Auditoria confirma o sumiço de 101 pneus na Polícia Militar
O Comando Geral da PM no Ceará abriu Inquérito Policial Militar para investigar o desaparecimento de 101 pneus do almoxarifado. O extravio foi confirmado após uma auditoria no setor
25.10.2010| 02:30
Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br
tiagobraga@opovo.com.br
Fonte: O Povo Fortaleza http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/10/25/noticiafortalezajornal,2056348/auditoria-confirma-o-sumico-de-101-pneus-na-policia-militar.shtml
Uma auditoria feita a pedido do Comando Geral da Polícia Militar no Ceará confirmou que 101 pneus sumiram da sede da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), no bairro Olavo Oliveira. Na semana passada, foi aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o extravio do material. A ideia é descobrir se o desaparecimento dos pneus faz parte de algum esquema de desvio ou furto que envolva policiais militares.
Na edição do dia 28 de agosto, O POVO mostrou, com exclusividade, que o Comando Geral da PM havia pedido uma auditoria na sede da DAL para verificar se o material havia, de fato, sumido. Na época, um levantamento inicial apontou cerca de 40 pneus a menos no almoxarifado. No decorrer da auditoria, ficou constatado que eram 101.
Os pneus foram comprados pelo Governo para veículos Troller, usados no policiamento de algumas praias do Ceará. Cada pneu custa cerca de R$ 720, conforme consulta feita pela reportagem em lojas especializadas da Capital. Multiplicando por 101, o valor total é de R$ 72.720. O POVO entrou em contato com o relações públicas da Polícia Militar, major Marcus Costa. Segundo ele, o responsável pelo inquérito só vai se
pronunciar quando o procedimento tiver sido concluído. O prazo inicial é de
30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Levantamento
Na auditoria, foi feito um levantamento de todo o material que deu entrada e saída no almoxarifado. Os pneus que sumiram teriam sido recebidos no dia 31 de maio. A Polícia Militar percebeu o desaparecimento durante uma checagem em seu sistema de Intranet, que registra a movimentação no almoxarifado.
A cada entrada ou saída de material, é feito o registro no sistema. Durante uma das checagens, a PM percebeu a diferença entre o que constava na
Intranet e o que estava guardado no almoxarifado. Inicialmente, a PM suspeitou que fosse um erro na contagem durante o recebimento da carga ou ainda um descuido na hora de repassar o material para uso nas viaturas.
E-Mais
Em fevereiro de 2007, O POVO publicou, com exclusividade, o desparecimento de pneus na sede da Base Aérea de Fortaleza. O material havia sumido de forma misteriosa. Os pneus tinham sido doados pela Receita Federal, em 2003.
Em maio do mesmo ano, O POVO mostrou que o 2º Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, sediado em Recife, havia indiciado três oficiais da Aeronáutica como responsáveis pelo sumiço de parte dos 1.820 pneus doados pela Receita Federal.
Segundo o inquérito, os oficiais teriam confessado que venderam parte do material para utilização dos recursos em obras de construção na Base Aérea de Fortaleza. Mesmo com a confissão, o inquérito não conseguiu apurar quantos pneus foram vendidos, qual o valor apurado, nem quem teria comprado o material.
MATERIAIS DA PM
DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO
A Diretoria de Apoio Logístico é a área administrativa da Polícia Militar. Lá, ficam armazenados todos os materiais usados no dia a dia da corporação, como os uniformes
Coordenação
É competência da diretoria planejar, coordenar, fiscalizar e controlar todas as atividades de suprimento e manutenção de material da Polícia Militar, inclusive os de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.