Publicado em 22/08/2013, às 11h53
Do JC Online
O primeiro Clássico dos Clássicos da Arena Pernambuco,válido pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, na próxima quarta-feira (28/08), não será somente teste para o novo estádio, mas também para o sistema de segurança. Para isso, a Polícia Militar montou um esquema especial de transporte para as principais torcidas organizadas de Náutico (Fanáutico) e Sport (Jovem). As duas sairão de estações distintas e seguirão para São Lourenço da Mata em vagões de metrô exclusivos e escoltados pela PM. O objetivo da medida é fazer com que elas não se encontrem no caminho até o estádio, evitando possíveis confrontos.
Ficou definido que a Fanáutico se concentrará na Estação Recife e, às 18h30, embarcará rumo ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), de onde irá de ônibus para a Arena. Já a Jovem, se encontrará na Estação Joana Bezerra e seguirá, às 19h, para a Estação Cosme e Damião. De lá, vai também de ônibus para a Arena.
Para a viagem de volta, a PM afirma que o esquema será o mesmo da ida. As organizadas serão escoltadas da Arena para as estações predeterminadas e embarcarão de volta para o Recife. No entanto, um acordo ainda terá de ser firmado com o Metrorec para que o horário de funcionamento das estações de metrô seja estendido das 23h para as 2h da madrugada.
Os demais torcedores e usuários do metrô também receberão atenção especial. Segundo a Assessoria de Imprensa do Metrorec, para que o fluxo normal das estações seja mantido, o horário de pico do metrô (quando toda frota está em circulação), que normalmente acaba às 20h, será estendido por tempo indeterminado dependendo do movimento. A previsão é que o intervalo entre as viagens seja de 5 minutos.
Além disso, haverá aumento do número de seguranças nas plataformas, por causa da recente briga envolvendo duas facções da Fanáutico, na estação do TIP, no último dia 17. A medida visa não somente trazer tranquilidade para os torcedores, mas também para os usuários habituais do modal, que segundo o Metrorec, são o principal alvo das mudanças.
POLICIAMENTO
A PM ainda não confirmou o número exato de policiais que estarão envolvidos na operação da próxima quarta-feira, mas, segundo o Coronel Vanildo Maranhão, é certo que o efetivo será maior do que nos clássicos anteriores. “Por conta da distancia da Arena Pernambuco, que é maior do que a dos estádios do Recife, nós vamos precisar de um efetivo maior para cobrir toda a área. Vai ser uma operação de grande dimensão e exigirá muito trabalho da PM. As organizadas estão cada vez mais violentas. Mas estamos bem preparados e se tudo der certo nós conseguiremos controlar os episódios de violência e fazer com que o público possa chegar e voltar para casa na maior tranquilidade”, afirmou o coronel.
Talvez não demore muito ser atribuído a PM levar também bebo em casa, ou seja: O cara toma todas e depois intencionalmente liga pra PM alegando necessidade e exigindo que o leve na sua casa, seria o "Disk escolta bebo".
ResponderExcluirSe nesse País as leis não favorecessem tanto os criminosos, arruaceiros, vândalos, e todo tipo de gente imprestável, não precisaria de escolta de "torcida organizada".
3º SGT PM 31 MIL DO 22º BPM / SURUBIM - PE