JÁ ANTES DAS PROMOÇÕES DE 11 JUN, EXISTIA UMA CRISE INTERNA E ESTE OFICIAL JÁ HAVIA CANTADO A PEDRA FUNDAMENTAL, ( PROMOÇÕES NA PMPE), QUANDO NO ANO PASSADO ENCAMINHEI AO GOVERNADOR E AO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL, UMA CARTA, PEDINDO PARA QUE FOSSE FEITO UM ESTUDO COM A FINALIDADE DE VIABILIZAR AS PROMOÇÕES NA PMPE E AS DATAS DAS MESMAS, (TANTO DE OFICIAIS, QUANTO DE PRAÇA), ALGUNS CORONÉIS ME INTERPELARAM A RESPEITO DO ASSUNTO, PEDIRAM PARA FICAR QUIETO. E EU ENTENDO QUE NÓS PODERIAMOS TER UMA POSTURA DIFERENTE E TOMADO A DIREÇÃO E NÃO TER DEIXADO PESSOAS QUE NÃO ENTENDEM AGIREM EM NOME DE GRUPOS DENTRO DA PMPE E HAVER CRIADO ALGO QUE FOI DESAGREGADOR. ( PARA BOM ENTENDEDOR, É O BASTANTE), SÓ QUE DEVEMOS OBSERVAR O SEGUINTE
1º- SE OS CAPITÃES DO QOA, FORAM PROMOVIDOS A MAJOR SEM TER O CURSO (CAO), SIMPLESMENTE COM O DISCURSO DE QUE FORAM ABERTO AS VAGAS, ENTÃO CABE AOS CABOS, TAMBÉM SEREM PROMOVIDOS AO POSTO DE SARGENTO, SEM FAZER O CURSO (CFS) POIS EXISTEM MAIS DE 1 MIL CLAROS, DE SOLDADO PARA CABO E DAI POR DIANTE.
2º- ESTAMOS ADIANDO POR DEMAIS UM DEBATE AMPLO DENTRO DA CORPORAÇÃO, COM RESPEITO A CARREIRA DOS PRAÇAS E DOS OFICIAIS, BEM COMO SALÁRIO, SUBSIDIOS, OU COMO QUEIRAM CHAMAR.( HA NÃO SER QUE JÁ ESTÃO FAZENDO AS ESCONDIDO, SEM DEBATE, SEM OUVIR OS COMPANHEIROS, E ISSO SERIA MUITO RUIM), A INSATISFAÇÃO ESTÁ GERAL, É SÓ COBRANÇA DE RESULTADOS E NADA MAIS COMO RECOMPESSA. ISSO É MUITO RUIM
3º - OS PRAÇAS E OS OFICIAIS NÃO SÃO INIMIGOS, NEM ADVERSSÁRIOS E NEM PRECISAM SE TRATAR COMO TAL, UM PRECISA DO OUTRO, E FUNDAMENTAL A HIERARQUIA E A DISCIPLINA, MAS É PRIMORDIAL QUE HAJA RESPEITO, JUSTIÇA, CORDIALIDADE, URBANIDADE E ISSO FALTA AOS DOSIS LADOS.
4º - QUANDO UM SOLDADO É PROMOVIDO A CABO, OU UM CABO A SARGENTO, OU UM OFICIAL ALCANÇA UM POSTO A MAIS A SATISFAÇÃO É OUTRA, GANHA A PMPE, O ESTADO A FAMILIA E A SOCIEDADE. NOTADAMENTE HÁ UMA MUDANÇA DE ATITUDE, DE POSTURA, E ISSO PRA MELHOR. A AUTO-ESTIMA FICA MAIS ELEVADA E COM ISSO HA UM RENDIMENTO MELHOR. A FAMILIA SE ORGULHA E O MILICIANO COM UM BRIL ELEVADO TRABALHA MELHOR.
5º - PORQUE NÃO ABRIR AS MIL VAGAS PRA SARGENTOS, FAZER CONCURSO INTERNO E ANTIGUIDADE E OS CURSOS NÃO SÃO FEITOS NA´PRÁTICA NA RUA, NOS QUARTEIS NOS DPMs, AFINAL A MELHOR ESCOLA É A ATUAÇÃO DO POLICIAL NAS OCORRENCIAS, NO SERVIÇO DIÁRIO. O ALUNO A CABO APRENDIA COM OS ALUNOS A SARGENTOS, QUE POR SUA VEZ ERAM ENSINADOS PELOS OFICIAIS DE CADA UNIDADE.
6º- PORQUE NÃO PREENCHER OS CLAROS QUE TEMOS PARA SOLDADO, COM RESERVISTAS DAS FORÇA ARMADAS, PODENDO PERMANECER POR UM PERIODO DE ATÉ 05 ANOS, NÃO SERIA EFETIVO E JÁ CHEGAVAM COM ALGUM CONHECIMENTO.
PRECISAMOS DE IDÉIAS, POR MAIS ABSURDAS QUE SEJAM, PARA SEREM ESTUDADAS, VIABILIZADAS OU NÃO.
PRECISAMSOS URGENTEMENTE REPENSARMOS A PMPE, DAR UM PASSO NA FRENTE 2014 SE APROXIMA, QUEM COMANDARÁ E QUEM EXECUTARÁ OS SERVIÇOS NAQUELE ANO. TUDO DEPENDE DE NÓS.
Fonte: Blog Foco em Segurança http://focoemseguranca.blogspot.com/2010/07/email-de-leitor-para-reflexao-de-todos.html
Observação do Blog do Adeilton9599: Quanto a promoção sem curso isso é possível o STJ - Superior Tribunal de Justiça já decidiu que se o Estado não faz o curso o Militar não pode ser prejudicado por isso, logo o Militar tem de ser promovido independentemente de ter o curso ou não,. O Governo pode enganar os Militares a Justiça não. Quanto a alegação de Capitão QOA não poder ser promovido Major porque não tem o CAO isso é balela, ou segundo sargento não poder ser promovido a primeito porque não tem o CAS, ou não poder fazer o CFOA, porque não tinha o CAS, ou o Soldado e o Cabo não poder ser promovido a Sargento sem curso isso é conversa pra boi dormir, pois, o STJ já decidiu pode sim ser promovido sem o curso a administração não fez o curso porque não quis logo o militar não pode ser prejudicado por inercia da Administração (Governo), veja a DECISÃO DO STJ
Esse Adeilton é foda bicho! Ele vai buscar no fundo do baú. Quero ver o que eles vão dizer agora que não pode promover sem curso.
ResponderExcluirNo 1º-ponto abordado entendo que o CAO é um curso de aperfeiçoamento e o CFS é um curso de formação, não há coerência nessa comparação.
ResponderExcluirNo 6º-ponto abordado entendo que a atividade policial militar é muito maior do que pôr simples reservistas, com conhecimento apenas de ordem unida, para exercerem o papel de polícia, seria um retrocesso, estaríamos formando milicianos que logo depois que saíssem da corporação se voltariam contra a própria polícia. O governo tem é que convocar quem foi aprovado nos concursos anteriores e fazer mais concurso para preencher seus claros os claros.
A minha idéia do que deveria ser feito é que as promoções que não dependem de curso para tal, Ex.: de 3º Sgt para 2º Sgt; de 1º sgt para Subten; de 2º Ten para 1º Ten; de 1º Ten para Cap. e de Maj para Ten. Cel.., ocorressem sempre que o militar completasse o intertísio mínimo quando houvesse claro, e quando completasse todo o intertísio no caso de não haver claros, independentemente de “datas de promoção”. E ainda que os Subtens tivessem 50% das vagas garantidas para o CAO, assim como os Cb´para o CFS e os Soldados para o CFC.