdade, embora em outra turma, já anunciou sua adesão ao projeto de Kassab.
*Com informações da Agência Estado
Fonte: Último Segundo http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/kassabismo+paulista+tem+militares+engenheiros+e+procuradores/n1300049115829.html
se voces não areditam acessem o site da prefeitura e vejam voces mesmos
ResponderExcluir