O Secretário de Segurança Pública do Ceará , Servilho Paiva, anunciou nesta segunda-feira (30) que vai integrar as polícias civil e militar para atuar no chamado 'Cinturão Vermelho', áreas compostas por bairros de Fortaleza e dos municípios de Caucaia , Eusébio e Itaitinga , que apresentam grande índice de homicídios.
Somente em 2013, foram registrados 2.680 homicídios no Estado. "Em primeiro lugar, a gente vai dividir as áreas de maneira que tenha um responsável da Policia Militar e da Polícia Civil, que serão cobrados para que façam uma redução específica nesse tipo de crime, o homicídio. É preciso restabelecer uma ordem naqueles lugares mais conflituosos", afirma.
Em 23 de setembro, o secretário admitiu que Fortaleza é uma cidade insegura.  "Obviamente, pelos dados estatísticos, [Fortaleza] não é uma das [cidades] mas seguras do País, porém não é das mais inseguras. Precisa melhorar, indiscutivelmente". Segundo o secretário, para que haja uma diminuição nos índices de violência da capital, é preciso mudar a forma de trabalho das polícias. "A reforma deve ser em todos os sentidos. É preciso mudar as características de todo o policiamento para que ele se torne mais proativo", afirmou.
Servilho Paiva também avaliou ser necessário ter um foco nas ações prioritárias. "Não basta atacar somente a gestão, é necessário eleger as áreas mais violentas e intensificar o trabalho conjunto das polícias com suporte da inteligência. Sobre as áreas dominadas por grupos e facções, o secretário diz ser necessário mais prisões de suspeitos.