Informação policial e Bombeiro Militar

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PEC 300: Você concorda com esse jornalista preconceituoso e desinfomado?

JONAS JOZINO

PEC 300, quando será?


Tenho acompanhado a movimentação dos policias militares, bombeiros, agentes prisionais e escrivães em torno da Proposta de Emenda à Constituição de nº 300, a PEC 300, uma proposta que, se aprovada, vai elevar os salários dos praças – os militares em início de atividade - para algo em torno de R$ 4 mil. Seria um valor mais do que justo se o salário mínimo não fosse tão irrisório neste nosso Brasil, R% 510,00.

Não quero aqui colocar água fria na esperança dos militares e pessoal da segurança pública, um setor tão fundamental em nossas vidas, como diria o tenente Lara “valorosos profissionais da defesa da cidadania”. Entretanto, não posso deixar passar este momento para analisar dentro de uma ótica mais abrangente a justa reivindicação da categoria. Não consigo imaginar que vão conseguir o tão sonhado aumento. Acho que mesmo com a pressão e a organização que demonstram vão sucumbir como sucumbiram professores, metalúrgicos e tantas outras categorias em suas reivindicações.

Os movimentos organizados da segurança pública, principalmente militares, pecam em não ter o apoio da população brasileira nesta luta salarial. Tenho acompanhado, principalmente nos sites de notícias, matérias sobre a PEC 300 e o modo duro como os militares estão tratando outras categorias. Em um site, só para citar um exemplo, vi um internauta militar afirmar que a culpa pela violência no país é da Educação. Este cidadão não deve ainda ter aprendido que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. E nem deve ter filho em idade escolar! Outro postou que os professores não têm poder de pressão e capacidade para ganhar mais do que um soldado. Ora, este revanchismo, esta postura, por si só, acaba colocando a categoria na vala comum. Como ter o apoio se não reconhecem as outras categorias, se estão prontos para lançar seus cassetetes, suas bombas de gás de pimenta em qualquer movimento paredista?

Mas não é esta questão que vem emperrando e fazendo com que a classe política em Brasília use os militares para se autopromover politicamente e empurrem a PEC 300 com a barriga. Existem, e a categoria sabe muito bem disso, outros fatores que emperram a aprovação da emenda: os cofres públicos estaduais. Em Mato Grosso o governo alega que não tem como pagar um salário de R$ 4 mil para um soldado. Os salários de toda a corporação, dos bombeiros, da Polícia Civil... teriam de ser aumentados. Este também é o pensamento de outros governadores, que fazem pressão junto às suas bases para que não concedam o aumento.

Torço para que o militares consigam quebrar este ‘jogo de empurra’ dos políticos, que já quebraram os professores e outras categorias. Mas, sinceramente, não acho justo um soldado em início de carreira receber R$ 4 mil enquanto um professor ganha menos de R$ 1.500,00. E o argumento de que professor não arrisca sua vida e não entra em favela para trocar tiro com traficante não convence. Muitos profissionais de Educação saem para lecionar sem saber se ao final da jornada vão para casa ou IML.

JONAS JOZINO é editor de Esportes do Diário


jjozino@diariodecuiaba.com.br

31 comentários:

  1. Que jornalista ridiculo! deve ser um ex professor frustrado! tambem pudera o cara escreve pro caderno de esportes e se mete em politica salarial! ja vi que nao sabe é de nada! um tremendo demagogo! vai escrever folhetim nas brenhas, seu infeliz!

    ResponderExcluir
  2. Nossa segurança publica so vai melhorar quando a sociedade dicidir, que bandido é bamdido e policia é policia, enquanto ela tratar a polcía com preconceito, sem dar todo apoio, nada vai mudar e policial com educação e bandido sem educação, so fortalece o crime, pois num pais de gente mau educada como esse, como é formamos policial educado?.

    ResponderExcluir
  3. este jornalista de meia tijela talvez nem tenha curso superior. tambem pode ser um frustado como muitos que tem neste brasil porem ele tem que lembrar que quando ele esta se sentindo ameaçado ele nao chama o professor para defende-lo mais sim a policia militar. infelizmente esses jornalistas so servem para denegrir a imagem dos outros seja ele de esportes ou nao

    ResponderExcluir
  4. Acho q infelizmente só irão se dar conta da importância da segurança pública quando a mesma parar, e as cidades se tornarem um caos.
    Será q não entendem q sem segurança nada mais pode ser feito, será q não entendem q esses profissionais precisam ter uma excelente qualidade de vida, pois eles juram defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida.
    Mas fazer o q, nem todos pensam assim, esse idiota é um!

    ResponderExcluir
  5. Que cada categoria lute pela sua melhoria salarial sem tentar puxar o tapete de nínguem, pois a sociedade desunida vai ficar marcando passo e é isso que os beneficiarios dos baixos salários alheis querem

    ResponderExcluir
  6. o que ele deve entender é de esportes e nem de educação tão pouco de segurança pública NACIONAL caros amigos. Existem profissionais de tudo quanto é área mas todos são expert quando o assunto é SEGURANÇA PÚBLICA

    ResponderExcluir
  7. Quero apenas fazer um comentario,imagine os professores fazendo uma greve com prazo indeterminado como ja aconteceu inumeras vezes por aumento salarial,e imagine mais aida a policia militar fazendo uma greve de apenas 24hs fato este nunca ter ocorrido por aumento salarial,qual seria o impacto na sociedade.Leia,pare,pense e reflita.

    ResponderExcluir
  8. voces que falarao desse jornalista so podem ser policiais ou familiares entao voces querem ganhar 4 mil e um proferssor ganhar 900 reais tem medico formado que nao ganha nem 2 mil tem soldado dos antigos que nem a quarta serie tem voces enfrentao bandidos so no rio sao paulo e recife porque nos interiores dos estados voces nao fazem nada fogam tres dias e nao tem bandidos o salario de 1500 reais ta de bom tamanho

    ResponderExcluir
  9. eu sou a favor que um policial que entra em morro todo dia ganhe 10 mil nao 4 mil porque esses sim corre 95 porcento de chance de morte agora aqueles que ficam nos postos de mazuar pedindo esmolas a todo motorista esse merecia ganhar 1 salario 60 porcento dos policiais da paraiba nao tem nem a quarta serie e querem ganhar salarios de pessoas formadas voces nao acham que tao com muita ousadia demais se for assim vamos inventar uma pec para da o piso a os garis de 3 mil tambem o que voces acham militares lembrando que eu nao sou gari

    ResponderExcluir
  10. se o salario de um soldado for 4 mil de um juiz deve ser 40 mil voces querem ganhar mais do que os fucionarios federais e bom demais pra ser verdade se os salarios de voces for para 4 mil os garis agentes de saude enfermeiros vigilantes motoristas tambem merecem 4 mil porque so voces se a maioria de voces nem ensino medio tem voces trabalham 15 dias por mes e querem ganhar 4 mil espertos voces

    ResponderExcluir
  11. nao tem condicoes de um soldado ganhar mais do que um bancario de que um medico do que um fucionario federal voces ganham na media 1500 os que trabalham em postos de manzuar ganham mais do que o proprio salario pedindo esmolas aos motoristas que passam mesmo que o motorista esteja certo eles pedem isso e uma vergonha porque os garis que ganham menos nao pedem os vigilantes nao pedem so voces pedem assim vamos fazer tambem uma pec para os vigilantes os garis os motoristas os carteiros o que voces acham disso

    ResponderExcluir
  12. eu sou sargento do exercito e meu salario e de 2500 reais se for assim um soldado da policia militar que e estadual ganhar 4 mil eu quero ganhar 7 mil ou 8 mil se esse aumento sair vai ser tanta greve no pais se o governo nao que dar nem aumento aos fucionarios publico que e federal vai dar a voces que sao estaduais quem tem que dar aumento a voces e o governo do estado nao o governo federal

    ResponderExcluir
  13. RAPAZ ESTA OPERAÇÃO MANZUÁ É BEM ANTIGA HÁ DEZ ANOS EU FUI ABORDADO O PM NÃO SABIA O QUE FISCALIZAR EU FIQUEI PENALIZADO CARRO NOVO EM DIA DOCUMENTOS OK. DEI UM CAFÉ PRA ELE DA GARRAFA,NÃO QUIZ ME INDETIFICAR COMO POLICIAL.

    ResponderExcluir
  14. ACABOU O SONHO
    O CONGRESSO FEZ EXATAMENTE O QUE DISSE QUE FARIAM, OU SEJA NADA, COMO FIZERAM COM OS PROFESSORES
    DEPOIS VOCÊS PMS ACHAVAM QUE O BURRO ERA EU,

    BURRICE FOI ACREDITAR QUE A UNIÃO PAGARIA A DIFERENÇA, QUE OS GOVERNADORES PAGARIAM TUDO ISSO

    BURRICE FOI ACREDITAR QUE O BRASIL É PAIS DE PRIMEIRO MUNDO PARA PAGAR BEM

    VAMOS CONTINUAR NOSSA LUTA, UNIDOS, SEM SE ACHAREM SUPERIORES - ESTA MALDITA POSTURA DE SE ACHAREM AUTORIDADES É QUE DEU COM OS BURROS N´ÁGUA
    ACORDEM POLÍCIAIS, DEIXEM DE SEREM MILICOS
    SÓ UNIDOS VAMOS MUDAR ESTE BRASIL. SEM REVANCHISMO, SEM POMPAS DE AUTORIDADES QUE NUNCA FORAM, NÃO SÃO E NUNCA SERÃO
    ABRAÇOS A TODOS

    JONAS JOZINO - O BURRO QUE OUSOU DIZER QUE NÃO CONSEGUIRIAM. CONHEÇO ESTA RAÇA MANOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  15. O policial tem que ter sim um salário digno e justo! Mas esses valores de 4 mil e 7 mil é d+! Tenho vários amigos que são médicos e nem isso eles ganham e olhe que o curso de medicina é de 5 anos + 2 anos de residência médica!
    Mas o que mais me deixa revoltado é quando dizem que com o aumento, a segurança pública irá melhorar!
    ISSO NUNCA! Para melhorar a segurança teriam que fazer uma mudaça radical na nossa polícia e no nosso código penal que é uma vergonha!
    Quem + deveria ter um salário digno e justo são os professores, pois quem é que nunca passou por um? Quer ganhar igual a um PM de Brasília? Só é prestar um concurso para lá! O pior salário é o do RJ e todos os dias PMs morrem e nem por isso eles falam em greve! Esses sim deveriam ganhar esses 4 mil!

    ResponderExcluir
  16. jonas eu concordo com voce tem muitos policiais pricipalmente no nordeste em cidades medias em torno de 60 a 100 mil habitantes que os policiais se sentem mais importante do que o presidente dos estados unidos ganham 1300 reais trabalham 10 12 dias por mes risco de morer praticamente nao tem imagine ganhando 4 mil reais eles iam pisar em todo mundo garis vigilantes vendendor motoristas carteiros pesam tambem 4 5 mil vamos ver o que os pm acham disso

    ResponderExcluir
  17. no caso de um policial vim a ganhar 4 ou 5 mil um carteiro um vigilante tem o mesmo direito de ganhar 4 ou 5 mil reais tambem o que voces acham disso soldados

    ResponderExcluir
  18. Acho correto agora essas duas categórias tem de se orgnizar e lutar pelos seus direitos. Qual é o problema?

    ResponderExcluir
  19. outra coisa nao tem condicoes de um soldado ganhar mais do que um tenente do exercito isso e o fim do mundo voce que falou antes de mim nao acha meu caro tenho certesa que um tenente do exercito nao ganhar 4 e 5oo reais e um soldado que ganhar daqui uns dias voces vao querer ganhar mais do que um juiz de direito 24 mil

    ResponderExcluir
  20. eu sou a favor de um soldado ganhar no rio de janeiro em sao paulo e em recife 8 mil reais mais em cidades de 30 mil habitantes ou menos ganhar 600 reais porque essas tres capitais o cara trabalha um bocado mais nos interiores tenha paciencia meu amigo trabalham 1 dia folga tres dias 1500 todos com caros novos todos musculosos enquanto os professores que trabalham todos os dias do mes ganham no maximo 800 reais me diga se isso nao e o fim do mundo

    ResponderExcluir
  21. eu acho o seguinte se o salario da sd for para 4 mil reais muitos sertores federais vao fazer greves no pais todo porque um soldado ganhar mais do que um fucionario federal isso nao existe daqui a pouco voces tao querendo ganhar 15 16 mil igual aos deputados tenha piedade pms

    ResponderExcluir
  22. quando um soldado ganhar 4 mil um general vai ganhar 50 mil

    ResponderExcluir
  23. voces nao acham que tao ganhando muito para quem trabalha 1 dia e folga tres um professor que ensinou a voces ganha 900 reais e trabalha todo dia voces estao vendo isso ou nao e bricadeira

    ResponderExcluir
  24. adeilton meu irmao foi oficial da pm da pb guando ele era tenente ele deu baixa pos fez o concurso da ufpb e passou por isso eu tenho um carinho pela pm mais tem muitas coisas erradas na pm ontem apreenderam uma traxx do meu sobrinho alegando que de menor nao pode pilotar e que o cano esporte faz muito barrulho e obrigou a retirar o cano agora o soldado e demais patentes podem usar o cano de moto que eles quizer no quartel mesmo guando eu fui lar para buscar a moto eles diseram so sai daqui com o cano original no patio do quartel tava pelo menos umas dez motos com cano esporte entam o que voce me explica disso me responda amigo

    ResponderExcluir
  25. Não sou Adeilton mas se eu fosse vc eu bateria uma fotos e enviaria a imprensa, para que a mesma visse o tratamento diferenciado.

    ResponderExcluir
  26. eu vou fazer o concurso da pm da pb em 2011 ai eu vou poder andar sem capacete usar cano esporte que faz barulho eles podem tudo isso e o fim do mundo guando eles pegarem uma moto traxx de um filho de um promotor ou de um politico ai eles vam ser transferido para o sertao da paraiba nunca mais eles vam abordar moto traxx isso e se izibindo agora eu to falando isso nao e porque eu tenho raiva da policia nao pelo contrario eu vou fazer o proximo concurso mais eu estou falando das injusticias

    ResponderExcluir
  27. Eu acho interessante esses milicos do EB entre outros, quererem se comparar a policia militar, militar não tem função social, não atendem em nada em prol a sociedade. Não arriscam a vida própria e dos seus. Brincam de guerra e punição nos quarteis visualizando uma guerra ivisível, mentalidades arcaicas e sul-realistas. Falo e conheço muito bem, 5 anos de fuzileiro naval(elite da infantaria kkkkkk) 5 anos de inutilidade pública. A policia militar esta com os dias contados para a desmilitarização. Logo, logo não haverá mais nenhum vinculo com o EB, nós temos associaçõs, ganhamos hora extra e temos ampla defesa. Somos herois diários, sem nós não há paz nas ruas, sem nós não há vida, sem nós tudo para! Parabéns aos guerreiros urbanos, que arriscam sua vida, familia e liberdade pessoal em troca da segurança pública, e ainda querem nos comparar com trabalhadores normais? Se querem qualidade na segurança, terão que dá qualidade de vida poís infelizmente tudo conspira contra o policial, mídia, população, justiça e a própria corporação e mesmo assim temos que ser e somos herois. Então não me venham falar asneiras. Não comparem jôio com trigo! Vão brincar de punições e guerras ridículas e deixem-nos fazer nosso trabalho com um salário digno a nossa primordial função!

    ResponderExcluir
  28. ja disse que sou a favor de um salario de 4 mil reais para um soldado desde que um professor ganhe 6 mil um carteiro 5 mil e outras categorias ate 2 grau compreto as injusticas da pm e muito grande eles so abordam pobres nas brites e manzuar eu mesmo sou desenpregado mais tava em uma mitsubich l200 2006 do meu pai passei na britiz eles me chamaram logo de doutor ja pensou se eu tivesse em uma brasilia ou num corsel eles iam me chamar documento do carro seu coveiro seu gari infeslimente nessa terra so vale alguma coisa quem tem dinheiro

    ResponderExcluir
  29. Sou policial e reconheço o merito dos garis, professores,médicos todos eles tem um papel importante na sociedade, apenas estamos procurando nossa melhora, só quem está na pele do policial sabe o que passamos, ficar noites em claro pra tirar bandidos de circulação, ser recebido a tiros, resolver brigas, ser ameaçado, e ao largar seguir pra sua residência geralmente em comunidades pobres dominadas pelo crime, realmente 1500 reais é muito dinheiro. A sociedade devia ter a consciência todos cidadãos de bem só tem a ganhar com nossa melhoria, pois vai ser um avanço nunca visto na área da segurança pública.

    ResponderExcluir
  30. voce policial que falou antes entao os professores nao correm risco de vida tambem alunos drogados ameacando eles pelo menos voces tem armas para meter bala neles e os professores nao volto a falar em capitais sao paulo rio recife um soldado merecia ganhar 8 mil reais agora no interior da paraiba na minha cidade merecia ganhar 7oo reais e ja erra muito outra voces dissem os pms ganham pouco mais me mostre um pm para nao ter um carro novo

    ResponderExcluir

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.