Informação policial e Bombeiro Militar

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pernambuco: comissão de Justiça propõe medida para ampliar segurança nas agências bancárias


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

A Assembleia Legislativa vai promover uma articulação com os municípios pernambucanos no sentido de criar instrumentos que garantam maior segurança nos bancos e demais instituições financeiras. A cidade do Recife é a única do estado a possuir legislação específica sobre o assunto e o objetivo dos parlamentares é levar a iniciativa para outras regiões. A proposta foi apresentada na manhã desta terça (24 de abril), durante audiência pública da Comissão de Justiça.

Desde o início do ano, já foram registrados 15 assaltos a banco em Pernambuco. Os dados são do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). Segundo o gestor da unidade, delegado Antônio Barros, a Polícia Civil deteve quatro grupos que atuavam no Estado, fato que vem contribuindo com a redução do número de roubos.

De acordo com Barros, a maioria das instituições financeiras não possui equipamentos básicos de segurança, como determina a lei municipal do Recife, sancionada em outubro de 2010. O diretor do Depatri citou algumas das medidas que poderiam ser tomadas para inibir a ação dos criminosos.

O presidente da Federação dos Bancários de Pernambuco, Gustavo Walfrido, ressaltou que os oito maiores bancos do Brasil tiveram um lucro de quase 50 bilhões de reais em 2011, mas pouco se preocuparam em investir na segurança das agências. Ele comentou que o grande número de assaltos tem levado muitos funcionários a pedir demissão, sobretudo em virtude do surgimento de problemas psíquicos.

O deputado Daniel Coelho (PSDB), que sugeriu a realização da audiência na Comissão de Justiça, defendeu punições mais severas para os bancos que não cumprirem as determinações de segurança. O presidente do colegiado, Raimundo Pimentel (PSB) anunciou que a proximidade que já existe entre parlamentares e prefeitos do Interior pode facilitar o debate a respeito da criação de leis municipais de combate aos assaltos a banco.

Da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor desse Blog não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.