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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

É um bilhão viu! Não é brincadeira não, é um bilhão de lucro em Pernambuco.


Carnaval injeta R$ 1 bilhão no turismo de PernambucoNúmero é 30% maior do que o registrado em 2012
Cifras

Turista tira foto do Galo da Madrugada 2013. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Turista tira foto do Galo da Madrugada 2013. Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

 






















R$ 1 bilhão. Esse é o valor que foi injetado na economia pernambucana durante o carnaval 2013. A marca histórica é 30% maior do que a do ano anterior, quando foram somados R$ 773 milhões após a festa de Momo, contando também com o Festival de Jazz de Garanhuns, que acontece no mesmo período.

"Esses números ratificam que o Carnaval, mais do que uma festa, é um grande negócio que gera emprego e renda para os pernambucanos", comemora o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. Os dados são resultados da pesquisa da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizada entre os dias 8 e 17 de fevereiro, entrevistando mais de 204 mil foliões.

Visitas
Em relação ao fluxo de visitantes, que engloba o número de turistas e excursionistas (visitantes que não pernoitam nem residem no entorno do local visitado), também houve crescimento: mais de 1.200.000 pessoas estiveram em Pernambuco, o que representa um aumento de 7% comparado a 2012, quando foram registrados 1.140.000 visitantes.

Hospedagem
Nos hotéis, a ocupação ficou em torno de 84%. O destaque foi para a Região Metropolitana do Recife - RMR (91%) e para os municípios de Bezerros, Tamandaré, Surubim e Vitória de Santo Antão que tiveram 100% de ocupação.

Dinheiro

R$ 169,96 foi o valor médio individual gasto pelo visitante, também considerado 9% a mais do que no ano passado, quando foi de R$ 155,79.

Origem

Cerca de 90% dos turistas eram brasileiros e 10% estrangeiros. Os estados do Nordeste corresponderam a 48% dos turistas para o Pernambuco, principalmente a Bahia (9,99%) e o Ceará (9,31%). Individualmente, o maior emissor foi São Paulo (18%). No mercado internacional, os principais emissores foram Alemanha (12,79%), Argentina (9,88%), Portugal (9,88%), França (9,30%) e Inglaterra (8,72%).

Aprovação
O carnaval de Pernambuco foi aprovado por 95% dos entrevistados, que avaliaram os atrativos, os equipamentos, os serviços e a infraestrutura turística. Prova disso é que 96% deles afirmaram que recomendariam o carnaval para outras pessoas.

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