Informação policial e Bombeiro Militar

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CBMPE: Soldado Edson Mendes mais uma vez é elogiado pela sua grande atuação no CIODS, salvando vidas! Parabéns Grande Guerreiro.

Bebê engasga com remédio e é salvo pelos bombeiros por telefone, em PE Desesperada com filho roxo, mãe ligou para os bombeiros para pedir ajuda. Por telefone, um soldado ensinou a fazer primeiros os socorros necessários.

08/10/2015 12h52 - Atualizado em 08/10/2015 14h19

Do G1 PE

Erivânia diz que Sharley nasceu de novo após ligação


(Foto: Reprodução / WhatsApp)

Uma ligação para os bombeiros salvou a vida de um bebê em Olinda, na madrugada desta quinta-feira (8). O pequeno Sharley Souza engasgou após tomar um remédio e perdeu a respiração. Desesperada, a mãe ficou sem saber o que fazer, até lembrar que podia pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Ligou para a corporação e, por telefone, aprendeu a executar os primeiros socorros necessários para salvar o filho, de sete meses.
“Ele tomou o remédio e dormiu. Mas, quando estava dormindo, começou a suar e a se mexer. Parecia que estava engasgado, querendo vomitar. Passei a mão no peito dele, mas nada. Aí ele começou a ficar mole, gelado e a mudar de cor. Ficou todo branco, com os lábios roxos. Fiquei desesperada. Senti que estava perdendo meu filho. Liguei para meu marido e ele disse para eu telefonar para o 193”, lembra a mãe Erivânia Alves de Souza, de 31 anos, explicando que o marido é vigilante e estava trabalhando.
No mesmo momento, Erivânia ligou para os bombeiros. “Logo me passaram para o soldado Edson. Ele me acalmou, perguntou como meu filho estava e começou a me dar os procedimentos”, conta. Como é orientado nesses casos, o bombeiro pediu que a mãe conferisse se o filho estava engasgado, virasse ele de cabeça para baixo e desse leve tapas nas costas dele. Erivânia seguiu todas as instruções cuidadosamente e disse que logo o filho recuperou a respiração. Não foram nem dois minutos de ligação. “Ele reagiu rapidamente. Desengasgou, começou a se mexer e foi recuperando a cor”, diz, aliviada.

O soldado Edson Mendes atendeu Erivânia no Ciods


(Foto: Divulgação / Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros ainda perguntou se a família gostaria que uma viatura fosse ao local para conferir o estado de saúde do bebê, mas Erivânia disse que não era preciso, pois o mais importante já havia sido feito por 

“Só pude agradecer. O soldado Edsofoium anjo que salvou a vida do meu filho, por telefone, e ainda conseguiu me acalmar. Meu filho estava morrendo e, se não fosse ele, eu não saberia realizar o procedimento correto. Se fosse para o médico, também não chegaria a tempo. O Corpo de Bombeiros foi, de fato, um salva-vidas”, agradece, confessando que ainda não saiu de junto do bebê."Eles disseram que, depois que ele se recuperasse totalmente, poderia voltar a dormir. Mas eu não consegui mais, fiquei só observando", diz.
Segundo a corporação, o bombeiro Edson Mendes foi o responsável pelo salvamento. Ele estava de plantão no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) quando atendeu a ligação de Erivânia, por volta das 3h30. Por telefone, percebeu que Sharley estava sufocado e ensinou a mãe desobstruir suas vias respiratórias. Os bombeiros lembram que, em casos como esses, é importante realizar os primeiros-socorros imediatamente, pois, a cada minuto sem oxigenação cerebral, a pessoa perde 10% da chance de sobrevivência. Por isso, as orientações são dadas por telefone, até que uma viatura chegue ao local. Os bombeiros atendem pelo 193.
De tanto acompanhar casos com o do bebê Sharley, o Major major Edson Marconni, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, criou um aplicativo para celular que reúne os primeiros socorros básicos que podem garantir o salvamento de crianças e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.