Informação policial e Bombeiro Militar

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Parabéns aos Bombeiros Militares a instiuição de maior confiança da população Brasileira. As policias ficaram de 17º lugar.


Nova pesquisa do IBOPE Inteligência mostra a credibilidade das instituições brasileiras

Índice de Confiança Social permitirá monitoramento da confiança dos brasileiros em instituições e também em grupos sociais

Qual é o impacto que uma eleição tem nos ânimos do brasileiro? O que uma nova denúncia no cenário político causa na imagem das instituições do país? Movimentos na economia influenciam o modo como os brasileiros vêem as instituições ou mesmo pessoas de seu convívio social? Essas são algumas perguntas que o IBOPE Inteligência pretende responder por meio do Índice de Confiança Social.

Realizada pela primeira vez em 2009, essa pesquisa pretende acompanhar, como um termômetro, as possíveis oscilações na relação da população com as instituições do país e também com as pessoas de seu convívio social. A partir dos dois indicadores é constituído um único índice de confiança social.

“Desde 1989, temos uma série histórica de credibilidade das instituições onde é possível ver o comportamento da população brasileira em relação a elas” explica a diretora executiva de atendimento e planejamento do IBOPE Inteligência, Márcia Cavallari. Com esta nova versão, que também medirá indicadores de confiança nas relações interpessoais, será possível avaliar os impactos de novos acontecimentos na sociedade para o cidadão.

Realizada apenas no Brasil em 2009, a pesquisa deverá ser expandida para os países da América Latina onde o IBOPE Inteligência possui escritórios já em 2010. Neste ano, a pesquisa revelou que a confiança da população brasileira em suas instituições é de 60 pontos, numa escala de zero a cem. Quando observados separadamente, os índices da confiança interpessoal e nas instituições, a pontuação vai para 69 e 58, respectivamente.

De acordo com o estudo, partidos políticos têm o pior índice (31), seguidos por Congresso Nacional (35) e sindicatos (46), enquanto sistema eleitoral (49), Governo Federal (53) e Presidente da República (66) obtiveram pontuações melhores. Corpo de Bombeiros, com 88 pontos, e igrejas, com 76 pontos, foram os mais bem avaliados entre as instituições.




Márcia Cavallari ressalta que resultados precisam ser interpretados dentro da conjuntura política e econômica do momento em que a pesquisa for realizada. “Constatamos que a confiança é resultado de uma relação de conformidade que se estabelece entre o comportamento ideal e o real de uma instituição, por isso fatos do dia-a-dia podem interferir na credibilidade das instituições”, explica. Há, entretanto, instituições que nunca foram postas à prova, como as Forças Armadas (71), a terceira colocada entre as instituições junto com meios de comunicação. “Elas transmitem segurança apesar de nunca terem sido testadas em momentos de conflitos. Quando acionadas, a população brasileira terá uma expectativa alta em relação ao seu papel”. Já os bombeiros são colocados à prova diariamente, o que significa que o índice de confiança atribuído a eles é ainda mais significativo.

Metodologia

O índice é elaborado a partir de informações obtidas em uma pesquisa nacional com 2.002 entrevistas. Em 2009 houve uma única medição, mas a partir de 2010 ela ser&aacu te; realizada duas vezes ao ano.

A composição do índice é feita em uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança. Todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de entrevistados, resultando no índice geral.

FONTE: IBOPE.

http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=home_materia&db=caldb&docid=A518AE36007849548325767A004C951B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.